A viagem de Cilka

A viagem de Cilka Heather Morris

Resenhas -

Bel 24/05/2024

A mulher mais corajosa que a Europa ja teve. Livro no início maçante, mas depois te prende de uma forma impossível de parar. A coragem de Cilka e sua incrível vontade de viver é inspiradora.

Lulu 23/05/2024

Me emocionei ao descobrir que os horrores que as mulheres sofriam nas mãos dos nazistas, foram uma desculpa para sofrerem também nas mãos da união soviética.
Me emocionei também ao ler tamanha cumplicidade entre mulheres tão diferentes e ao mesmo tempo com histórias tão parecidas. Indico demais!

Suellen.Hosoi 21/05/2024

Um livro tocante, triste, inacreditável. Uma história de amor, amizade e muito sofrimento. Cilka uma menina que amadureceu e se transformou numa mulher de grande sensibilidade. Depois de tanto sofrimento em Auschwitz-Birkenau, ninguém poderia imaginar o quanto ela poderia suportar. Resistência e amor, definem essa guerreira.

V ROSA 22/02/2024

????????
Fazia muito tempo que não chorava com um livro. Que coisa perfeita, triste e inspiradora! Cilka é uma inspiração de mulher, que lutou e fez de tudo para sobreviver. Ela ainda teve esperança de amar e viver amizades lindas, mesmo em lugares horríveis. E o final foi perfeito! ??

Eduardo1304 19/01/2024minha estante
Le Chaim !

emillyleituras 03/07/2023

Uma história que merece ser contada
Após 2 anos e meio como prisioneira em Auschwitz - onde chegou com apenas 16 anos - Cilka Klein é condenada pelos soviéticos a 15 anos de prisão em Vorkuta na Sibéria, em um gulag russo.
O livro, baseado em fatos históricos descobertos sob muitas pesquisas e relatos dos que conviveram com Cilka contam sua história como prisioneira dos soviéticos, intercalada com cenas de sua prisão em Auschwitz. A jovem foi condenada, entre outras coisas, por "se prostituir ao inimigo" e seu papel como líder no bloco 25 do campo em que era cativa. Ela foi, na verdade, violentada (diversas vezes) e fez o que foi preciso para sobreviver.
É um relato muito bem escrito das condições insalubres de vida nos Gulagui russos, que reuniam desde assassinos e estupradores a qualquer tipo de "contra revolucionário" ou pessoas "pertencentes a nações não confiáveis" sofrendo com trabalho árduo, frio rigoroso, doenças, fome e abusos de todos os tipos de outros prisioneiros.
Cilka sobreviveu. Era uma jovem inteligente que se destacou e ajudou muitos trabalhando na área hospitalar do campo, salvando vidas, enquanto carregava o fardo de estar sozinha no mundo, de ser novamente privada de tudo e dos horrores vividos "no outro lugar".
É uma história de coragem e empatia na busca pela sobrevivência pessoal e de outros. De encontrar compaixão e amor em lugares horríveis.
A trajetória de uma mulher inocente até liberdade, que foi muito bem escrita, transmitindo emoção, tristeza e revolta.
"? O que você está fazendo, Cilka, é a única forma de resistência que você tem? Permanecer viva. Você é a pessoa mais corajosa que já conheci, espero que saiba disso."

Will.Leite 23/06/2023

Condenada por ter escolhido viver
Atraído pelo livro ?O tatuador de Auschwitz?, também da Morris, me interessei por este romance. E gostei de descobrir que, dessa vez, a história seria contada principalmente sobre a vida de Cilka, a protagonista que sobreviveu ao campo de concentração nazista, imediatamente após o fim da segunda guerra.
Sempre esteve no meu imaginário que sobreviventes e libertados da guerra, no geral, estariam livres pra reconstruir suas vidas livre e imediatamente. Não foi o caso de Cilka (e muitos outros) que, por ?se render? aos nazistas em troca de sobrevivência, foi julgada pelos soviéticos como aliada dos alemães. Que loucura!
Me frustrei um pouco ao descobrir, no fim, que boa parte (qual parte não é revelada rsrs) dos personagens são fictícios. Se eu soubesse disso, teria lido a nota da autora logo de cara.

O pósfacio de Owen Mathews é excelente principalmente pra se ter uma boa noção do que eram os tais gulags soviéticos, pra onde presos políticos e aliados alemães (incluindo Cilka) foram levados. Até recomendo começar a leitura pelo posfácio rsrs

Quellen 21/06/2023

Uma leitura difícil
Cilka é uma das personagens mais fortes que já li, ainda adolescente foi jogada em um campo de concentração e estuprada por três anos, quando se vê livre é acusada de "dormir" com o inimigo e enviada para uma prisão no meio do nada na Sibéria por 15 anos.
Quando pensamos que tudo de ruim já era pra ter acontecido em sua vida, vem uma nova avalanche de situações dentro da prisão, mas ela permanece impassível nas adversidades.
Uma leitura difícil, mas que prende nossa atenção do início ao fim.

Mi Rubin 20/06/2023

Difícil até comentar sobre essa leitura.

Saber que tudo isso foi real, que todo o sofrimento da Cilka e de tantas outras mulheres, foi tamanho.

Apesar de tudo, saber que no fim, ela conseguiu ter uma boa vida. Que conseguiu perceber que era digna de viver um amor e formar uma família, dá um quentinho no coração.

triz.parente 16/05/2023

Eu amei muito a leitura, chorei em alguns momentos inclusive. Sei que é um livro BASEADO em uma história real, e a autora deixa claro que alguns eventos foram inventados por ela para compor a história, porém, acho que em alguns momentos ela pesou um pouco a mão e deixou o livro um pouquinho cansativo em alguns momentos. Mesmo assim, amei demais, e valeu a pena a leitura.

Ju Andrade 10/05/2023

Forte e impactante
O livro funciona como a continuação da história de Cilka, uma personagem do livro anterior " O tatuador de Auschwitz".
A história é muito forte e mostra como essa mulher foi forte e corajosa.
Mas um ponto negativo é que assim como explicado pela autora tem muitas partes ficcionais e/ou representam várias histórias relatadas como se fosse de uma pessoa só é devido a isso não é um relato tão fiel e real quanto o livro anterior.
Mas é um livro muito bom e com ctz vale a pena a leitura

bieussauro 29/03/2023

Indescritível
Essa é definitivamente uma das histórias mais chocantes que eu já li.
Heather Morris foi certeira em boa parte da sua ficção criada nesse livro, o que me deixa com uma pulga atrás da orelha. O que realmente aconteceu e o que é ficção?

Claudia 10/03/2023

O livro é bom!
Daqueles que te fazem chorar e se revoltar, mas também me pergunto como um ser humano pode sobreviver a dois infernos na terra.
Incrível!