O Sofá Estampado

O Sofá Estampado Lygia Bojunga

Resenhas - O Sofá Estampado

1 | 2 | 3 | 4

Ipê 15/08/2023

Simplesmente o livro mais tocante do mundo. Li quando era adolescente e reli recentemente tendo a confirmação de que, definitivamente, não é livro pra criança.
Chorei em vários momentos. É muito tocante, muito sensível e NECESSÁRIO! Aborda questões difíceis de serem tratadas com crianças e é um livro infanto-juvenil, com a linguagem acessível mas muito marcante, íntimo e doloroso...
Simplesmente perfeito.

Pieri 05/01/2024

Adorável
Eu amo livros infantis e amei essa história.

Foi o meu primeiro contato com a autora e estou louco por mais.

O sofá estampado nos traz Vítor, um tatu, que depois de atingir a vida adulta se nega a assumir a empresa da família e decide viajar.
O intuito era ir para o litoral, ele possuí um desejo de ser que nem a sua avó, uma exploradora.

No meio da viagem, em Rio de Janeiro (não posso falar com exatidão, não me recordo), ele acaba esbarrando com a Dalva, uma gata angorá.
Neste encontro, o tatu acaba se apaixonando pela gata.

Dalva deixa cair a sua medalha, ela venceu o concurso de quem mais assiste televisão, Vítor avista a medalha e corre para entregar a ela.
No meio da multidão, ele não consegue alcança-lá, mas consegue o endereço dela para levar a medalha.

Ao entregar a medalha A dona da casa (humana) convida o Vítor para tomar café, ele aceita e pede a gata em namoro, iniciando um ?romance?.

Dalva não dá a mínima para Vítor, ela realmente só fica deitada no sofá estampado assistindo a televisão.

Vítor então decide ir a algum programa para chamar a atenção de Dalva.

Ele entra em contato com uma agência para realizar alguns comerciais.

Durante a realização desses trabalhos ele conhecerá outras ?pessoas? e suas histórias.

O livro infantil nos traz muita reflexão, aborda temas como desmatamento, extinção e amor próprio.

Gabriela.ts 23/04/2023

Resenha: o sofá estampado
Bom...
Não achei lá uma maravilha, mas também não achei um ruim, só a história não me interessou muito.

Vih1409 08/04/2023

O sofá estampado
É uma leitura levinha, no começo não entendi nada, no final parecia que estava no começo, brincadeiraKKKKKK
É mt bom pra sair da ressaca.

gabi1692 20/01/2023

sou apaixonada na lygia e acho que os livros dela são pra qualquer idade. é uma história simples, engraçada e que traz críticas sociais; além do acompanhamento da ansiedade do tatu. ótimo pra sair da ressaca, leitura rápida e fluida! perfeito demais!

Lucy 21/10/2022

Vítor, o tatu antissocial
Não tinha sinopse nenhuma na capa e também não fui atrás. Achei que ia ser só uma estória sobre um sofá, mas foi além.

Uma odisseia de autoconhecimento do tatu Vítor. Ele esbarra com vários assuntos, como meio ambiente, aceitação, vazio existencial, luto (porque sempre tem que ter nas abras da autora), mundo corporativo, a alienação da tevê e um sofá com estampa.

Ele parece confuso no começo, e no final é igual ao começo, mas mesmo assim foi uma leitura interessante. Vale uma releirura daqui a alguns anos. A escrita é fluida, e passa bem rápido, eu é que só leio 25 página por dia, mas dá pra ler até em um dia se a pessoa tiver inspirada.

Raquel Marina 04/07/2022

Adoro como Lygia Bojunga consegue falar de temas complexos com uma linguagem fluída e coloquial, sem perder qualidade literária. Em sofá estampado os temas são muitos: desmatamento, ganância, alienação, indústria televisiva e publicidade. De modo quase vertiginoso ela foi levantando situações que evidenciavam a crise da globalização com personagens como uma gata, um tatu e uma hipopótama trazendo ludicidade nessas abordagens. É Lygia Bojunga sendo Lygia Bojunga. Não se tornou um dos meus favoritos dela, mas valeu a leitura.

