Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

2005 encontrados | exibindo 1 a 16

Kora 13/06/2024

O humor do livro é sagaz e muitas vezes sarcástico, fazendo rir ao mesmo tempo em que provoca reflexão. As situações absurdas e os diálogos hilários são magistralmente construídos, tornando a leitura extremamente divertida. No entanto, por trás das risadas, Suassuna tece críticas incisivas à corrupção, à desigualdade social e às instituições religiosas.

"Auto da Compadecida" é um livro que encanta pela sua capacidade de entreter e fazer pensar, sendo uma leitura essencial para quem aprecia literatura que combina humor e crítica social de maneira magistral.

Roarezito 12/06/2024

Amarelo
Mulher

Pés
Umbrais

não sei, só sei que foi assim ...

MaF3r 11/06/2024

Acompanhe com o audiobook, experiência incrível
Um livro muitíssimo divertido e engraçado, dá pra tirar boas risadas

Acompanhei a leitura com o audiobook, que super recomendo,pois melhorou e muito à experiência de leitura. A narração e os efeitos sonoros fizeram toda a diferença, acabam por conectar ainda mais a cena.

Me lembrei muito do filme, percebi que o filme foi muito bem feito e interpretado.

Arlete49 11/06/2024

Um espetáculo
Muuuuito bom msm!!! Sempre fiquei curiosa em saber se o filme era fiel a escrita e pude comprovar que sim, é perfeito daquele jeitinho msm.
Já tentei ler em outras ocasiões mas tinha dificuldade no formato teatral. Esse livro ficou disponível no audible e, sem dúvida, foi uma das melhores experiências.

M@g@ 11/06/2024

Maravilhoso, más não confunda...
Eu amei, amei, amei, más... o problema é ficar lembrando do filme, quando for ler, por favor, embre apenas da voz, trejeitos e aparência dos atores, o resto, esqueça, o que o que te disse para se deliciar com o livro, e vai rir, vai amar, se encantar.
O Filme é ruim, não, eu amo o filme e amo o livro, más o filme tem personagens que não tem no livro, assim como algumas adaptações, falta um personagem, mantém o coração, graças a Deus, más, eu me perdia ás vezes me perguntando aonde estava personagem fulado de tal, entende? Então, separe os dois e seja feliz.

JamillyGreenbriar 11/06/2024

Incrível.
Li como uma proposta escolar. Eu já tinha visto o filme muitas vezes, mas nunca cheguei a ler o livro. Gostei muito da história, engraçada e desenrolada. A experiência de leitura que não foi "muito boa" porque li com meus colegas e enrolou demais. Mas a história é boa.

HeloAsa7 11/06/2024

Auto da compadecida
Auto da comparecido foi o livro que fez uma grande crítica social como a maioria das coisas é movida por dinheiro. João Grilo e chicó me divertiram muito. Minha parte favorita é quando satanás apela pela justiça e João Grilo pela misericórdia. Mas será mesmo que a Compadecida queria salvá-lo ou apenas que chicó pagasse a dívida?
O drama tanto do livro quanto do
filme é impressionante e com certeza eu vou querer reler ?

StefAnia.Campos 11/06/2024

Saramago é, para mim, o rei da comédia. É impossível não sentir uma grande simpatia por João Grilo e Chicó, personagens que nos aproximam e nos fazem sonhar com o nordeste brasileiro descrito nos cordéis.

Sirgubler 11/06/2024

O Auto da Compadecida
Em minha opinião esse livro é a maior ficção cristã já escrita. Nem Nárnia, nem qualquer outro livro bate a capacidade de Ariano Suassuna de descrever um Jesus amoroso, alegre, compadecido e justo. Sempre me emociono com a parte do julgamento. Suassuna brinca com a fé, coisa que ele diz que não deveria fazer, mas a utiliza pra criticar pessoas que subvertem a fé para seus interesses, que oprimem trabalhadores e que exploram fiéis. Recomendo fortemente que antes de ler o livro, assista a peça que é como o autor gostaria que a obra fosse consumida.

10/06/2024

O filme já era um dos meus favoritos da vida, o livro só veio pra consolidar essa minha paixão. O humor satírico envelheceu igual vinho, morria de rir enquanto lia sobre os personagens caricatos e as situações absurdas em que eles se metiam, alem disso, analisar as críticas à sociedade nordestina da época, a moral católica e até mesmo ao racismo e machismo é uma diversão a parte. Por isso e mais um milhão de motivos não canso de dizer: Ariano Suassuna é gêniooooooo!

morfeu_ 10/06/2024

Auto da Compadecida
Isso aqui é uma obra de arte, não é atoa que foi tão prestígiado no nosso país.
É divertido, engraçado, moralmente duvidoso e muito bem escrito, sendo um marco da literatura nordestina.
Foi um dos meus primeiros contatos com livros escrito em formato de peça, e eu gostei muito. Foi descritivo suficiente para não ficar confuso mas não descritivo demais para ser cansativo.
Puro suco do Brasil

Rhanemontserrat 10/06/2024

Gostei
Comprei num sebo e li o livro em algumas horas. Leitura rápida e fluida, parece que um cenário de teatro se criou dentro da minha mente. Já tinha assistido o filme antes e incrível como ele é super parecido com o livro.

Fiquei muito impressionada como o autor conseguiu com diálogos curtos trazer profundidade na personalidade dos personagens. Como conseguiu conciliar
traços de ironia cômica com crítica social de forma tão leve. Vale a pena a leitura

Erick470 09/06/2024

Dá pra entender completamente o motivo de ser um clássico, essa é a primeira vez que leio uma peça em formato literário e achei uma dinâmica muito interessante, é diferente de ler algo diretamente fictício, ao mesmo tempo que dá um tom a mais de realidade e espontaneidade nos diálogos, de fato é como ver a peça se desenrolar na sua frente.

Marcelo1415 09/06/2024

Clássico
O "Auto da Compadecida" consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna.
Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste.

2005 encontrados | exibindo 1 a 16