A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

NINAZEN1K 15/03/2024

Eu queria ser uma mulher, uma mulher amada
‘Preciso saber quem realmente sou, que pessoa posso me tornar, me ajude.’

Minha nota é singela, mas não diria baixa. O que me faltou foi identificação com a protagonista, o que me facilitaria a compreensão. Nem por isso digo que não vejo um tanto dela em mim, e muito menos digo que não gostei da história, e sequer poderia inferir que este foi um primeiro contato decepcionante - ante foi exatamente o que eu pensava, e anseio por mais.

A trama tem seu estilo novelesco, suas reviravoltas tão pessoais e um amor aterrador. A traição é o ponto de virada, que revela o mundo a Gianni conforme clareia a cidade em cada parte. Mas e quem ela é? Não se perguntam isso todas as moças? A vida mentirosa dos adultos é uma história dessas muitas mulheres, de fortes opiniões, em busca de espaço, que precisam enfrentar a validação em cada ato.

Elena trabalha bem as questões que levam Giovanna a ser quem é, a fazer o que faz. Quando se submete a degradação por necessitar ser amada, quando projeta em Roberto a superioridade intelectual, e vê nele as mesmas falas do pai, uma figura que substitui a falta de amor de sua família. Ela precisa de alguém que dite suas decisões?

Gosto da relação dos elementos soltos que compõem a obra, como quando ela lê o Evangelho e sente o “abandono do Filho”;

geovana 13/03/2024

Crescer nunca é fácil e agradável.
?O que se passava, afinal, no mundo dos adultos, na cabeça de pessoas extremamente racionais, em seus corpos carregados de saber? O que os reduzia a animais dentre os menos confiáveis, piores do que os répteis??

Já não é verdade a muito tempo que os adultos sabem o que estão fazendo em todas as atitudes que tomam e muito menos o que é melhor pra todo mundo o tempo todo.
Os pensamentos da personagem principal são muito bons, Giovanna vê as coisas de uma forma que eu imagino muitas adolescentes vendo enquanto cresciam em famílias parecidas ou com alguns dos mesmos dilemas dela.
Achei importante a atenção que a autora deu para as coisas que são ditas pra personagem e marcam ela profundamente porque é assim que acontece, acredito que principalmente com as meninas... Com certeza quero ler mais coisas da Elena.

Camila.Queiroz 13/03/2024

Positivamente surpreendida
Não estava com muitas expectativas, mas amei esse livro. Acho que foi o que mais gostei da Elena, depois da tetralogia, claro. Para mim, ler Elena Ferrante é sempre muito especial, porque ela consegue captar e falar sobre sentimentos e emoções tão comuns, mas que nem sempre são fáceis de serem expressados - e a sensação que dá é que ela está, no meio daquela história, falando sobre algo que você sempre sentiu, mas não sabia explicar.

"Tudo parece estar em ordem, bom dia, até logo, fique à vontade, o que gostaria de beber, poderia abaixar um pouco o volume, obrigada, de nada. Mas existe um véu sombrio que pode cair de uma hora para outra. É uma cegueira repentina, você não sabe mais manter a distância, acaba colidindo. Só algumas pessoas ou todas, após certo patamar, ficavam cegas de raiva? E éramos mais verdadeiros quando enxergávamos tudo nitidamente ou quando os sentimentos mais robustos e densos - o ódio, o amor - nos cegavam?"

Gabriel.Juca 11/03/2024

Excelente livro. O início foi bem lento, mas fui pegando o ritmo da leitura. O final deixou um pouco a desejar, mas não desqualifica a obra.

bovinoreads 11/03/2024

Que delícia acompanhar Giovanna nas suas peripécias. Elena Ferrante sabe bem demais. Livro leve &verdadeiro, amei

_clrub 06/03/2024

Um eterno: o que será que acontece depois?
? Personagens: giovanna, andrea, nella, ida, angela, roberto, rosario.

? boas reflexões, meio confuso, pontas soltas (talvez), bem cru, nada fantasioso, real pra caramba.

eduarda 06/03/2024

?- Será que vocês nunca conseguem dizer a verdade??
Mais uma história da Elena Ferrante que me surpreende. Acho absurdo como ela escreve sobre assuntos delicados e pesados de uma forma extremamente fluída. Ao ler o livro, somos apresentados à trajetória de Giovanna ao procurar traços de identidade quando é comparada à uma tia de quem, até então, só ouvira falar mal. Quando a personagem encontra a tia, entra em um novo cenário, com novos personagens e aos poucos, descobre sobre as vidas mentirosas dos adultos que a cercam ao mesmo passo em que ela própria, cresce e se encaminha para a vida adulta.
Os personagens são muito bem construídos, sendo capazes de provocar no leitor afeto, nojo, simpatia, raiva, tédio, ódio e curiosidade. O livro provoca sentimentos desagradáveis em muitos momentos seja pelos comportamentos dos personagens ou pela própria situação.

