Antes do baile verde

Antes do baile verde Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Antes do Baile Verde

valle5 19/02/2023

Impecável
Não tenho outra palavra para descrever as obras de Lygia Fagundes Telles se não impecável. Tudo que ela escreve é metódico e pontual. Esse não é o tipo de livro para se ler em um dia, é um livro que te obriga mais do que pensar, somos forçados a sentir e ninguém melhor do que ela para fazer isso. Como já disse Carlos Drumond de Andrade sobre esta obra "Sua grande força me parece estar no psicologismo oculto sob a massa de elementos realistas, assimiláveis por qualquer um". Simplesmente não consigo decidir qual meu conto preferido hahaha. Ótima leitura a todos

Grey.reads 19/02/2023

Lygia surpreende sempre pela forma que nos faz mergulhar em sentimentos que não são nossos. Sentir o desespero, a angústia, a frustração do personagem é me faz amar ainda mais os contos da autora.

Ana 18/02/2023

Marcante
Sempre contos que parecem situações muito monótonas, sem personagens interessantes ou histórias relevantes, mas ao decorrer se torna tão profundo em 10 páginas ou menos e você simplesmente acaba sentindo falta daquele pequeno, mas profundo, enredo.

Fernanda657 17/02/2023

Vou te contar?
Como são bons e envolventes os contos deste livro. É uma obra que todos deviam ler. Lygia é sorrateira e te prende às situações mais cotidianas possíveis. Te fazer sentir agonia por conta de um colar guardado no bolso ou do tocar do saxofone. O coração dispara enquanto lantejoulas verdes são coladas em um vestido. Como é bom ler esse tipo de literatura! Como é bom ter finais em aberto, tão óbvios mas que te fazem questionar tanto! Uma obra-prima, com certeza!

Isa 17/02/2023

Abençoado foi dia que eu resolvi ler esse livro.
só conhecia lygia fagundes telles de nome, por causa da escola, e conhecer uma obra dele agora é incrível.
ela tem uma escrita ótima, com finais que fazem o contrário de te dar respostas, eles te dão dúvida, num sentido bom.

mwahgeo 13/02/2023

Apenas contos bons
Nunca tinha lido nada da Lygia, e estou tão feliz por conhecê-la através desse livro. cada conto é único, tem sua particularidade e leveza, é uma coletânea adorável. ?Eu era mudo e só? e ?As pérolas? são os mais sensacionais. espetaculares e facílimos de ler. é visível a habilidade natural da Lygia com as palavras, elas falam uma língua só.

Gustav.Barbosa 12/02/2023

Como passar tanto tempo sem ler Lygia? Também não sei, apenas me arrependo de não o ter feito muito antes. Telles tem todo o mérito de ser chamada de a Dama da Literatura. Seus textos delicados e sutis à primeira vista não deixam de encerrar uma compreensão profunda e algo desconcertante sobre a vida.
Ela escreve daquilo que é uma das maiores angústias de um ser social como o humano: o medo de se sentir só. Como disse Carlos Drummond, "sua grande força parece estar no psicologismo oculto sob a massa de elementos realistas, assimiláveis por qualquer um."
Lygia Fagundes é a dama que contorna as emoções humanas e as aprisiona vivamente numa epopéia de palavras, frases, cenários e personagens. É como a tapeçaria do conto A Caçada. Olhamos e nos convencemos. Nós estivemos alí.

ticinhachan 12/02/2023

É Lygia, não é você, sou eu
Estou tentando terminar esse livro desde 2021 e quando retomei esse ano, decidi começar tudo pelo início. Percebi que eu adoraria ler um romance escrito pela Lygia, mas que o formato de contos não me agrada muito. É o tipo de leitura que não me prende e que não me faz ter motivação de acabar com o livro. Já abandonei outros livros de contos e acho que já aprendi minha lição...

Sobre o livro, vão ter contos muito bons, contos medianos e contos que não gostei. É o risco que se corre nesse formato literário. Mas é uma leitura fluida, simples, cheia de reviravoltas, com descrições muito ricas. Lygia fala sobre muitos tipos de situações, relações e personagens. É um bom livro, mas eu não teria interesse em reler tão cedo.

Beatriz Moura 10/02/2023

Incrível
Todos os contos são maravilhosos. Melhor do que eu esperava. Meu primeiro livro da autora e já estou ansiosa pros próximos!

10/02/2023

Contos favoritos: Os Objetos, Apenas um Saxofone, Helga, Antes do Baile Verde, A Janela, A Ceia, Eu Era Mudo e Só, As Pérolas, O Menino.

michelyvogel 08/02/2023

Incômodo e delicioso. O cotidiano narrado de forma impecável e genuína. Cada final um sem fim, bem no sentido entendedores entenderão. Adorei

Síntique 07/02/2023

Sentimentos ocultos
Brilhantes contos!!! Te enredam e envolvem, fazem você questionar e sentir, tudo velado e claro ao mesmo tempo. Sem palavras pra descrever. Adorei. Leiam!

pedrao_gabriel 06/02/2023

Um espetáculo
Li esse livro na coletânea "Os Contos", que trazem 6 livros e alguns alguns contos de Lygia.

Antes do Baile Verde é a primeira obra que aparece, sendo meu primeiro contato com a autora, que não poderia ser melhor. Cada história é desenvolvida com paciência e rica em detalhes, ambientando muito bem as cenas. Além disso, cada personagem tem a sua
complexidade e todo final tem uma reviravolta.

Achei Os Objetos, Verde Lagarto Amarelo, Apenas Um Saxofone, Antes do Baile Verde, A Janela e Natal Na Barca os melhores do livro. Ansioso pelas próximas leituras!

Paula.Costa 05/02/2023

Comecei a leitura desse livro um tanto apreensiva por não ter o costume de ler contos, pensei que estranharia essa forma de contar histórias e talvez, se fosse outro autor, tivesse realmente estranhado, mas Lygia faz com que qualquer leitura seja confortável, fluida! Que contadora de histórias espetacular!

Edilene Freitas 28/01/2023

Gostei muito da Lygia contista, a forma como ele escreve a história sem pressa, desenvolvendo o que realmente importa nas entrelinhas. Alguns contos não funcionaram tão bem pra mim, como o conto Meia Noite em ponto em Xangai. Porém, a coletânea é bem intensa e os desfechos dos contos são de deixar o leitor de queixo caído com a maestria da Lygia ao desenrolar uma história que sempre surpreende.