A Cartomante

Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Poly38 27/05/2024

O Conto de Machado de Assis
O Conto "A Cartomante" de Machado de Assis é uma narrativa curta, facilmente lida em uma hora, mas com uma história incrível. Assim como todo conto do autor, ela aborda a história de um casal no qual não podem ficar juntos, uma história curta de quatro personagens com um final incrível.

Confesso que não entendi completamente o papel da Cartomante na história, ela tranquilizou o Camilo e a Rita, entretanto sua fala final me deixou um tanto confusa, talvez eu que não interpretei certo.

Por mais simples que seja e me pegou de surpresa com o desfecho, ela é bem real, talvez até mais real do que as outras obras que eu já li até o momento dele.

Recomendo muito, é um excelente conto para se distrair e ler algo curto, mas ao mesmo tempo legal que te deixará chocada no final, eu pelo menos fiquei.

Oliveira208 26/05/2024

Indicação de amiga.
Literatura clássica nunca é desperdício de tempo, você pode até não gostar do final, mas não pode negar que todo o conto é envolvente.

Isadora1384 25/05/2024

Primeiro livro da literatura brasileira que leio, adorei, é um bom livro! ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

Nicolly.Martinez 22/05/2024

Machado de Assis tem uma fixação com história de traição
Sinceramente eu gostei bastante, faz um tempinho que eu li, pela escola também e gostei, amei o final querendo ou não embora não fosse tão inesperado, ainda sim é surpreendente
Brena.Karolina 25/05/2024minha estante
Eu acabei de pensar "Será que Machado já foi traído?" porque ô homem pra gostar de traição, principalmente homem sendo traído pela mulher com o amigo próximo

Art.inexistente 22/05/2024

Curto, Clássico, e inesperado
A cartomante é um livro bem curto e dependendo da sua disponibilidade, vc termina ele em literalmente meia hora (assim como eu ?).
Ele é um pouquinho confuso no ínicio por conta da linguagem, mas é bom. Não esperava por aquele final. Eu só queria ser a cartomante pra saber de... enfim, leiam!

Blue 20/05/2024

Por que machado de assis ama triângulos amorosos ?
?Camilo quis sinceramente fugir, mas já não pôde. Rita como uma serpente, foi-se acercando dele, envolveu-o todo, fez-lhe estalar os ossos num espasmo, e pingou-lhe o veneno na boca.?

isadora 18/05/2024

1° Conho de machado de assis que leio
De primeira impressão que eu tive foi que a linguagem não estava taaaooo complicada assim, eu achei de fácil entendimento para conseguir acompanhar a história,mas precisa ter uma boa interpretação pra entender o que está acontecendo. O final me pegou bem desprevenida, não esperava aquilo NUNCA! (talvez seja porque não entendi direito o plot) Mas vou tentar interpretar para entender melhor o livro!
isadora 21/05/2024minha estante
conto****

Alex.matt 17/05/2024

Machado de Assis tem uma tara por traição, né? Já Dom Casmurro para um trabalho escolar, e agora esse também para uma prova. ESSE CARA TEM TRAUMAS

Rebecca161 16/05/2024

Talarico morre cedo
Acho incrível como machado faz a gente viver a tensão do personagem, até sabendo que ele está de fato errado e que o seu destino é óbvio, que algo vai dar errado, o choque vem quando toda a reviravolta acontece em um parágrafo. O cara era bom mesmo não tem jeito.

mariaexp 16/05/2024

Me desculpem mas que negócio CHATO de ler, foi um sofrimento puro, só achei interessante e inesperado o final mesmo

Jenemime 15/05/2024

A cartomante
Pra ser sincera, é meu primeiro conto do autor ,achei que seria super chato,mas eu gostei bastante, principalmente a quebra de expectativa,eu realmente não esperava,o único problema é que por o livro ser antigo a escrita é bem arcaica e difícil de assimilar,mas é possível ler com um pouco de esforço
Isabela1073 15/05/2024minha estante
Já foi meu conto preferido. Mas acho que não lembro de muita coisa.