Seara Vermelha

Resenhas - Seara Vermelha

1 | 2 | 3 | 4

Helena 07/11/2021

Relato da miséria
Jorge Amado é um autor excepcional da literatura brasileira e essa é mais uma de suas tristes, porém realistas, obras sobre o sertão.
Seara Vermelha se passa inicialmente no sertão nordestino e relata a vida de uma família que foi expulsa do pedaço de terra de uma fazenda onde trabalhava. A história não possui personagem principal, e se possui é um personagem abstrato: a miséria. O conteúdo abordado é muito sensível e, muitas vezes, chocante.
A viagem da família principal em busca de uma condição de vida melhor é relatada no livro um: "Os caminhos da fome", e acompanha o percurso do Êxodo Rural Nordeste-São Paulo.
No Segundo Livro, "As Estradas da Esperança", há a trajetória dos três filhos que saíram da fazenda antes que ela fosse vendida, esse livro possui uma reviravolta triste e, como o primeiro, traz temas extremamente sensíveis, mas reais e comuns à vida da época.
No geral, o tema do livro gira em volta do domínio de terras pelos grandes fazendeiros e as consequências disso para a população pobre rural, é uma obra que, como qualquer outra, vale a pena tomar coragem para ler.
Ao apreciar esse livro é preciso ter em mente quem era Jorge Amado e também seu posicionamento sobre a política e sociedade da época, não adianta ler o livro e julgá-lo apenas pelo conteúdo sociopolítico

Adriano 09/11/2021

Épico do êxodo, da luta pela sobrevivência e dignidade.
Trágico e brutal.

"Os brotos de dor e de revolta cresciam naquela seara vermelha de sangue e fome, era chegado o tempo da colheita."

A jornada da família de Jucundina e Jerônimo em direção ao sul.

Com eles estão os filhos, Marta e Agostinho, os 3 netos, Noca, Tonho e Ernesto, a cunhada de Jerônimo, Zefa, e a família do irmão, João Pedro, a esposas Dinah e a filha deles, Gertrudes.
A gata Marisca e o jumento Jeremias.

Outros 3 filhos de Jucundina já partiram da casa. Jão, José e Nenen.

Dos livros que ja li do Jorge Amado esse foi o mais trágico.

Fê Gaia 10/12/2009

Duro
Sem dúvida um dos livros mais tristes q já li. Toda a desgraça do povo nordestino é mostrada nessa narrativa dura, como o é a vida do sertanejo. É quase impossível não se envolver com a história dessa família como tantas outras castigada pela miséria e pela ambição desmedida q rege o mundo. Muitas lágrimas foram derramadas nessas páginas (mais minhas q dos personagens) mas a destino de Marta foi sem dúvida oq mais me despertou raiva e indignação. Se vc deseja conhecer um pouco da realidade longe do conforto e indiferença da cidade, não deixe de lê-lo.

1 | 2 | 3 | 4