A senhora de Wildfell Hall

A senhora de Wildfell Hall Anne Brontë

Resenhas - A moradora de Wildfell Hall

@retratodaleitora 30/06/2017

O retrato de um relacionamento abusivo no séc. 19 com uma heroína que desafia os paradigmas de seu tempo
Anne é a mais nova das irmãs Brontë, uma tríade de grandes escritoras que causaram grande rebuliço em sua época, no século 19, tendo que escrever sob pseudônimos masculinos para conseguir publicar suas obras. Charlotte, a irmã mais velha, é autora do romance Jane Eyre e Emily, irmã do meio, é autora do livro O Morro dos Ventos Uivantes. Essas duas obras são das mais aclamadas da literatura inglesa e as autoras figuram na lista de favoritos de milhares de leitores ao redor do mundo. Seu primeiro romance publicado foi Agnes Grey, um livro baseado em em suas experiências como governanta, sua profissão de 1839 a 1845. O livro não fez nenhum sucesso e vendeu pouquíssimas cópias.

Seu segundo e último romance, A Senhora de Wildfell Hall, foi também publicado sob o pseudônimo de Acton Bell, e provocou duras críticas ao conteúdo ali presente, principalmente pelas posições dos personagens masculinos e suas ações e pelas atitudes e ideias da protagonista, uma mulher forte e independente que foge de um casamento abusivo. Esse é considerado um dos primeiros romances feministas, publicado em 1848.

Anne morreu aos 29 anos vítima de uma tuberculose, apenas um ano depois que sua obra de maior repercussão foi publicada. Ela ainda escreveu um prefácio à segunda edição, texto que está presente na edição aqui resenhada. No prefácio, Anne escreveu o seguinte:

"Meu propósito ao escrever as páginas seguintes não foi apenas divertir o leitor; tampouco satisfazer meu próprio gosto ou ganhar as boas graças da imprensa ou do público: meu desejo era relatar a verdade, pois a verdade sempre comunica sua própria moral para quem é capaz de absorvê-la. Mas, como esse tesouro precioso com frequência se esconde no fundo de um poço, é preciso coragem para mergulhar em busca dele, principalmente porque é provável que quem o fizer vá despertar mais desdém e desaprovação pela lama e água onde ousou se misturar do que gratidão pela joia que obteve; pe possível comparar isso com a situação de uma mulher que se prontifica a limpar os aposentos de um homem solteiro e descuidado, ouvindo mais reclamações pela poeira que levantou do que elogios pela limpeza que fez.".

E logo depois comenta sobre a dedução que alguns críticos fizeram sobre Acton Bell ser na verdade uma mulher:

"Irei interpretar essa dedução como um elogio à boa delineação de meus personagens femininos; e, embora não possa deixar de atribuir boa parte da severidade de meus censores a essa suspeita, não farei esforços para refutá-la, pois, para mim, se o livro é bom, o sexo de seu autor não é significativo."

No livro conhecemos então Helen Graham, que chega na propriedade de Wildfell Hall com seu filho, o pequeno Arthur, em vestes de luto, o que dá a entender que se trata de uma jovem viúva buscando novos ares para sua pequena família. Mas sua personalidade reclusa e a forma como educa o filho causa um burburinho entre seus poucos vizinhos, que logo começam a julgar o comportamento de Helen e questionar sua presença naquele lugar.

Resenha completa no blog:

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2017/06/a-senhora-de-wildfell-hall-de-anne.html

Hester1 28/04/2018

Achei bem modorrento. A primeira parte começa bem depois fica um tanto cansativa. A segunda parte e previsível assim com a terceira. A irmã caçula das Bronte não nos premiou com a mesma escrita das irmãs mais velhas.
Márcia Naur 29/04/2018minha estante
Que pena:-{

Hester1 30/04/2018minha estante
Mas acho que vale a pena ler, não é tão ruim e conhecemos a irmã caçula. Meu problema é que vejo recomendações aqui e vou com muita sede ao pote.

Márcia Naur 30/04/2018minha estante
Eu também sou assim Hester:-[

Jess 06/06/2024

Um livro diferente do que eu imaginei
Ao pegar esse livro para ler não sabia muito bem o que esperar já que as escritas das duas outras irmãs pra mim são bem distintas. Mas a minha experiencia com a leitura foi muito boa. Gostei da escrita da autora e da forma como ela trabalha a questão das escolhas, amor e relacionamentos. Embora ele seja um pouco lento me prendeu e atraiu bem mais do que O morro dos ventos Uivantes que eu havia lido anteriormente. Charlotte com sua Jane Eyre segue sendo minha irmã favorita, mas com certeza Anne ganhou um espacinho só dela no meu coração.

Anne 21/04/2022

Ameii
Terminei o livro faz dias mas estava mto ocupada p falar sobre, sofri junto com a Helen e desde o momento suspeitei da relacao do sr lawrence. Amei

Aninha 18/05/2022

A Inquilina Determinada
A narração inicial do livro é feita por Gilbert Markham para Jack Halford. Ele conta que, recentemente, o velho casarão em Wildfell Hall está habitado por um mulher com vestes pretas, parecendo em luto. Seu nome é Helen Graham, ela reside acompanhada de uma criada idosa e seu pequeno filho Arthur de 5 anos de idade.

