Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna




Resenhas - Auto Da Compadecida


1990 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


sara 26/05/2024

Tesouro nacional
O senso de humor dessa obra é algo que eu sempre gostei. Cresci assistindo o filme, e me surpreendeu o quanto os diálogos são fiéis. Tiveram momentos de eu conseguir recitar palavra por palavra, por já saber os diálogos do filme de cor. No entanto, a produção do filme conseguiu elevar a obra, trazendo mais profundidade para alguns personagens como, por exemplo, a mulher do padeiro.

A peça em si é divertida, engraçada e faz uma crítica muito boa a corrupção entre os religiosos e a ganância. Só o terceiro ato foi um pouco cansativo, com a cena do julgamento num tom religioso demais, mesmo que um pouco irreverente. Apesar de ser algo que eu entendo, pois é cultural do sertão o apego à religiosidade.

Um adendo: o audiobook desse livro ficou incrível!
comentários(0)comente



Nicole 26/05/2024

Um clássico é um clássico!
Apesar do filme ser um dos meus preferidos e já tê-lo assistido inúmeras vezes, nunca tinha parado para ler o livro. Por ser uma escrita teatral, achei que não daria conta, mas a leitura é muito simples e rapidinha, em poucas horinhas li tudinho. Não tem condições do quanto esse livro é bom, tão bom quanto o filme. Me arrancou gargalhadas sinceras
Ariano consegue falar sobre assuntos sérios de maneira inteligente e tragicômica. Chicó e João Grilo é a melhor dupla do mundo, interpretados de maneira magnífica por Mateus e por Selton, impossível não ouvir as vozes deles como personagens ao ler as falas do livro, hahaha. Empolgada para ler outros livros de Ariano e ver mais maravilhas que temos nos nossos clássicos e que tantas vezes deixamos de lado.
comentários(0)comente



Vih1409 26/05/2024

Auto da compadecida
Li pra escola e não coloquei muita expectativa, mas vale a pena a leitura e o entendimento do livro!
comentários(0)comente



Maria16958 25/05/2024

Ah o livro é muito bom
nem tenho muita coisa pra falar
é rapidinho de ler, tem umas piadas
enfim eu super recomendo
comentários(0)comente



Maria.Batagin 25/05/2024

Muito bom
Livro rapidinho de ser lido, e confesso que o filme a todo momento vem a mente.
A inocência de João Grilo e Chicó formam uma dupla mais que perfeita.
Só sei que foi assim?
Wash2 26/05/2024minha estante
Por ter visto o filme antes, li quase sempre dando gargalhadas, pq toda hora me lembrava das cenas ?




bia.aps 24/05/2024

Acho que a maioria das pessoas tem o primeiro contato com a história através do filme, e comigo também foi assim, talvez nunca lesse, se não fosse para ter o terceiro contato, no palco, logo mais.

E foi uma experiência interessante tentar recriar os personagens e o cenário na mente sem a interferência viva que ainda tenho do filme.

Uma história tão comum e cotidiana, um interior do nordeste onde boa parte dos personagens tem seus perrengues mas onde também a fé os guia.

Gostei de saber também que a inspiração da peça veio de cordéis, mostrando o quão rica de criatividade e vivência é a nossa cultura.
comentários(0)comente



Isabella 21/05/2024

Livro da escola
A história é legal até, mas não é um livro que eu leria por pura vontade, li apenas pra fazer a prova da escola!
comentários(0)comente



Thais 21/05/2024

O melhor do Brasil é o brasileiro
E a produção cultural dessa pais! A gente lê com sorriso no rosto, coisa boa ser br e amar esse país.
comentários(0)comente



iwhendria 20/05/2024

Por favor, leiam mais literatura nacional!!
Eu fico indignada quando vejo leitores brasileiros perdendo a incrível oportunidade de desfrutar da nossa belíssima literatura brasileira e perdendo oportunidade de ler obras tão incríveis como essa que acabei de ler. Auto da compadecida é um livro sucinto, engraçado e mostra as nuances do desespero humano em relação a fome e pobreza, e por isso é um dos maiores clássicos brasileiros. Quando lia veio o filme na minha mente, como é no formato de um texto teatral, deixou ainda mais parecido com o filme. Adorei e recomendo muito.
comentários(0)comente



Edy Marques 20/05/2024

Um clássico atemporal da literatura brasileira e nordestina
Ler ouvindo na versão audiobook tornou bem mais satisfatório.
É como se tivesse assistindo o filme.
Ariano Suassuna era um gênio, pretendo ler outros livros dele.
comentários(0)comente



jaegers 20/05/2024

Automaticamente favoritado
Simplesmente incrível, um clássico que traz várias críticas sociais de forma leve e cômica, meu único arrependimento é não ter lido antes.
comentários(0)comente



Carla Verçoza 18/05/2024

Deliciosa leitura dessa peça de Ariano Suassuna. Demorei bastante para ler, já conhecia a história pelo filme, mas a leitura não foi menos divertida por isso.
Leitura para se fazer em uma tarde. Recomendo demais.
comentários(0)comente



rafa_._cardoso 17/05/2024

História muito boa!
Assisti ao filme umas três vezes, é um indicativo de gosto muito da história.

Uma dificuldade que tenho é em ler peças de teatro, pois não tenho a imaginação necessária para visualizar o cenário da forma como é descitra nos livros desse tipo.

Dito isso, gostei muito da leitura porque o roteiro do filme usou muito da peça e, por isso, vinha as cenas do filme na mente.

Vale muito a leitura.
comentários(0)comente



Letícia 16/05/2024

Não sei, só sei que foi assim!
Um dos melhores audiobooks que já ouvi! A narração é fantástica, com diferentes vozes interpretando os personagens e até mesmo efeitos sonoros e música.

Desde os personagens super carismáticos e a narrativa irreverente, passando pelas influências circenses, do imaginário medieval ibérico e da literatura de cordel, até chegar às rubricas, tudo nessa peça é puro deleite.

Como esquecer o testamento do cachorro enterrado em latim, o gato que descomia dinheiro ou a gaita mágica que ressuscitava os mortos? Como não rir com as lorotas de Chicó e as artimanhas de João Grilo? Como não se maravilhar com as falas de Manuel e de Nossa Senhora?

?Cumpriu sua sentença, encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo morre.?

Sem dúvida, uma das melhores e mais divertidas leituras deste ano. ??
comentários(0)comente



Leticia 14/05/2024

"Não sei, só sei que foi assim."
Trabalhei a obra e a vida do Suassuna com os alunos do 8° e do 9°. Vimos o filme e lemos, em sala, alguns trechos d'O Auto da Compadecida. Foi lindo! Muito rico e muito engrandecedor. Os meninos amaram, rimos muito e discutimos sobre as diferenças da adaptação.

Sobre o auto, impressionante como é completinho, engraçado e bem montado. Suassuna era gênio.

"Você pensa que sou americano para ter preconceito de raça?"
comentários(0)comente



1990 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR