A senhora de Wildfell Hall

A senhora de Wildfell Hall Anne Brontë

Resenhas - A moradora de Wildfell Hall

Vane Chase 31/12/2021

A Helen definitivamente é uma mulher a ser admirada. Difícil não perder a paciência com as atitudes dela em alguns momentos, mas é incrível a determinação dela em se manter firme no que acredita, independente das ações dos outros. Prioriza sempre ser fiel a sua consciência, por mais difícil que seja. Uma lição e tanto com certeza, assim como uma ótima leitura. A forma como os relacionamentos são retratados, como os personagens se comportam e pensam, a sensação de tragédia pelos acontecimentos. Tudo é escrito de forma realista e atraente e o ritmo é agradável de acompanhar. O talento das irmãs Brontë continua me surpreendendo.

Mezet 03/02/2024

?O que fermentaste, minha donzela, terás de bebê-lo.?
A genialidade de Anne Brontë é fascinante, muito a frente de seu tempo. Que mulher sábia, quanta inteligência emocional!
Livro sobre escolhas e consequências, que traz reflexões necessárias sobre valores.

É um tapa na cara muito bem arquitetado.

Como pode um clássico ter uma temática tão atual, que continua causando armadilhas até os dias atuais? É impressionante como o ser humano nunca para de pecar pelos mesmos erros.

Helen, minha querida; eu gostaria de abraça-la.
Arthur, tá muito quente aí no inferno? (Espero que sim! Ordinário!)

Gostaria de agradecer Anne por essa experiência; dolorosa e necessária.

Deveria ser leitura obrigatória para adolescentes, principalmente os com inclinação à rebeldia.
Mezet 04/02/2024minha estante
?Não se preocupe, minha querida! Aos loucos e patifes jamais faltarão parceiras, pois há muitas como eles entre nós.?

Rafa 05/02/2024minha estante
Uau! Muito profundo, estou tão curiosa para ler, aparenta ser muito interessante

Giu 18/05/2022

Leitura agradável, principalmente durante a primeira parte - do meio pro final, achei um pouco cansativo.

Um romance bem água com açúcar, escolha perfeita para quando você só precisa relaxar e descansar.

Paula1908 03/06/2022

Ai de mim!
Esse livro, como todos das irmãs Brontë, é um tanto quanto cansativo, mas quando chega no final, você fica com saudade da leitura.

A forma lenta e detalhada é a vibe mesmo. Vai chegar uma hora (meio do livro), que a leitura é até estressante, então eu não via a hora de acabar. E agora que cheguei ao final, estou satisfeita com tudo.

Lembrando que esse não é um livro feminista como muitos dizem ser, nem um livro sobre feminismo. O fato é que as irmãs Brontë estavam realmente a frente do tempo delas em questão de políticas para mulheres e crianças. Então a personagem Helen reflete muito isso. Realmente ela tem atitudes feminista, como conseguir a independência naquela época, trabalhar autônoma, ser uma mulher que foge do casamento abusivo.

O que eu mais gostei do livro não foi de fato as atitudes "feministas" da protagonista, mas sim como ela defendia a educação positiva e enxergava seu filho como um ser humano, uma criança (coisa que era um absurdo antigamente e ainda continua sendo nos dias atuais). Ela defende com garras e unhas essa crianção saudável e para mim são as partes mais bonitas do livro.

No geral eu achei o livro sim muito cansativo, mas não é algo incomum vindo de uma Brontë e sou muito fã delas. Gostei muito!

PS: a teoria desse livro ser uma resposta para "O Morro dos Ventos Uivantes" é bem interessante também. Não consigo ainda decidir se faz algum sentido, porque a Helen é bem mais humana do que a Cathy!

Camila | @abismos.literarios 20/06/2022

Maravilhoso!!
(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

Anne nos presenteia aqui com um romance epistolar gigantesco. Primeiramente o livro é narrado através das cartas de Gibelrt para um amigo, pelas quais ele relata a chegada de uma jovem viúva que se mudou recentemente para Wildfell Hall, um casarão há muito abandonado, Helen é uma bela e misteriosa mulher que acaba despertando sentimentos nesse rapaz; e posteriormente a história é relatada por meio do diário de Helen, no qual vamos descobrir tudo que antecedeu sua chegada nessa cidade em que todos estão curiosos sobre sua vida; o que virá a ser um grande tormento, já que Helen está fugindo do passado.

Quais fofocas se despertam e circulam em uma cidade quando uma bela jovem com seu filhinho pequeno se muda para uma casa velha e abandonada, não frequenta a igreja e recebe visitas de um morador local em horários impróprios? O que tem por traz da sua chegada?

