Manual de sobrevivência de um escritor

Manual de sobrevivência de um escritor João Tordo

Resenhas - Manual de Sobrevivência de um Escritor

GiihZagatto 18/04/2022

João Tordo não se limita a escrever um manual de escrita, ele vai um pouco além e fala sobre as dificuldades de ser um escritor – especificamente em Portugal –, as quais não são poucas.
Não é um livro do qual você precise ler em sequência, sua disposição é ótima para quem só quer checar algo, relembrar, etc. Achei isso ótimo, apesar de eu respeitar a sua ordem. A escrita é de fácil entendimento na maioria das vezes e é bem explícito quando se trata apenas da opinião ou experiência de vida do autor.
Quanto ao seu conteúdo propriamente dito, eu diria que é bom. O João não alimenta quaisquer ilusões que algum jovem escritor ou amante da literatura possa ter, além de dar dicas preciosas, garantir que se você se sente – ou se você vir a se sentir – um fracasso, é algo que acontece a todos nós. Aconteceu aos gênios e ninguém escapa. Porém, muitas vezes ele se perdura aqui, ele sempre volta a isso, possivelmente por ter sido algo recorrente em sua vida.
Em geral, há partes das quais não pude aproveitar muito por se referirem ao mercado literário e editorial em Portugal (sou do Brasil), então, para mim, é um bom livro. Cumpre um propósito introdutório e de não alimentar falsas esperanças, mas ainda sim incentivar, além de ter indicações de outras leituras acerca do tema.