O quarto de Giovanni

O quarto de Giovanni James Baldwin

Resenhas -

Nilsonln 18/02/2024

O quarto que nos prende ou salva
COM POSSÍVEIS SPOILLERES

"O quarto de Giovanni" foi minha primeira experiência de leitura com o escritor James Baldwin, e estou arrasado!

A história do amor proibido entre David e Giovanni é, ao mesmo tempo, linda e trágica.

O autor conseguiu passar todo o sofrimento, angústia, incertezas e medos sofridos pelos personagens na busca de viver sua sexualidade.

Durante a leitura fiquei apreensivo, emocionado, indignado e querendo imensamente que houvesse um final menos trágico.

Infelizmente, numa época em que viver a sexualidade era considerado perversão e crime, a possibilidade de todos saírem perdendo era imensa.

Se hoje vivemos nossa sexualidade com mais tranquilidade, respeito e de forma livre, devemos lembrar que isso tudo foi conquistado com muita luta e sofrimento no passado.

Amei ler "O quarto de Giovanni"!

A narrativa foi imersiva, polêmica, reflexiva e muito, mas muito emocionante o tempo todo.

Minha avaliação: Curti
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM

Quero ler do autor James Baldwin: "Terra estranha".

zetharibeiro 04/02/2024

Duro e direto ao ponto
David, protagonista do livro, é o primeiro narrador-personagem que li e senti antipatia, mas ao longo da leitura, percebi que essa antipatia era por entender tão bem seus conflitos, que dado momento me vi nele.

baldwin constrói um cenário tão bem descrito para essa história, que você consegue sentir o cheiro, repulsa, angústias e a fumaça dessa Paris de meados dos anos 50. o submundo da boêmia e a vida ?às escondidas? das personagens é tão bem escrito, que o leitor experiência essa história como uma aventura viva.

é exuberante a maneira como desde o princípio da obra, o autor deixa o leitor curioso com determinada situação e ao longo da leitura você se perde vivendo o romance, o fascínio, a libido, o erotismo, o toque pele-a-pele, mas passa a lembrar do singelo detalhe plantado desde o início de que toda a aventura e a combustão entre as personagens não deve terminar bem.

a última parte de ?o quarto de giovanni? é uma das coisas mais lindas que eu li na vida. os detalhes, a confusão mental do protagonista, a sensação de viver uma mentira, a angústia, a dor, a morte.

Eleonardo 16/01/2024

Uma boa história com um final não tão legal.
Não é daquelas histórias LGBTs que a gente espera um final feliz. Na verdade é uma relação bem conturbada e meio caótica até. Mas dá pra entender até pelo período que foi escrita e ambientada.

lcsfagundes_ 19/11/2023

"Giovanni, tenha cuidado. Por favor, tenha cuidado"
Ele me dirigiu um sorriso irônico. "Obrigado. Você deveria ter me dado esse conselho na noite em que a gente se conheceu"

Kylawea 28/08/2023

Um livro escuro
O livro é muito bom, uma história que super te envolve, o autor consegue ser muito intenso em tudo o que esse livro aborda e chega a ser muito interessante a leitura desse livro.

Eu achei uma leitura escura pois os temas que o autor aborda nesse livro são muito forte psicologicamente falando deixando o livro muito triste do início ao final - principalmente no final. É um livro pesado, sobrecarregado, intenso? Vale a pena a leitura!

adriscie 21/10/2022

Sobre o medo de amar e ser amado
O quarto de Giovanni é um livro intenso e mais sombrio do que eu esperava, o que acabou me surpreendendo de uma maneira muito positiva.
Nele acompanhamos a crise do narrador, David, numa Paris boêmia e quando se apaixona por um garçon italiano, Giovanni. Entendi no livro um medo de amar e de ser amado, a preocupação em manter as expectativas de sua heterossexualidade com seu pai e cumprir com as ?obrigações? de um homem, de casar e ter filhos.
E, apesar de a narrativa ser contada do ponto de vista de David, ainda assim consegui entender e me emocionar com os sentimentos de Giovanni, e me enxergava naquele quarto frio e feio, onde a relação dos dois se deteriorava.
É um livro envolvente e muito sincero no que diz respeito à solidão que podemos sentir em nossa vida.
Uma das melhores leituras de 2022.

Margo_livros 26/02/2022

Platônico
O enredo é sobre um assunto, diria, bem atual: homossexualidade e o preconceito. Logicamente, extraindo o excesso de ser crime, por exemplo, nos Estados Unidos, uma realidade quando da escrita.

O autor foi intenso na narrativa dos personagens, em especial, no relacionamento surgido, mas ao meu ver pecou na dramaticidade exagerada no tocante à transformação ocorrida, em um deles, após o rompimento.

Independente do tipo de construção de relacionamentos literários, é uma questão pessoal, não me agrada a vulgarização surgida, pois banaliza toda e qualquer beleza existente.

Leitura difícil, não só pelo drama vivido, mas em especial pela forma em que foi trabalhado o tema central.

Ramon Diego 08/01/2022

Contemporâneo de Hemingway e da geração perdida americana, James Baldwin, autor negro e gay, assume nesse livro, sua crítica ao conservadorismo e ao impulso social de normatização dos corpos e das relações humanas, situando-nos em um enredo que fala sobre amor, coragem e repressão social e, nisso, acerta de maneira fabulosa! Não só nas descrições da atmosfera de uma Paris em ebulição, na década de 30-40, como na complexidade psicológica de seus personagens! Começando bem as leituras de 2022!
Danilo628 08/01/2022minha estante
Adorei esse livro qdo li

Ramon Diego 08/01/2022minha estante
Livraço, né, Dan?

livia_sampaio 15/03/2021

muito subestimado. quer dizer nao mais ne, ja q todos os booktuber br tao falando desse livro. finalmente um livro classico pra botar na estante deles.