maiara.back 06/03/2024

A giovanna representa nós mulheres meio chatinhas.
uma protagonista que tem sérios problemas em ficar de boa, gerando uma agonia ler suas escolhas burras e infantis (coisa de adolescente).
todos os homens da história são incrivelmente ridículos e as mulheres sofrem de uma incompreensão eterna e se espelham entre si.

juliabarros 28/02/2024

Julguei um livro pelo título
O título indica uma premissa que eu até entendi aonde se esconde no texto mas, aparentemente, elena ferrante não é pra mim.

achei massante e longo, só queria terminar logo.

jAlia 28/02/2024

Cru e delicadinho
Ah giannina,é de fato impossível parar o crescimento.como é confortante a desenvoltura de protagonistas da elena em ser mulheres nesse mundo,e como é dilacerante discutir traumas,família,sexo,amizade,paixão,ódio,nojo etc num processo de transição feminino.a giovanna encerra o livro totalmente diferente do início e com a mesma virtude:ser quem realmente é.

Maysa 26/02/2024

Marcante
A história se desenrola ao longo da adolescência da protagonista e descreve como ela vai perdendo a inocência, descobrindo a vida adulta, observando as pessoas ao seu redor a partir de novas perspectivas?

Entretanto, o principal do livro não está exatamente nos acontecimentos em si, mas sim nas reflexões e observações geradas a partir de cada momento. Por isso, achei que a narração por vezes tinha um tom grotesco, de certa forma desconcertante. Mas isso faz todo o sentido pelo contexto em que a personagem se desenvolve. Apesar desse desconforto gerado pelas descrições de certas cenas, a escrita da autora consegue ser bem fluida em todo momento.

Na minha opinião, é interessante pois todos nós passamos por esse amadurecimento e perda de inocência durante a transição da vida adolescente para a vida adulta. E é legal ver como as coisas podem acontecer de maneira totalmente diferente de acordo com cada contexto em que estamos inseridos mas, ao mesmo tempo, com percepções muito semelhantes às da personagem.

Foi o primeiro livro que li da Elena e depois quero conhecer mais obras dela. Acima de tudo, achei um livro marcante.

Ah, e descobri que esse livro tem uma série na Netflix com o mesmo nome. Pretendo assistir depois, mas já deixo de aviso para quem não sabe. :)

Priscila 26/02/2024

Bela introdução á Elena Ferrante
Gostei bastante da leitura desse livro e do estilo de Elena Ferrante, que posso descrever como uma mistura de Sylvia Plath e Gabriel Garcia Marques. Li algo sobre ter qualquer coisa de autoral nos textos dela mas não tem nada comprovado, uma vez que a mesma se nega veementemente á discutir a vida pessoal.

E é esse pseudo toque de pessoalidade que confere á trama um tom muito original. Cada acontecimento se desenrola de maneira muito própria da realidade de quem viveu semelhantemente histórias parecidas e tem o know how pra discorrer sobre tal.

Os personagens são todos muito humanos e aí que se encontra a mágica de Ferrante: transformar personagens comuns, ignóbeis, considerados á margem ou o contrário, muito acima da média na expectativa social, em objetos interessantes de observação minuciosa.

Posso dizer que foi uma ótima introdução á obra de Elena e mal posso esperar para o próximo "casos de família".

Rebeca.Azevedo 25/02/2024

Surpreendente!!
Ainda não tinha lido nada da Elena e me deparei com este livro. Pelo título eu não dava nada. Mas, a história me pegou de um jeito. A escrita da autora é muito boa. Sabe escrever demais. É aqueles livros que a gente não sabe como vai ser o final. Amei cada capítulo. E por fim, só me deu vontade de ler os outros livros dela.

awildphoenix 20/02/2024

Sujo e revelador
No fim é tudo uma questão de sexo, de biologia? Homens são deste jeito, mulheres são daquele outro: não há escapatória — nem na torre de marfim dos acadêmicos. O que define a sua sina é, na verdade, o que você tem ou deixa de ter entre as pernas, porque um é mais vantajoso que o outro? Um impõe respeito, o outro é o arauto da servidão, da delicadeza, como se conta por aí há anos? Ser adulto, no fim, é apequenar a visão que você costumava ter dos seus pais, dos seus parentes; todo mundo se revela sujo, sexual, contraditório. Não há um único ser humano livre desse mar de lama, e algumas poucas almas raras, esporadicamente, se atentam a isso e pintam grandes quadros, escrevem grandes obras a respeito do que entreviram.

Mais um livro favoritado!