Na Estrada com Agostinho

Na Estrada com Agostinho James K. A. Smith

Resenhas - Na Estrada com Agostinho

Adriano 20/06/2020

Na estrada física, intelectual e cristã
Conclui o "Na estrada com Agostinho" hoje e o "Você é aquilo que ama" semana passada. James Smith é um escritor formidável; é muito agradável ler seus textos. Estes dois livros são mais "leves", sem teologia pesada. O "Na estrada..." é muito gostoso de ler e algumas partes me tocaram e me emocionaram profundamente. Acho que todos se identificarão e se emocionarão com alguma parte do livro, pois ele toca em assuntos como liberdade, justiça, figura do pai e da mãe, mortalidade, amizade, sexo. Tudo isso tendo como guia Agostinho e, principalmente, suas "Confissões". É um livro mais de relato de viagem (geográfico e intelectual) do que um livro de teologia propriamente dito, ainda que a teologia esteja presente. É uma trajetória pelas questões mais pertinentes na existência humana. E um convite de Deus aos filhos pródigos. Todos devem ler. A edição está muito bonita.

Ah, James Smith fez um playlist para acompanhar as meditações sobre o livro. Muito legal: https://open.spotify.com/playlist/0p5EVg4Sxqwf02Mmp6x3ff?si=NGnYPuGsRfaeqU2ls9RDtw&nd=1

Eu criei também no Deezer: http://www.deezer.com/playlist/7797966162

Aninha 27/09/2020

Há prazer na estrada quando entendemos onde é o nosso lar
Pense nesse livro como um companheiro de jornada, não como um livro biográfico, conforme o próprio autor fez questão de frisar logo no começo da obra.

O livro, aliás, vem com um caderno de anotações superfofo, que preenchi quase que totalmente pois fui me encontrando várias vezes e era inevitável querer rabiscar alguma coisa!

Todos nós partimos e temos fome de estrada.
Sal Paradise e Dean Moriaty (em On the road) entendiam que a estrada é vida. Porém o destino engana e pode se tornar "uma estação no meio do caminho" (pág 21) pois, ao se chegar lá, não era bem o que se estava buscando.

"Quando saímos de casa em busca da felicidade, estamos à procura do "eu" que nunca conhecemos" (pág.26)

Com a conversão, você não sai da estrada, mas "muda a forma como você viaja" (pág. 30), pois você sabe onde é o seu lar, apesar de não ter chegado lá ainda.

O Livro X de Confissões é "o testemunho de um bispo quebrantado no presente", que luta todos os dias!

Hannah Arendt disse que "Agostinho era um cartógrafo do coração" (pág 46).

E o que mundo diz?
"Esse é o seu lugar" é a mentira contada a nós por todos, da Disney a Las Vegas" (pág. 57)

As distrações, o entretenimento e as conversas do mundo tentam nos fazer sentir em casa, mas não conseguem. Na verdade, buscamos um lar que nunca estivemos antes, como se fôssemos um refugiado.

"O que almejamos é descanso" (pág 65)

"Aqueles que Deus encontrou descobrem nele a alegria que [Deus] mesmo é para eles." [Agostinho] (pág 65)

A vida cristã é essa peregrinação, onde vamos cansados, porém esperançosos, pois "Deus é o país que estamos procurando." (pág.69)

"Não sou mais quem eu era. Estou a caminho de ser quem fui chamado para ser, mas ainda não cheguei lá" [ Agostinho] - (pág.88)

Ao desejar a amizade de Deus, ele descansa sem se preocupar "em chamar a atenção de ninguém" (pág 100)

Falando em amizade, Agostinho teve em Alípio seu amigo e em Ambrósio o "amor de pai". A hospitalidade desse último "o fez enxergar o cristianismo". (pág 173).

