A Cartomante

Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Eduarda671 14/05/2024

Minha primeira leitura
Essa foi minha primeira leitura do Machado de Assis, e sempre ouvi sobre suas escrituras mas só fui experimentar agora, é uma história envolvente mas como não sou ?chegada? à essa linguagem, foi um pouco difícil para entender, mas a partir de um momento comecei a entender. Recomendo.

Clio0 12/05/2024

Não basta trair e pecar, é preciso ser perdoado.

Um certo historiador uma vez disse que o brasileiro é o homem-cordial, no sentido que para viver em nossa cultura é necessário estabelecer relações ou arriscar o fracasso social e econômico. Machado de Assis, anos antes, escreve a história de Vilela, Rita e Camilo, em que o último trai o amigo com sua mulher e ainda procura uma intervenção divina para saber se tudo dará certo.

Bem ao estilo do autor, A Cartomante é um suspense psicológico em que os medos de Camilo e a insegurança de Rita se mesclam para dar base ao charlatanismo da personagem título. É o misticismo do vai-que-dá-certo misturado com o mau-caretismo pelo qual infelizmente somos conhecidos.

Recomendo.

Isa 07/05/2024

Final surpreendente!
Não é o meu tipo literário favorito mas gostei da história.
O final realmente não é algo esperado pois na historia não se da nenhum indício de que isso iria realmente acontecer!

Leri__ 06/05/2024

A Cartomante.
Li diversas vezes desde que entrei no EM.
Não desgosto da escrita do Machado de Assis mas esse livro me dá uma preguiça descabida.
Na primeira vez que eu li até que achei ok mas foi ficando cada vez mais chato.

Rayssa600 02/05/2024

Uouuuu
Que final é esse!
Li para a escola e amei.
O conto te prende e te cativa uma boa leitura pra ler em um tempo livre

Eu tenho pra mim que o final foi mais que merecido

ma134340 02/05/2024

Vá, vá, ragazzo innamorato.
Eu particularmente amo livros curtos e com histórias cativantes. Foi bom ler esse aqui, apesar de na trajetória eu me perder um pouco e a leitura ter ficado confusa. É o tipo de livro que eu terei que ler denovo em um outro momento. Não esperava nem um pouco por esse final!
Leitorconvicto 02/05/2024minha estante
Contos do Machado são diferenciados, já leu a igreja do diabo?

ma134340 06/05/2024minha estante
Ainda não, mas pretendo!

Leitorconvicto 06/05/2024minha estante
Outra autora de contos brasileira é Clarice Lispector

ma134340 10/05/2024minha estante
Simm, ela é muito boa também, pretendo ler "A hora da estrela", me indicaram muito

miuukyxs 01/05/2024

A complexidade das obras de Machado de Assis sempre foi evidente, o que muitas vezes dificultou a compreensão de certas palavras além do meu entendimento. A maioria dos livros dele, especialmente aqueles que eram leitura obrigatória na escola, frequentemente me obrigava a recorrer a um dicionário para decifrar as palavras. Este em particular mostrou-se distinto. Embora a história não tenha inicialmente capturado minha atenção, ao longo do conto tornou-se extremamente cativante. O desfecho, em particular, foi bastante intrigante, deixando-me reflexiva sobre o que poderia ter acontecido depois. O que teria sido do destino dos personagens? Qual seria o desdobramento das ações da Cartomante?

Beatriz.Kaick 30/04/2024

Legal
Achei bem bacana, eu li na escola por causa da apostila, gostei do jeito que ele usa o tempo subjetivo, mas o final não me agradou muito particularmente.

m4llyky 30/04/2024

Uau
Li com os meus amigos por conta da escola e foi uma experiência engraçada e surpreendente.
No começo estávamos todos entediados e confusos com a escrita antiga, mas quando presumimos os amantes as coisas começaram a ficar interessantes.

O final com toda certeza foi a melhor parte, esse plot nos pegou de surpresa, foi bem divertido e como disse anteriormente *surpreendente*!
É bem curtinho de ler, acho que o fiz em 1 hora, por isso eu recomendo?

ps.: meu primeiro livro do Machado de Assis, espero que venham mais e que eu goste?

lisaaxz 26/04/2024

Embora eu tenha pegado spoiler, achei uma história surpreendente. A obra, apesar de curta, passa a todo momento frases emocionantes e reflexivas.

Esse conto, foi com certeza o empurrãozinho que eu precisava para me aprofundar nas obras do Machado de Assis. Gosto de ressaltar sempre, como essa escrita é gostosa e cativante!!

Esse é só o começo. Vem aí, uma Elisa que lê clássicos.??

Aris 26/04/2024

Uau
Comecei a ler não esperando nada, e achando chato. Do meio para o final do livro fui gostando muito da história ao ponto que o final me surpreendeu e quis pesquisar mais sobre o livro. Gostei, curto porém bom

Aleatória 25/04/2024

Chocada!!
Achei o conto muito interessante, sendo um conto rápido para ler em menos de 2 horas e com um plot que você vai ficar na cabeça por um tempo recomendo!!

_maria 24/04/2024

A cartomante
Honestamente, não vejo nada demais nos livros de Machado de Assis. não é a primeira obra dele que eu leio, só acho que não é pra mim mesmo. todas as obras dele que eu já li, eu li para alguma coisa que eu teria que fazer na escola, assim como hoje.
ele é rápido de ler, mas não me prendeu tanto assim. tanto que eu já tinha lido ele ano passado e simplesmente não me lembrava.

Pri Gaba 23/04/2024

De todos os contos de machado de assis, esse é o que eu mais gostei e entendi. E o que mais me envolvi na história também.

leticia.5 19/04/2024

A cartomante.
Leitura rápida e fluída, prazerosa. realmente, algo que te faz pensar sobre alguns pontos. o plot no final me deixou ?