O Continente

O Continente Erico Verissimo

Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 2

Alê | @alexandrejjr 20/04/2021

Crônica sobre um épico

Que tarefa árdua, Erico. Como eu vou fazer isso? Como posso convidar desconhecidos para conhecer a mente de outra pessoa, no caso, a sua, Erico? Complicado…

Mas eu vou tentar. Posso começar pela galeria inesquecível de personagens irretocáveis, citando o doutor Carl Winter - que, cá entre nós, era a sua voz dentro do romance, certo, Erico? Quem sabe o embate estranhamente real entre Luzia Silva e a agora temida Bibiana Terra, uma personagem que, nada me tira da cabeça, será, graças à sua literatura, imortalizada como uma mulher de carne e osso nos becos da minha memória, parafraseando esse título maravilhoso de um livro da escritora Conceição Evaristo. Devo citar também o filho de Luzia e neto de Bibiana, o homem que carrega o sangue do capitão Rodrigo, Licurgo Cambará. O que será que o futuro reserva a ele nos próximos tomos? Bom, isso eu irei descobrir em seguida, sozinho.

Não, é pouco o que estou oferecendo. Talvez o caminho para convencer alguém a ler os dois primeiros tomos de “O tempo e o vento” seja argumentar sobre o ritmo hipnotizante da sua prosa. É uma boa opção, certo? Muitas dúvidas e poucas certezas sobre o que falar, Erico, como a boa literatura demanda.

A verdade é que qualquer tentativa de digitar palavras que expliquem a sensação de virar as páginas do segundo tomo do seu épico me parece inócua, Erico. Como explicar aqueles momentos em que, ao pegar o livro, eu fugia da minha limitada realidade entre as quatro paredes do meu quarto para um mundo onde a imaginação não tem limites? Como explicar essa viagem proporcionada pelas tuas frases e diálogos? É possível? Acho que sim, certo, pois é nisso que você acreditava. E eu também acredito.

Acreditei que tomava meu amargo (chimarrão, para os “estrangeiros”) enquanto os gaudérios puxavam fumo. Participei como um convidado vip das intrigas da família Terra Cambará. Estive nos corredores desse personagem à parte chamado Sobrado e acompanhei as andanças do tempo e as preocupações do metafórico vento dos acontecimentos através das reflexões das personagens secundárias e, é claro, do alemão, do estrangeiro Carl Winter. Vi o nascimento rasteiro de uma República pelos olhos das intenções ambíguas de quem queria o poder, enquanto os negros escravos eram alforriados e jogados à incerteza de viver algo que desconheciam devido à desumanidade de seus donos: a liberdade. E tudo isso aconteceu de um ponto de vista privilegiado, reservado especialmente para nós, leitores.

Obrigado, Erico.
Giovanna.Gregorio 20/04/2021minha estante
vou ler e a culpa é toda sua

Carolina.Gomes 20/04/2021minha estante
Ah! Essa intimidade que criamos com o autor qdo estamos embevecidos com sua obra... Adorei!

Amanda 20/04/2021minha estante
fiquei doida de vontade de ler, acho que aceitei o convite

Alê | @alexandrejjr 21/04/2021minha estante
Giovanna, eu posso arcar com essa culpa. ?

É mágico quando isso acontece, né, Carolina?!

E Amanda: não vais te arrepender!

Erika 21/04/2021minha estante
Amo O Tempo e o Vento, amo Erico com todo o meu coração. Excelente resenha!

Gi Carvalho 21/04/2021minha estante
Ótima resenha :)

Alê | @alexandrejjr 21/04/2021minha estante
Erika, ele é fantástico mesmo, dos melhores do nosso país. E obrigado pelo elogio, Gi.