"Amo para então conhecer (...) é o próprio Deus quem esclarece tudo." (pág 174)

Agostinho escreve Confissões "para tocar corações (...) para tocar as pessoas para uma história" (pág 197)

"Meu coração está inquieto até que descanse em ti" [Agostinho ] (pág. 200)

Creio que essa inquietação também é a nossa: chegar lá e Agostinho nos ajuda a enxergar isso. Nos ajuda também a enxergar que alguém vai nos acompanhar até o fim do jornada, alguém que venceu a morte e foi preparar um lugar especial para cada um de nós, conforme diz nas Escrituras (em João 14:2). Ele nos ajuda a nos enxergar como o filho pródigo que voltou pra casa e o Pai veio recebê-lo.

Boa viagem!

Boa leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com/2020/09/na-estrada-com-agostinho.html

Lilian 02/01/2022

Esse livros é incrível! Talvez o preferido das leituras de 2021!
O autor tem uma forma de abordar questões importantes para nós humanos de forma incrível, entrelaçando a atualidade com a vivência de Agostinho. Mesmo que você não tenha lido As Confissões vai conseguir aproveitar a leitura, mas se conseguir ler antes, será muito mais rico! O autor abre a nossa mente sobre vários conceitos e coisas que vivemos no cotidiano, como ambição, liberdade, mães? esse livro é muito bom!!!!

Bap 15/12/2020

Intencional
Cheguei ao livro por gostar muito do autor e percebi um Smith profundamente interessado com as questões e situações mais comuns da vida. Obviamente, como o título diz, levando consigo um tal de Santo Agostinho, um cara que investigou e falou pouco sobre o coração hehe.

@fbioologia 25/01/2021

Pé na estrada
Porque viajar é importante? Bom talvez seja por nosso senso de descoberta, ou porque temos curiosidades infinitas sobre um lugar que nunca estivemos. Viajar é bom, mas já imaginou viajar com alguém que assim como nós desejou aquilo que não sabemos que iremos desejar e aprendeu a repousar seu desejo no doador do desejo (Complexo e confuso)? Agostinho é um bom companheiro de viagem porque nos ensina a confiar no piloto da embarcação, e aprender dEle que é manso e humilde de coração.
Leitura recomendada!

laisbarboclher 31/01/2021

Incrível, cirúrgico e essencial.
"Na estrada com Agostinho" é um grande espelho que nos permite enxergar a nós mesmos, porém nos 'vendo de fora'. Os aspectos cotidianos abordados pelo autor e a forma com que são escritos são um presente capaz de nos fazer refletir e crescer. Não há uma só página que não exale a benção de ser alcançado pela graça de Deus e não há um só capítulo que não termine apontando pra Ele. Com certeza é um livro que pretendo ler novamente daqui a um tempo, pra eu me reconhecer novamente na jornada, com uma companhia inteligente.

Rodrigo.Luan 24/10/2021

Um livro que me fez refletir bastante sobre a vida terrena com o olhar ligado ao céu. Assim como fez Agostinho!

Mari 23/10/2022

O autor baseia-se na biografia de Agostinho, nos levando a uma jornada pela vida desse homem e trazendo reflexões profundas sobre cada fase da vida.
Em alguns momentos o autor peca pelo excesso nos detalhes históricos sobre a vida de Agostinho, o que torna a leitura um pouco enfadonha. Mas como num passe de mágica vêm as brilhantes reflexões que nos deixam de queixo caído, pensando a semana toda sobre o que leu.
Várias reflexões me marcaram profundamente. Recomendo uma leitura mais lenta.

Matheus 26/06/2020

Fé na estrada
Sou suspeito pra falar do James. E, agora, temo ser suspeito pra falar do Agostinho.

Quero apenas tê-los como companheiros de caminhada.

@bibliaelivros 22/08/2021

Vai quebrar sua cabeça! E isso é bom!!
na estrada com agostinho não é uma leitura fácil, ao menos não foi pra mim e ao escrever isto não estou dizendo que foi uma leitura ruim, mas que me senti desafiada em muitos momentos.