Vini 30/11/2021

Decepção?
Esse livro tenta passar alguma mensagem, porém não consegui captar, o livro é completamente sem sentido além de ser totalmente confuso.

manu 10/09/2021

o livro não faz sentido nenhum, mas acho que esta é a parte mais interessante dele. se vc quer uma leitura diferenciada, recomendo. me senti alegre enquanto lia.

Gaudio 06/07/2021

me surpreendeu demais
no começo eu não estava muito animada com o rumo que a história estava tomando e em muitas partes achei confuso o que a autora quis passar,em compensação os diálogos e gírias que ela usa são fantásticos,o desenvolvimento do principal e a crítica social são o ponto alto dessa história

Lucy 14/06/2021

Esse livro é muito precioso! A escrita da Lygia é sempre maravilhosa, a história de Vítor é muito encantadora, a maneira como ele consegue dar a volta por cima depois de tantos problemas e seguir os passos da sua avó.

Lucy 14/06/2021

Rosana 22/10/2016

O sofá estampado
Conta sobre o amor de um tatu por uma gata angorá de uma forma singela e divertida e do esforço dele para se tornar seguro e feliz.
Carolina.Alves 18/04/2017minha estante
Bom Dia estou fazendo um trabalho no curso de formação de professores sobre Lygia bojunga é preciso construir um de tecido gostaria de saber o final dá história, que não achei o livro. Desde já obrigada

Natalia 29/09/2014

O Sofá Estampado
O sofá estampado

O sofá estampado é um livro infantil da gaúcha Lygia Bojunga que começa assim: É pequeno, tem só dois lugares. E fica perto da janela, Pro sol não desbotar o estampado....

O livro conta a história de Vitor, um tatu muito quieto que sempre cavava buraco pra poder esconder seus acessos de tosse nervosa e que era apaixonado por uma gata chamada Dalva, que pra ganhar um concurso de quem assiste mais televisão, ela passa todos seus dias sentada no sofá estampando em frente à TV.

Vitor pra conseguir chamar sua atenção resolve aceitar o convite da Dona Popô, uma hipopótamo produtora de TV, e começa a fazer vários comerciais, até que toma coragem e pede a Dalva em namoro e ela aceita, porém, Vitor quer se casar com Dalva e também resolve pedi-la em casamento.

No entanto, a Dalva nunca dá atenção a nada, porque tudo o que interessa a ela é ficar vendo televisão e atendendo o telefone pra informar o que ela esta assistindo e assim ganhar o concurso de quem mais assiste TV. Vitor sempre que fica muito nervoso começa a cavar desesperadamente, e com a falta de atenção de Dalva ele começa a cavar também o sofá estampado, até que ele acaba voltando ao passado.

Assim a gente consegue conhecer alguns traços de sua personalidade e também sua avó, uma senhora a que vive viajando o mundo e a quem Vitor se apega muito, porque ele adora passar horas conversando com ela e ouvir suas histórias das viagens.

O sofá estampado é um livro que usa de recursos comuns à fábulas e muita simbologia para contar uma história que apesar de ter a intenção de transmitir uma lição de moral raramente se mostra uma leitura chata ou entendiante.

É um livro que se passa em alguns momentos no passado e em alguns momentos no presente, é uma narrativa bem fácil e gostosa, que mostra o tatu Vitor descobrindo suas fragilidades e caráter, e nos faz pensar em como nós sempre estamos buscando nosso lugar no mundo e como nós lidamos com as perdas e rejeições.

site: http://natalia.blog.br/2014/09/24/resenha-do-25o-livro-do-ano-o-sofa-estampado/

1 | 2 | 3 | 4