A cartomante

A cartomante Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Lorena 10/03/2023

Isso que eu chamo de ir de cem a zero muito rápido
Amo demais a escrita do Machado, então não me parece difícil. Acho bastante fluida.

Remédio pra doido é um doido e meio. Talvez foi o que pensou o Vilela.

Camilo na ansiedade descontrolada foi lá acreditar no que jamais acreditaria só para ter paz de espírito.

Esse conto pode ser tranquilamente um retrato do motivo pelo qual as pessoas creem em alguma coisa.

As crenças são o ópio das pessoas. Usamos para não morrermos no meio do caminho, mas no final das contas não terminou muito bem pro pobre do Camilo e nem pra coitada da Rita.

No entanto, talvez a cartomante não estivesse errada, ela pediu que os envolvidos agissem com cautela, não era de todo mentira né, faltou só interpretação e aprofundamento dos fatos kkkkkk

Mateus.fariadc 07/03/2023

Machado de Assis, como sempre bastante crítico e sagaz, e com uma reviravolta que nos deixa atordoado no final.

ana 05/03/2023

Um dos melhores contos do Machado!!
Um ótimo exemplo do realismo!Envolvente e com um plot twist que você fica ??

??

Arcturo 04/03/2023

Conheci o conto no colégio e me interessei de ler em quadrinhos. Particularmente gostei mas previ o que aconteceria "Tava bom demais pra ser verdade"
Gostei de ver como o medo foi demonstrado, que até o ateu foi na cartomante.

Pedro2725 01/03/2023

A Cartomante
O conto é um belo exemplo para o realismo, que visa escancarar a realidade de forma pessimista. Esse conto de Machado de Assis, trata de adultério,com um enredo baseado em previsões feitas por uma cartomante, que cria expectativas, talvez verdadeira e talvez falsas, sobre o final.
Este é definitivamente um choque.

Diego Piu 27/02/2023

Olha... curto, envolvente e com final bem impactante. É de conhecimento amplo que o autor era cético, botando em xeque o trabalho da cartomante!

Nathalya.Gaspar 27/02/2023

A cartomante
Uma história forte, fiquei chocada, Camilo e Vilela são melhores amigos e Rita é casada com Vilela, porém acaba tendo um caso com Camilo.
A história fala um pouco de como isso aconteceu e a cartomante é usada como uma bússula apontando para os pombinhos onde eles tem q ir.
A história é mt boa, fiquei chocada com o final, mas oq de Machado de Assis q n é bom? Rsrs

duda! 24/02/2023

Tive que ler o conto para a minha aula de literatura e foi a primeira vez que li machado. comecei a ler com receio por ser um conto bem antigo e certamente é uma leitura mais difícil mas fluiu muito bem, com certeza vou ler os outros contos indicados pelo meu professor com uma mente mais aberta
Sira Borges 24/02/2023minha estante
Todos os contos dele são fantásticos! Vc vai gostar!

Ray 23/02/2023

Eu nem sei o que falar
A história é bem curta, o que eu li so tinha 7 páginas, eu sabia que não ea dar coisa boa, mas o final me pegou desprevenida, no começo eu não tava entendendo nada, ai depois quando entendi eu dei uma risada genuína.

Lore 19/02/2023

Eu amo demais a escrita do Machado, então ler ele foi fácil. O enredo do Machado sempre tem uma traição seja conjugal ou de confiança em outros tipos de relacionamento, nesse não foi diferente, amei o final retratou muito bem as farsas e enganações que caímos.

Clara 15/02/2023

Gostei mtooo
Recomendo
Não esperava tanto
No começo não tava entendo mto, mas depois ficou mto bom e o final achei maravilhoso

Thayane Oliveira 14/02/2023

Um belo conto
Que ironia meu pai, que condenou os pobres amantes a ter todas as suas certezas naquela cartomante. É como dizem não importa está certo ou errado, o que importa é falar com convicção ???