Sof 04/04/2021

bem gostoso a leitura. queria ter vontade de ler todaaa a coleção, mas a preguiça grita mais alto

Carla Verçoza 06/03/2021

Finalizando O Continente, o livro II continua com a mesma pegada do primeiro, construindo brilhantemente a história das famílias. Esse livro tem um pouco mais sobre política, o que considerei bem interessante. Érico Veríssimo deixa transparecer todo seu desprezo pela sociedade machista e preconceituosa do Sul do país através de seus personagens masculinos (todos detestáveis). Outro ponto bem marcante no livro é a passagem do tempo, como as tecnologias vão sendo incorporadas na história e percebidas pelos personagens. Livraço, pretendo ler toda a saga esse ano.

caroukruger 15/02/2021

A escrita e forma de Erico conduzir essa história é incrível pra mim, cada detalhe bem estruturado independente da época e quem está envolvido no momento.
Podemos perceber como o passar nos anos nos mudam, mudam quem somos, quem queremos ser e como queremos nos parecer. O importante no início do 1º livro era ter uma grande estância e animais, já agora no final do 2º percebemos como a busca pelo status social, dinheiro, terras, rancho é muito mais relevante.
Começamos a ver o avanço da tecnologia, temos trens, carroças, carros e a energia elétrica sendo ponto de discussão.
Incrível o jeito que a história dos personagens e o tempo se desenrolam.

Fat212 11/02/2021

Quando comparado com o volume I
Muuuuuuuito arrastado. Os ?casos? se arrastam. Perde a emoção que temos no volume anterior.

Kaiã 07/02/2021

A história continua de forma brilhante, já me encontro super apegado a família terra-cambará. Apesar de esperar mais da guerra em si, retratei mais como uma guerra fria entre duas mulheres de personalidades muito fortes. Mal posso esperar para ver o que me espera nos próximos livros.

emiliapsouza 31/01/2021

Sem dúvidas, a melhor saga da literatura brasileira
Érico Veríssimo era um gênio! Através da sua narrativa, podemos vislumbrar claramente aquilo que ele quis retratar em seus escritos, pois a sensação é de estar vivendo dentro da história, experienciando os mesmos sentimentos dos personagens.

É incrível ver a passagem do tempo e ver como tudo vai se modificando a cada novo capítulo. Ler "O Tempo e o Vento" está sendo uma grande aventura, uma verdadeira aula de história. Vale muito a pena embarcar nessa jornada e conhecer mais!

Finalizei os dois volumes de "O Continente" e agora estou ansiosa para continuar! ????

Helô 25/01/2021

Mudanças...quantas mudanças!
Como diria Maneco Lírio: mundo velho sem porteira! Que história fascinante! termino a primeira parte de "O tempo e o vento" carregando a família Terra Cambará comigo. A disputa entre republicanos e federalista rendeu bons discursos e boas histórias. Coloco o Vento como personagem principal tanto do primeiro tomo quanto do segundo. Muitas mudanças são marcadas pelo Vento. De fato o Vento traz movimento...

Ediane.Siqueira 19/01/2021

O continente Vol.II
Assim como no primeiro livro o autor nos leva a esquecer o tempo e curtir cada página com voracidade como se fizessemos parte da família Terra Cambará

yourcoffeehot 16/01/2021

Leitura de tirar o fôlego.
Tenho um apego muito grande por essa trilogia, pois foi, ainda quando muito nova, meu primeiro contato com a literatura.

A história do RS é usada de pano de fundo para a vida tumultuada dos Terra Cambará e essa primeira parte é uma das melhores de toda a obra. Personagens de personalidade marcantes e bem próprias a época na qual se passa a trama, para com os quais criamos vínculos e desavenças como se fossem pessoas reais.

Érico Veríssimo é dos mestres da literatura nacional e narra essa história com maestria.

Rosangela Max 13/01/2021

Excelente!
Concluiu com louvor a primeira parte desta trilogia maravilhosa de Érico Veríssimo! Sentirei falta de ler sobre como era a vida naquela época.
Marcia 14/02/2021minha estante
Um livro arrebatador! Li e reli vezes sem conta, totalmente encantada por personagens como Ana Terra e Bibiana Terra Cambará. Mulheres fortes e imprescindíveis para a história.

Rosangela Max 14/02/2021minha estante
Sim!!! Muito amor por essa série! ?

Keila 30/12/2020

A história continua...
Como no primeiro livro da trilogia, o continente II continua com a excelente história das famílias Terra e Cambará, envolvendo cada vez mais o leitor.

Gabriel Brandenburg 17/08/2020

Uma viagem!
É isso que eu sei dizer sobre esse Livro. Viajamos pelo início do que chamamos Rio Grande do Sul. Vemos muitas coisas que aconteceram nessa terra, boas e ruins. Entre as guerras, descobrimos os motivos, a vida no meio dos acontecimentos que estão nos livros de história.