Casa Velha

Casa Velha Machado de Assis

Resenhas - Casa Velha

kkphobia 30/05/2024

Uma montanha russa
Não sei quem me deu esse aval, mas eu sempre me senti no direito de subjugar Machado de Assis por ser 1 antigo e 2 considerado realista, quando eu não gosto de realismo, e meu deus como eu estava errada. (aviso: eu não li o resumo do livro antes de começar, porque queria surpresa mesmo) O começo do livro parecia tão monótono quanto o cenário que se constrói, mas uma curiosidade é plantada cedo o suficiente para que o leitor não pare de ler. O desenrolar da história é muito bom, obviamente muito bem escrito e causa mil e uma reações em quem lê, eu mesma dei pelo menos 10 suspiros. Amei o livro. Amei a história, amei a premissa e o que foi entregue. Que orgulho de ser fruto de uma cultura literária tão bela quanto essa! Espero que se torne tão popular na gringa como as outras obras de Machado de Assis, pois merece.

jenny.longarzo 25/05/2024

Esse livro é simplesmente maravilhoso e injustiçado. Sei que ele não é uma obra muito discutida, mas sinceramente, ela é extremamente cativante. Vale muito a pena ler, principalmente considerando a forma que o Machado de Assis engloba a história do Brasil diretamente e indiretamente (a partir de metáforas e datas simbólicas) com um tom crítico.

amanda 23/05/2024

Leitura tardia porém existente
Esse foi (chocantemente) meu primeiro livro do machadinho e acho que é um ótimo introdutório pra literatura dele, matou meu medo de uma linguagem completamente rebuscada e trouxe elementos (que eu nao tava esperando) que sao comuns na maioria dos livros do divo. to muito ansiosa p virar fa dele

ceci 21/05/2024

!!
?...disse-lhe que era preciso ter paciência, que os desgostos eram a parte principal da vida; os prazeres eram a exceção..."

Clara 20/05/2024

É a obra do Machado que eu menos gostei
Foi uma leitura totalmente arrastada
Só consegui terminar pois tinha a pressão de cair no vestibular

Joaquim 17/05/2024

Lido entre uma noite e uma madrugada de tão curtinho.

Foi interessante ler os fatos narrados por um padre, mas definitivamente este não é o meu conto favorito de Machado. Na realidade creio que já no início da leitura tu já perceba qual será o final e isso foi algo que nunca me ocorreu ao ler textos machadianos.

Leitura pra quem precisa cumprir meta estabelecida no início do ano.

Pandora 15/05/2024

Esta novela de Machado de Assis foi publicada em folhetim entre 1885 e 1886; em 1944 foi redescoberta pela pesquisadora Lúcia Miguel Pereira, que reuniu as partes para publicação em livro. Segundo José Almeida Jr., no prefácio desta edição, Lúcia “teve um papel fundamental na construção de Machado de Assis como o maior escritor brasileiro. Em 1936, a pesquisadora publicou “Machado de Assis: estudo crítico e biográfico”, com informações e dados que contribuíram para conhecer melhor a vida e obra do escritor”.

Aqui temos uma história que se passou no Brasil Regência e é contada por um padre que queria escrever um livro sobre o Primeiro Reinado e, para isso, frequentou durante um tempo a Casa Velha, residência de uma abastada viúva. Ele acabou se envolvendo nas questões familiares e no romance entre dois jovens: Félix, o filho da viúva, e Lalau, uma agregada da casa.

Machado não publicou Casa Velha no formato de livro e me pergunto por quê; se ele não gostava da obra tanto assim, se ela lhe trazia lembranças não muito boas ou o quê? Porque assim como a personagem Lalau, a agregada da Casa Velha que era administrada por d. Antônia, viúva de um ministro de D. Pedro I, Machado de Assis viveu como agregado na Chácara do Livramento, cuja proprietária era Maria José Mendonça, viúva de Bento Barroso Pereira, que foi senador e ministro no reinado de Dom Pedro I. Sabe aquela pessoa que é como se fosse da família? Então, mas não é.

No livro Joias de Família, Zulmira Ribeiro Tavares, ao retratar uma relação muito mais atual entre uma mulher rica e outra que trabalhou para ela praticamente a vida toda, escreve: “Em algumas circunstâncias isso quer dizer exatamente o que enuncia: que Maria Preta é como se fosse da família. Em outras, que Maria Preta não é como se fosse da família, uma vez que não é da família, é apenas “como se fosse””.

Eu gosto muito de Machado e considero sua escrita impecável; de uma forma engenhosa ele vai colocando nas falas dos personagens, bem como em algumas atitudes, evidências de um embate político e social; o período é turbulento, mas dentro da Casa Velha a matriarca preza pelo tradicionalismo e luta pela manutenção do poder.

O que não me entusiasmou muito aqui foi o romance entre os jovens; Félix é um frouxo; Lalau muito digna. E o padreco é dúbio, um tanto sem graça, não convence a gente daquele amor inconveniente.

Eu apreciei a leitura, mas não me empolgou.

Isabella.Arrais 13/05/2024

Casa velha de Machado de Assis
Gostei bastante!
O livro conta a história de um padre com aspirações a escrita política, ele vai a casa de D. Antônia por intermédio de outro padre analisar os livros que seu finado marido deixou, tudo está preservado na biblioteca, lá ele conhece Félix e Lalau e se envolve completamente na história e vida desses personagens.
Aqui Machado foi interessantíssimo, fala sobre classes sociais, políticas, intrigas e como quem está no topo não permite quem está abaixo suba.
Machado é sempre incrível, não é a toa que o melhor.

pretty_he4rt 09/05/2024

Perfeito
Comprei "Casa Velha" por um acaso, e não esperava surpreender-me tanto. Gosto da narrativa que transita entre romantismo e realismo, além da escrita maravilhosa, como todas as obras machadianas.
A Lalau e sua complexidade me encantaram; não existe vilão completo, e no fim as coisas são como são na vida real.
Lembrou-me "Helena". Recomendo infinitamente. ?

Livia 26/04/2024

Li a pedido de um professor e foi meu primeiro machado de Assis.
Senti algumas dificuldades com a leitura mas depois de um tempo fluiu melhor

Carolina.Bugia 24/04/2024

Leitura obrigatória da escola
O que falar sobre o livro perdido machadiano?
Não foi minha leitura favorita, a linguagem é meio complicadinha, mas a história em si até que é legal

Marcos Toledo 19/04/2024

Li rapidinho de tão bom.

Li com texto de ajuda para ajudar a entender melhor e foi ótimo.

É um livro repleto de símbolos, e vi muito como um ensaio para Dom Casmurro também.

Gostei do desenvolvimento das personagens, gostei da história e da escrita.

O padre é um personagem muito bem feito, muito complexo.

edifícioesplendor 17/04/2024

Haters dirão que demorei 2 meses, mas foi só 1 mês e 29 dias
O livro é curtinho e muito bom, uma transição entre romantismo e realismo, recomendo demais. É bem possível ler em uns 4 ou 5 dias, não façam como eu que quando cheguei no final da história já tinha esquecido o começo.

bruna 10/04/2024

E basta.
?Assim vai a vida humana: um nada basta para complicar tudo?

?Conquanto fosse muito mais baixa que eu, dera um jeito tão superior na cabeça que parecia olhar de cima.?

?mas nem a alma de um homem é tão estreita que não caibam coisas contrárias?

?e nada está perdido enquanto o coração espera alguma coisa?

vou ter que reler num futuro próximo :)