Memórias da Plantação

Memórias da Plantação Grada Kilomba

Resenhas -

RenataTunes 12/05/2024

"Memórias da Plantação", de Grada Kilomba, é uma obra provocante e essencial que examina as complexidades da identidade negra e as persistentes cicatrizes deixadas pelo colonialismo. Kilomba emprega uma escrita incisiva e rica em poesia para tecer memórias pessoais e coletivas, aliando teoria psicanalítica e crítica pós-colonial em uma análise perspicaz das raízes profundas do racismo e da opressão. O livro propõe uma revisão das narrativas eurocêntricas, apresentando uma perspectiva que é simultaneamente acadêmica e emocionalmente envolvente, e que visa desmantelar as estruturas de poder e dominação que persistem na contemporaneidade.

Composto por ensaios que tratam de violência, trauma, silêncio e resistência, o texto de Kilomba é um manifesto de resistência e expressão, promovendo um diálogo intenso com seus leitores. "Memórias da Plantação" se configura como uma leitura fundamental para aqueles que buscam entender o impacto prolongado do colonialismo e do racismo estrutural, além de ser crucial para quem procura caminhos para a justiça e reparação histórica. A profundidade analítica de Kilomba, combinada com sua habilidade de suscitar emoção e empatia, estabelece este livro como uma referência contemporânea indispensável na literatura antirracista.

Paulinha 29/02/2024

Que soco
É um livro tão denso, tão profundo, tão difícil de ler ... porém tão tão importante
Acredito que seria bom todos lerem, para ter um mínimo de noção do sofrimento imposto no dia a dia
Sem mais delongas, leiam

Gabriel 27/02/2024

O trauma causado pelo racismo
Memórias da plantação, de Grada Kilomba, é um livro essencial que convida o leitor a pensar sobre as formas mais sutis através das quais o racismo se manisfesta, ou seja, no cotidiano, através de coisas que, a princípio, podem não significar nada, mas são marcas de opressão num espaço de agressão autorizada naquilo que a sutura identifica como "triangulação do racismo".

Fla 13/10/2023

Sem palavras
Nossa, que livro denso mas maravilhoso!
Nesse livro a Grada trás conceitos e coisas que acredito que todos os negros se identificarão pelo menos com uma. Uma leitura que acredito ser essencial para todos os negros e boa para todos os brancos, pois assim poderão saber da dor dos negros.
Aprendi muita coisa, senti muita coisa com essa leitura e acredito que precisarei ler outras vezes para me aprofundar mais e ler outros livros do gênero.
Só tenho uma coisa a dizer: leiam, não vão se arrepender e criarão uma grande bagagem.