José e Pilar: Conversas inéditas

José e Pilar: Conversas inéditas Miguel Gonçalves Mendes

Resenhas -

Marcos Nandi 01/03/2024

Eu não entendi os primeiros textos do livro que versa sobre sonhos. Achei desconexo do livro que é um livro de conversa do autor com Saramago e sua esposa Pilar, com introdução do Valter Hugo Mãe.

Não é um livro muito revelador, mas falará sobre fé, medo (ou inexistência dele) da morte. Vai contar sobre o caso do diário de notícia que envolve Saramago, e também, da história curiosa sobre o seu sobrenome.

As entrevistas são alternadas.

Pilar, por sua vez, é muito direta, chegando a ser engraçada. Totalmente sem filtros. Vinda de uma família de classe média, da Espanha, ela é além do seu marido. É a Pilar. Uma mulher com história e trajetória própria.

Vivendo uma monotonia (com muito trabalho) os entrevistados vão revelando fatos interessantes sobre a vida de casal, e como é lidar com a fama. É interessante ler que Saramago não enxergava o tamanho de sua obra. Achava que tinha livros publicados, mas que não tinha uma obra.

É um bom livro.