Helen não quer contato externo, mas seus vizinhos não permitem que ela tenha sossego, e diante desses breves contatos com os moradores, acaba surgindo um certo laço entre ela e Gilbert, que está muito desconcertado com essas visitas de seu inquilino nesses horários estranhos. Quando há um desentendimento entre eles, a ponto de Gilbert bater no até então amigo, e se afasta dela, Helen percebe que precisa contar o que está acontecendo; mostrar que ela não é essa mulher insensível que ele pensa; e então, entrega seu diário para Gilbert, que vai ter acesso aos mínimos detalhes da sua vida passada e medos que a perseguem ainda hoje; será que diante disso, será possível entender o porquê ela se distancia mesmo sendo evidente que o sentimento é recíproco?

A história que Helen retrata através do seu diário é dura, dolorosa e difícil. A cada página percebemos quanta força ela teve para enfrentar as mágoas e sair de uma relação que lhe diminuía dia após dias; com extrema toxicidade, um homem controlador, que abusa do álcool, mulheres e jogos; o oposto do homem com quem ela havia se casado.

Pois bem, se você quiser saber como Helen saiu desse casamento e o que vai acontecer entre ela e Gilbert, você vai precisar encarar as páginas desse livro; mas já posso antecipar que é uma jornada incrível. Anne desenvolveu os personagens e o enredo com tamanha magnitude, que é impossível não se afeiçoar a eles e torcer para esse livro ter um final feliz. Pensar em uma mulher escrevendo um livro como este em plena era vitoriana, com todas essas reflexões e denúncias, é surpreendente. A escrita da autora é fluída, reflexiva e emotiva; você não consegue largar o livro por querer desesperadamente saber como tudo isso vai terminar.

Por fim, só quero pontuar que acho extremamente injusto esse livro não ser tão aclamado quanto Jane Eyre e O morro dos ventos uivantes, pois a história que Anne nos conta e a forma com que escreve faz tão jus quanto aos livros das irmãs; então, deem uma chance para Anne.

site: https://www.instagram.com/p/CfB6wnrLm-N/

nick 23/06/2022

foi uma leitura um pouco mais lenta, mas não cansativa. eu li ouvindo uma playlist perfeita, o que me ajudou muito a me conectar com a história
foi um livro que fluiu bastante e eu gostei muito dos personagens, me via louca pra descobrir o que ia acontecer e o que aconteceu
achei a ambientação muito boa, assim como os aspectos da época. embora seja um livro em que a protagonista fale muito sobre fé em Deus, tem também seus momentos em que critica a sociedade
leia com calma e aproveite todos os aspectos da história!

Sabrina 10/07/2022

O primeiro livro que li das irmãs Bronte, me atraio por ser um clássico. Tem uma posição merecida.
A escrita é envolvente demais e a evolução dos personagens também. É possível entender o porquê da atitude de Helen ser tão chocante para a época.

jessy :)) 21/02/2024

O livro trata de temas cotidianos como saudade, felicidade, perda e partida? Com uma narrativa singular, fluida e de fácil compreensão. Vale a pena a experiência!

Carolinad 19/08/2022

A senhora de Wildfell Hall
Escrita viciante, incrível construção dos personagens, um tanto reflexivo e envolvente. Uma leitura que vale a pena degustar de cada página.

Para quem não conhece a escrita da Anna Brontë, esse romance ousado e corajoso é uma excelente leitura.

Talita 20/01/2023

Leitura lenta e que exige paciência
Achei a leitura bem arrastada, mas gostei de ter conhecido a história da Helen. Anne Brontë é uma escritora bem a frente do seu tempo e mostrou em sua obra como as mulheres sofriam no casamento. Por diversas vezes senti muita pena da Helen e muita raiva do Arthur. Agora entendo o porquê da obra não ter sido bem aceita na sua época. Podemos dizer que trata-se de um espelho horrendo dessa sociedade que, por razões óbvias, não queria se ver de forma tão desnuda. Dei apenas 2 estrelas porque a leitura é muito enfadonha, lenta e arrastada. Durante muitas páginas do livro, nada acontece e parece uma grande enrolação. Mesmo assim resisti bravamente ao desejo de abandonar a leitura, pois quero em 2023 sair totalmente da minha zona de conforto literário.
acosmma 25/01/2023minha estante
Achei a escrita tão arrastada que abandonei esse

Talita 29/01/2023minha estante
O livro é mt arrastado. Só terminei pq era uma leitura coletiva.