James K.A. Smith em sua inquieta mente filosófica mergulha na também profunda e inquieta mente de Agostinho, seus conterrâneos, e em elementos da cultura pop, cinematográfica e afins para compor uma trilha desta estrada.

permaneci na leitura pois o caminho que compõe nossa existência também não é fácil e nem por isso deixa de ser relevante.

após páginas e páginas em angústia por incompreender o sentido de alguns textos estarem ali, recebi o alento de saber que pertencemos, de que somos achados, e que podemos descansar nos braços dAquele que nos traz Paz.

é impossível pra mim fazer uma resenha dos inumeros pontos que Smith tratou no livro, ao menos não neste espaço instragramer, hehe

pensar fora da caixa, é o que Smith nos propõe mas sem a intenção de propor, olha só eu já filosofando haha.

gostei muito da leitura minha gente???

juline 04/01/2021

Uma "quase biografia" instigante e reflexiva sobre a vida
Um livro bem interessante de se ler. Cheio de referências, das mais filosóficas, as mais banais. James K. A. Smith desdobra a vida de Agostinho em vários aspectos, alguns mais interessantes que outros, mas que faz sentido no todo. É realmente um caminho sobre todas as fases e aprendizados de Agostinho, traçando um paralelo sobre a nossa época.

Não é necessário nenhum conhecimento prévio pra entender esse livro, porém se tiver, pode ser mais proveitoso para o leitor.

Me deu vontade de ler mais sobre Agostinho, inclusive já coloquei confissões na minha lista de leitura pra esse ano :)

Leonardo.Cunha 28/03/2021

Ajuste sua bússola em um café com o santo
Definitivamente um dos melhores livros que já li (até agora). Pela segunda vez, Smith me lembrou de nossa peregrinação nessa Terra e da necessidade de mantermos a bússola do nosso coração bem ajustada.
É acalentador ver como a influência de Agostinho percorre o pensamento contemporâneo, enquanto acreditamos que estamos imersos apenas no pensamento secularizado e pagão.
Agostinho é um modelo para todo cristão, pois errou e se arrependeu na maioria dos lugares nos quais todos nós iremos cair alguma hora. Caso você se anseie na jornada desta vida, provavelmente vai encontrar ajuda com este livro. Encontramos nele, no bispo de Hipona, um irmão mais velho que sabiamente nos aconselha a olhar para Cristo, o Deus que não nos abandona na estrada, mas vai ao nosso encontro nela.
Senti-me tomando um café com o próprio santo enquanto lia este livro.

Marina.Andrade 18/04/2021

Na estrada com Agostinho
Esse livro com certeza me trouxe muitas reflexões e muitos questionamentos. Porém em algumas partes se tornou uma leitura de difícil compreensão e consequentemente cansativa, mas, isso não faz com que eu deixe de indicá-lo.

Trechos:

? Vocês, garotos, estão indo para algum lugar ou apenas indo?

?Você pode até aparecer na igreja toda semana com um apetite intenso pelos ídolos. Pg. 17

? Para que pudéssemos ter os meios de os, aquele a quem desejávamos chegar veio de lá até aqui. E o que ele fez? Um barco de madeira para atravessarmos o mas. Deus manda uma balsa de casa: Porque ninguém pode cruzar o mar desse mundo a menos que seja carregado na cruz de Cristo. ?Entre?, Deus convida. ?Aguente firme. Jamais desistirei de você. ? pg. 29

?Nos encontramos no Deus que nos acolhe em casa. Assim como o refugiado exausto, cansado da vulnerabilidade, o que almejamos é descanso. Tu nos criaste para ti mesmo e nosso coração fica inquieto até repousar em ti. Pg 66

?É que fui criado para o encantamento. Pg 66

?Na estrada, você sempre está seguindo alguém. A pergunta é: quem você segue e para onde ele está indo? Pg 91