Ponto de virada

Monja Coen

Resenhas - Ponto de virada

1 | 2 | 3 | 4

Jacqueline Marinzeck 11/05/2023

Indagações sociais sobre a pandemia
Um livro escrito em 2020, meses após o início da quarentena. Discorre sobre ponderações e percepções da própria monja sobre o isolamento, sobre as relações sociais e o impacto que ela sentiu disso. Alguns apontamentos sociais, alguns momentos de história pessoal, mas nada muito interessante em sua integridade. Até o prefácio de Karnal deixa a desejar.

Esse é o primeiro livro que leio dela e eu tinha outras expectativas (relacionadas à função religiosa que possui e ao título do livro). Demorei muito para ler, mas li na força da determinação. Poucas coisas eu realmente consegui absorver. A escrita é em formato de pensamentos, demora pra pegar o jeito. Quem sabe eu leia outro livro e descubra se essa é a pegada da escrita da monja ou se só foi uma primeira escolha ruim.
Gabriel539 11/05/2023minha estante
Tenho muito interesse em ler esse!!

Jacqueline Marinzeck 13/05/2023minha estante
Gabriel, eu te digo que não gostei da leitura. ??

Maria15781 02/07/2023minha estante
Estou lendo e é exatamente essa a minha percepção também! Mas estou determinada a concluir a leitura! Quem sabe não me surpreenda?

Carmem 15/08/2023minha estante
Estou na metade e tenho a mesma percepção, inclusive sobre o prefácio. Confesso que tinha outras expectativas. Por ser um livro pequeno, irei concluir. Mas não o faria se fosse extenso.

Lais 17/07/2020

Um lume de esperança em meio ao caos
Nesta obra Monja Coen aborda o momento atual no qual estamos passando de forma leve e otimista, de modo a refletir sobre temas do cotidiano, além de compartilhar passagens de sua trajetória. Nos incentiva e instiga a buscar o nosso ponto de virada, de transformAÇÃO e aceitAÇÃO.

Alan.Schecter 09/08/2020

Sem apego e sem aversão
Os ensinamentos da Monja são sempre maravilhosos. A escrita dela te traz calma. Neste livro ela aborda questões importantes sobre a pandemia que estamos enfrentando e nos faz refletir que tipo de seres humanos queremos ser a partir disso, o nosso ponto de virada. Recomendo.

LadyEl 24/08/2020

Quando será seu Ponto de Virada?
A mudança é a única certeza da vida. Agora é a hora de mudar o ponto de vista, os hábitos os olhares. A Monja Coen nos ensina isso através desse livro de forma fluida e poética.

Renata 21/10/2020

Imersos no diário pessoal da Monja Coen
Um livro com um tipo de leitura estranha para mim. Senti como uma mistura de livro de memórias, poesia e narrativa descritiva. Muita partes se repetem durante o decorrer do livro.
Sensação de que foi construído como um caderno de pensamentos da autora. Como aqueles que carregamos na bolsa e vamos escrevendo aquilo que surge em nossa mente no lugar em que estivermos.
Tão pessoal, que nos dá a sensação de estarmos invadindo sua privacidade...

Renata 21/10/2020

Imersos no diário pessoal da Monja Coen
Tão pessoal, que nos dá a sensação de estarmos invadindo sua privacidade...

Jacq 30/11/2020

Não era o que eu esperava
Talvez por não ser o que eu esperava, não me conectei ao livro. Achava que seria algo mais voltado para reflexões que de fato nos levassem a um ponto de virada, mas parece mais pensamentos soltos da autora. Um vai e vem entre suas memórias e os acontecimentos da quarentena.

Foi meio angustiante ver que a situação piorou depois que o livro foi escrito e que esse ponto de mudança que esperávamos não aconteceu.

A leitura pra mim foi confusa, desconexa. Não me cativou. Foi o primeiro livro que li da Monja, pensei em ler outro pra ver se todos tem essa mesma escrita.

lays.azevedo.94 02/12/2020

Um livro simples de ler, porém achei muito picado, as histórias as vezes param e começa outra coisa sem uma separação, por algumas vezes tive que parar e pensar sobre o que estava lendo naquele momento.

Bea 07/12/2020

Reflexão e aprendizado
Um livro bem diferente de tudo o que já li.
Escrito no início da pandemia, a Monja Coen nos faz refletir sobre muitos aspectos da vida e sobre o "ponto de virada".
Reflexões e aprendizado.

Thais Sasaki 26/12/2020

Um bate papo com a Monja
Sabe aquela conversa com um amigo/a que flui? Leitura fácil, parece que você está num bate papo com a monja. Super recomendo a leitura!

Vanessa.Oliveira 17/01/2021

Não vale a pena
Li outros livros da monja e por isso estava com bastante expectativas com o livro, porém não me prendeu. Tive dificuldade pra acompanhar o raciocínio, parecia que ela não finalizava um pensamento. Não recomendo.

Luis 09/02/2021

Mais que uma leitura, uma experiência
Estou positivamente surpreso com esse livro. Nunca tinha lido nada desta autora, mas conhecia pelos vídeos de voz suave; e me deparo com uma leitura ágil, frenética, onde as sonoridades viram sentidos, jogos de palavras levam a reflexões, e tudo aponta para o aqui e agora, ao mesmo tempo em que evoca o passado, pessoal e histórico. Nada impede, porém, de nos assentarmos em meio à fluidez e apreciar lentamente cada passagem.

Uma nota destoante ficou por conta de alguns capítulos no meio que remetem às experiências monásticas da autora. O ritmo da escrita é tão diferente que parece ter sido escrito em outro momento. Mas, fora esta parte, o livro é prazeroso do começo ao fim.

Cris 08/06/2021

Eu gosto muito da escrita da monja, é simples, pontual. Fez-me passar a admirar e apreciar os pequenos momentos da vida. Como ela sempre diz: "aprecie sua vida".
Eu sempre fui acostumada a desconfiar da autoajuda, a ver os autores como vendedores de realidades inalcançáveis. E alguns o são.
Já a Monja, eu sinto que seus pequenos ensinamentos podem gerar uma inquietação, pequenas mudanças aplicáveis e replicáveis.
Neste livro, ela fala do Ponto de Virada, em que uma realidade muito visceral como a pandemia, poderia proporcionar grandes mudanças.
Particularmente, mudanças na Humanidade, acho difícil, especialmente por vivermos num mundo capitalista.
A mudança pessoal, sim, confio.
Não quero romantizar um momento de tantas dores, mas sobreviver a todo esse caos, de sabotagem da ciência, de mortes, escassez de recursos, será uma dádiva.
Creio que eu, se assim sobreviver, terei ganhado um oportunidade extra, uma nova forma de vida, preciso muda-la.
Por fim, acredito também que o ponto de virada não ocorrerá na vida de um indivíduo somente lendo essas palavras, é preciso praticar, é necessária toda ajuda. Terapias, meditação, apoio religioso honesto.

1 | 2 | 3 | 4