Helen é uma mulher reservada, não fala muito sobre sua vida pessoal e evita eventos sociais. Esta mulher misteriosa desperta a curiosidade da vizinhança, e diversos boatos sobre suas virtudes começam a ser questionados.

Gilbert está encantado e também curioso pela história de Helen, a princípio ele não acredita nos mexericos alheios até ver Frederick Lawrence, o dono da casa, sair tarde da noite de Wildfell Hall e caminhar pelo jardim com Hellen. Desacreditado de tudo, ele confronta Hellen para saber a verdade de sua história e o que ela esconde. Então, Hellen entrega-lhe seu diário para que ele o leia, conheça sua história e compreenda todo comportamento reservado dela.

A maior parte da narrativa se concentra nesse diário, acompanhamos a vida da Helen desde os 18 anos de idade, uma jovem inocente e sonhadora, até os dias atuais já adulta e com um filho. Helen é uma mulher com paciência e extrema bondade.

No livro vemos a desilusão, sofrimento e luta de uma mulher cujo direito legal do casamento impede que algo seja digno de seu domínio. Até mesmo o dinheiro ganho com seu próprio trabalho não pertence a ela, e sim ao seu marido. Helen é uma mulher cheia de esperança e fé, e choca a sociedade quando toma uma atitude de independência contrariando a visão feminina da época. Pelos comportamentos de seus personagens, a autora destaca a diferença de educação dada aos homens e mulheres. Também é ressaltado como uma sociedade está entrelaçada com preconceitos, fofocas e julgamentos constantes sem conhecer a verdadeira história de uma pessoa.

Stella 25/05/2022

Ousado
Acho que a descrição feita por muitos como um livro ?a frente do seu tempo? se encaixa perfeitamente aqui. O começo me prendeu bastante e talvez o final tenha sido um pouco arrastado, mas foi um prazer conhecer outra irmã Brontë.

Nat 29/06/2022

Gilbert Markham, de início, não se interessa muito pela nova inquilina de Wildfell Hall. Mas a jovem reclusa, Mrs. Graham, e seu filho Arthur despertam a curiosidade devido a escolha de um lugar tão afastado de tudo para viver. Quando faz sua primeira visita a jovem dama, Gilbert descobre o talento de Helen para a pintura, a convivência entre eles vai se estreitando até o rapaz perceber que está apaixonado. Mas Helen não quer ouvir falar sobre o assunto, ao mesmo tempo em que ela não pode explicar o porquê da recusa e parece sentir o mesmo. Quando a situação parece sem solução, Gilbert recebe os diários de Helen e descobre o segredo que ela guarda.

Eu tenho esse livro faz muito tempo, guardado que estava esperando um momento propício (é o que eu geralmente faço com meus romances clássicos, apesar da vontade louca de ler assim que compro, até por causa do primor com que a Pedrazul faz suas publicações). Quando se trata das irmãs Brontë, é complicado escolher uma favorita, porque Anne e Emily infelizmente faleceram cedo, então seus trabalhos literários são mais, por falta de palavra melhor, mais escassos do que de sua irmã Charlotte. Mas esse livro foi um que eu sempre quis ler, então fiquei feliz quando a Pedrazul lançou, e a espera valeu a pena. A história é boa, prende a atenção, mas de um jeito diferente do que eu esperava.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2022/06/a-inquilina-de-wildfell-hall-anne.html

@ruthlunang 26/07/2022

A inquilina de Wildfell Hall
Aí que história tão boa de ler.

Ódio ao Arthur adulto, queria que ele tivesse sofrido ainda mais. As vezes eu me irritava com a bondade excessiva de Helen, mas considerando a época que o livro foi escrito, ela era até muito rebelde.

A única ressalva que tive com esse livro não foi nem em relação à história, e sim à edição. Encontrei muuuuitos erros de revisão, com palavras escritas erradas, uma palavra grudada na outra, enfim... Nunca tinha tido esse tipo de problema com as edições da nova fronteira, mas nesse livro aqui tava até absurdo.

Fernanda.Marques 09/09/2022

amei!
amei tanto esse livro que não conseguia largar!!
embora não tenha se tornado meu favorito pois achei um pouco maior do que o necessário, mas quem sou eu pra criticar a autora ne?
a leitura é fluida, cheia de "treta", acontece algo o tempo inteiro até a parte do bendito diário. A narrativa é feita em forma de cartas contando a historia toda.
amei os personagens, embora ambíguos, ora eu concordava ora achava fora da casinha.
Meu preferido das irmãs até o momento.

Paula 05/10/2022

"Em A Senhora de Wildfell Hall, Gilbert Markham é um jovem fazendeiro do interior da Inglaterra em uma cidade calma que recebe uma nova moradora: Helen Graham, uma jovem viúva que não parece interessada em conhecer seus novos vizinhos e muito menos em permitir que eles saibam de sua vida antes de se mudar"