Demian

Demian Hermann Hesse

Resenhas - Demian

Alexis.Sodre 13/01/2022

It?s one of my favorites and reading it in German was a totally different experience. It took me a long time but it was definitely worth it.

Ricardo Rocha 26/06/2012

Demian é o Lobo da Estepe quando jovem. Há semelhanças e diferenças que funcionam da mesma maneira indicando o caminho do destino pessoal, da libertação, etc. Enquanto Sinclair está dividido entre os mundos luminoso e das trevas, Harry se acomodou na mediocridade que teoricamente o repugna. Como qualquer caminho de libertação, entre extremos, são ambos os livros tão belos quanto perigosos. É fácil achar num e noutro santidade ou vício. É facílimo deturpar a busca interior para uma liberalidade egoísta (o politicamente correto espreita) A marca de Caim pode ser entendida conforme o alerta do Lobo "Só para loucos”.

Para um livro de formação é surpreendente a ousadia de mexer em conceitos seculares consagrados pelo uso religioso e mesmo ético

Hesse também era pintor e possuía grande conhecimento de música. Cria daí algumas de suas melhores passagens de sua escrita elegante. Demian foi um marco da literatura para a contracultura e expressa essencialmente os mesmos dilemas e anseios libertários daquela geração. mas a marca é atemporal.

". A frase cultuada - Para nascer é preciso destruir um mundo" - permanece válida para nós acomodados ao conforto tecnológico e apáticos perante um sentido maior de existir. A dualidade dos mundos, o mal e o bem na verdade não existem separados. Ambos convivem no mesmo mundo, no mesmo ser a quem caberá seguir o destino de um modo ou de outro.