Como manter a calma

Como manter a calma Sêneca

Resenhas - Como manter a calma

Jackeline.Declesiva 13/08/2023

Eu sempre ouvir muito sobre não revidar o mal que o próximo faz. Sobre não ser igual, ser e fazer diferente.
Vamos adquirindo experiência com o tempo, e ao fazer a leitura ao pensamento de Sêneca, faz mais um sentido sobre a irá e a escuridão que cerca esse ser. Sobre a irá ser algo destrutivo para nós mesmos como um caminho sem volta e sem o nosso próprio controle. Por mais que aquilo nos magoe, não devemos demostrar e fingir plenitude, isso derruba todo o ser que tenta te fazer o mal.

Michele 30/05/2023

Vislumbre das cartas
Eu achei que seria um pouco mais profundo, que teria algumas análises sobre as cartas fe Sêneca. Porém é um vislumbre raso, tem uma breve biografia ao final e temos também algum contexto sobre o motivo da escrita de seus texto...
Interessante pra quem quer começar..

Everton 28/03/2022

Sêneca explana como a raiva chega a ser uma loucura daqueles que se deixam consumir por sua irracionalidade. Nunca tomar uma atitude ou agir com raiva poderia ser um resumo do que o livro tem a dizer

Gabriel 26/03/2022

"[...] indiferente à Razão e aos conselhos, movida por motivos vãos, incapaz de observar o justo e o verdadeiro, muito parecida com ruínas que desmoronam por cima daquilo que esmagaram." - Assim o filósofo cordobés Sêneca define a ira, logo no primeiro parágrafo deste incrível diálogo, endereçado a seu irmão mais novo, Novato.

Terceiro texto do Sêneca que leio, "Como Manter a Calma" vai abordar temas recorrentes nas obras do estóico, como a inevitável mortalidade da raça humana, a raiva, as paixões (boas e más), a análise de si (algo clássico na filosofia estóica) e os meios para atingir a percepção desses aspectos.

A ira é algo corrosivo, e, uma vez internalizada, é a única paixão que toma as rédeas do ser, sem poder ser controlada até que consiga o que quer - vingança, destruição, sofrimento. Porém, o que a ira não leva em conta (por ser desprovida de razão) é o processo de autodestruição que acontece enquanto ela própria destrói. Sêneca usa os exemplos de Calígula e outros tantos para demonstrar essa destruição causada pela ira.

Porém, segundo o livro, o que causa a ira?

Segundo Lucio (primeiro nome de Sêneca), a ira é causada, principalmente, pelos sentimentos de injustiça, traição, ultraje, ofensa e ego ferido por excesso de confiança. Quando percebemos isso, podemos trabalhar para não deixarmos esses sentimentos aflorarem em nós, pelo menos não a ponto de causarem raiva e ira. Seguindo a tradição estóica, Sêneca diz que a preparação é a melhor forma para não nos sentirmos ofendidos quando algo não ocorre como gostaríamos.

"Sempre considere que algo ofensivo vai ocorrer: um navegador confiante nunca solta totalmente as velas sem ter equipamentos para recolhê-las rapidamente."

O uso de histórias e anedotas dá um ar diferente, até cômico, ao livro, algo que não é comum com outros filósofos. Sêneca tem um dom de prender o leitor, fazê-lo entender com a maior facilidade o que ele quer dizer. E as lições tiradas dos textos desse filósofo são impagáveis. Ninguém sai o mesmo de um diálogo, carta ou peça desse grande escritor.

Essa edição da Nova Fronteira é excelente, maravilhosa. Conta com vários textos de apoio, inclusive um ensaio de Montaigne, intitulado "Sobre a Cólera";  uma breve biografia de Sêneca, que ajuda muito a entender mais o texto; já cronologia da vida do filósofo; ricas notas; um texto de introdução perfeito; um apêndice; e um ótimo texto do Dr. Leandro Chevitasse. Isso tudo, e MUITO mais (muito mesmo) encontramos nesse livro. Eu poderia ficar dias à fio falando sobre ele, mas deixarei o resto para a leitura de vocês.

Em Ilíada, Ajax diz a Odisseu: "ou me levas, ou eu te levo." Já a ira diz: "tu cais, mas vou contigo."

Gab 14/01/2022

Sêneca e a Ira
Nessa seleção de textos do filósofo estoico Sêneca sobre a ira o autor trás a sabedoria do filósofo para ajudar o leitor no cominho do crescimento pessoal e da renovação de valores, combatendo os males de uma era de ódio que persiste até os dias atuais.

Fernanda.Lopes 06/01/2022

Ótimo pra conhecer Sêneca
Quem tem interesse em Sêneca, mas não sabe bem por onde começar, pode gostar de Como manter a calma.

O livro traz trechos do livro Da Ira, de Sêneca, e conta com um bom material de apoio: introdução, notas e uma biografia de Sêneca.

Algumas escolhas editoriais não me agradaram muito, como as notas no fim do livro e não da página, mas é um bom livro.

Rafael_Santiago 10/10/2021

Um argumento contra a raiva
Mantendo o estilo epistolar Sêneca usa como mote uma carta ao irmão que supostamente teria pedido conselhos sobre como controlar a sua ira. O livro é um apanhado dos fragmentos do que comporiam tal resposta. Nelas o autor analisa a ira sobre diversos ângulos: os malefícios causados ao indivíduo e aos que o cercam, suas origens, como controlá-la além de como acalmar uma pessoa irada.

O livro num todo compõe um argumento, em muitos momentos bastante eloquente, para tentar convencer o leitor do quão prejudicial a ira pode ser e porque devemos buscar eliminá-la de nossas vidas.

Tratando de um problema tão humano e crônico, o livro não deixa de ser atual em quase todos os seus aspectos.

Acaba também por ser um argumento em favor da paz individual e coletiva.

Especula-se que o contexto que motivou as cartas seja apenas uma desculpa para que ele pudesse discorrer de forma mais isenta sobre a crueldade presenciada, tão de perto, por ele nas regências de Calígula e Nero. Sêneca acabou sendo vítima fatal da ira de Nero, porém segundo relatos, manteve-se fiel até o último momento às ideias que introduz nesse e em outros ensaios, não perdendo a calma ou se lamentando em nenhum instante enquanto fazia cumprir a pena a que foi injustamente sentenciado.

Felipe Augusto 04/06/2021

Ótimo
Como sempre as reflexões de Sêneca em um texto tão antigo mas que se encaixa totalmente na nossa atualidade nos pondo a refletir das nossas emoções durante nossa vida e como tratamos as pessoas.

Lorena.Nascimento 10/12/2020

Não espere conhecer a obra de sêneca
O livro não segue a proposta de elucidar o pensamento de sêneca. Vc conhecerá a vida e o contexto histórico a qual ele esteve inserido, porém somente vislumbrará o seu pensamento ....