Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna




Resenhas - Auto Da Compadecida


2005 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Kora 13/06/2024

O humor do livro é sagaz e muitas vezes sarcástico, fazendo rir ao mesmo tempo em que provoca reflexão. As situações absurdas e os diálogos hilários são magistralmente construídos, tornando a leitura extremamente divertida. No entanto, por trás das risadas, Suassuna tece críticas incisivas à corrupção, à desigualdade social e às instituições religiosas.

"Auto da Compadecida" é um livro que encanta pela sua capacidade de entreter e fazer pensar, sendo uma leitura essencial para quem aprecia literatura que combina humor e crítica social de maneira magistral.
comentários(0)comente



Roarezito 12/06/2024

Chicó
??????

Inferno
Purgatório

Cavalo
Grilo

Pirarucu
Garrota


Abençoado
Defunctorum

Solidão
Seca

Amarelo
Mulher

Pés
Umbrais

não sei, só sei que foi assim ...
comentários(0)comente



MaF3r 11/06/2024

Acompanhe com o audiobook, experiência incrível
Um livro muitíssimo divertido e engraçado, dá pra tirar boas risadas

Acompanhei a leitura com o audiobook, que super recomendo,pois melhorou e muito à experiência de leitura. A narração e os efeitos sonoros fizeram toda a diferença, acabam por conectar ainda mais a cena.

Me lembrei muito do filme, percebi que o filme foi muito bem feito e interpretado.
comentários(0)comente



Arlete49 11/06/2024

Um espetáculo
Muuuuito bom msm!!! Sempre fiquei curiosa em saber se o filme era fiel a escrita e pude comprovar que sim, é perfeito daquele jeitinho msm.
Já tentei ler em outras ocasiões mas tinha dificuldade no formato teatral. Esse livro ficou disponível no audible e, sem dúvida, foi uma das melhores experiências.
comentários(0)comente



M@g@ 11/06/2024

Maravilhoso, más não confunda...
Eu amei, amei, amei, más... o problema é ficar lembrando do filme, quando for ler, por favor, embre apenas da voz, trejeitos e aparência dos atores, o resto, esqueça, o que o que te disse para se deliciar com o livro, e vai rir, vai amar, se encantar.
O Filme é ruim, não, eu amo o filme e amo o livro, más o filme tem personagens que não tem no livro, assim como algumas adaptações, falta um personagem, mantém o coração, graças a Deus, más, eu me perdia ás vezes me perguntando aonde estava personagem fulado de tal, entende? Então, separe os dois e seja feliz.
comentários(0)comente



JamillyGreenbriar 11/06/2024

Incrível.
Li como uma proposta escolar. Eu já tinha visto o filme muitas vezes, mas nunca cheguei a ler o livro. Gostei muito da história, engraçada e desenrolada. A experiência de leitura que não foi "muito boa" porque li com meus colegas e enrolou demais. Mas a história é boa.
comentários(0)comente



HeloAsa7 11/06/2024

Auto da compadecida
Auto da comparecido foi o livro que fez uma grande crítica social como a maioria das coisas é movida por dinheiro. João Grilo e chicó me divertiram muito. Minha parte favorita é quando satanás apela pela justiça e João Grilo pela misericórdia. Mas será mesmo que a Compadecida queria salvá-lo ou apenas que chicó pagasse a dívida?
O drama tanto do livro quanto do
filme é impressionante e com certeza eu vou querer reler ?
comentários(0)comente



StefAnia.Campos 11/06/2024

Saramago é, para mim, o rei da comédia. É impossível não sentir uma grande simpatia por João Grilo e Chicó, personagens que nos aproximam e nos fazem sonhar com o nordeste brasileiro descrito nos cordéis.
comentários(0)comente



Sirgubler 11/06/2024

O Auto da Compadecida
Em minha opinião esse livro é a maior ficção cristã já escrita. Nem Nárnia, nem qualquer outro livro bate a capacidade de Ariano Suassuna de descrever um Jesus amoroso, alegre, compadecido e justo. Sempre me emociono com a parte do julgamento. Suassuna brinca com a fé, coisa que ele diz que não deveria fazer, mas a utiliza pra criticar pessoas que subvertem a fé para seus interesses, que oprimem trabalhadores e que exploram fiéis. Recomendo fortemente que antes de ler o livro, assista a peça que é como o autor gostaria que a obra fosse consumida.
comentários(0)comente



10/06/2024

O filme já era um dos meus favoritos da vida, o livro só veio pra consolidar essa minha paixão. O humor satírico envelheceu igual vinho, morria de rir enquanto lia sobre os personagens caricatos e as situações absurdas em que eles se metiam, alem disso, analisar as críticas à sociedade nordestina da época, a moral católica e até mesmo ao racismo e machismo é uma diversão a parte. Por isso e mais um milhão de motivos não canso de dizer: Ariano Suassuna é gêniooooooo!
comentários(0)comente



morfeu_ 10/06/2024

Auto da Compadecida
Isso aqui é uma obra de arte, não é atoa que foi tão prestígiado no nosso país.
É divertido, engraçado, moralmente duvidoso e muito bem escrito, sendo um marco da literatura nordestina.
Foi um dos meus primeiros contatos com livros escrito em formato de peça, e eu gostei muito. Foi descritivo suficiente para não ficar confuso mas não descritivo demais para ser cansativo.
Puro suco do Brasil
comentários(0)comente



Rhanemontserrat 10/06/2024

Gostei
Comprei num sebo e li o livro em algumas horas. Leitura rápida e fluida, parece que um cenário de teatro se criou dentro da minha mente. Já tinha assistido o filme antes e incrível como ele é super parecido com o livro.

Fiquei muito impressionada como o autor conseguiu com diálogos curtos trazer profundidade na personalidade dos personagens. Como conseguiu conciliar
traços de ironia cômica com crítica social de forma tão leve. Vale a pena a leitura
comentários(0)comente



Erick470 09/06/2024

Dá pra entender completamente o motivo de ser um clássico, essa é a primeira vez que leio uma peça em formato literário e achei uma dinâmica muito interessante, é diferente de ler algo diretamente fictício, ao mesmo tempo que dá um tom a mais de realidade e espontaneidade nos diálogos, de fato é como ver a peça se desenrolar na sua frente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcelo1415 09/06/2024

Clássico
O "Auto da Compadecida" consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna.
Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste.
comentários(0)comente



2005 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |