As Três Marias

As Três Marias Rachel de Queiroz

Resenhas - As Três Marias

Pri @nossorefugioliterario 12/06/2024

O livro foi publicado em 1939, escrito em primeira pessoa, acompanhamos a história de Maria Augusta (Guta) e suas melhores amigas, Maria José e Maria da Glória.

Guta as conhece na infância assim que chega ao internato (a autora Raquel de Queiroz se baseou no internato onde estudou e esta edição traz as fotos do Colégio), além das "três Marias", também conhecemos outras meninas, da infância até a vida adulta.

É um livro que mesmo sendo de outra época ainda assim conversa com o leitor, eu mesma me senti abraçada em uma cena do livro, assim como as Marias do livro, somos únicas com acertos e erros, com sonhos diferentes, vamos amadurecendo e perdendo aos poucos a inocência. Acredito que As três Marias vai tocar cada leitor de uma forma diferente.

Luisa 02/06/2024

Clássico
As mazelas de ser uma mulher no início do século Xx infelizmente se mostram ainda muito atuais.

As obrigações, as expectativas que se criam em forma do feminino, os casamentos de pais viúvos que afastam suas filhas do convívio em prol de suas novas esposas, a religiosidade tantas vezes tóxicas.

Mah â 29/05/2024

Juntas
Mesmo com os problemas e as angústias da vida adulta, as três Marias sempre brilham juntas.
História linda, adoro esse livro e a maneira de escrita.

Marília 23/05/2024

É uma história de formação. Achei que o pósfacio complementou e explicou bem as ações ocorridas durante a história.

Vanessa2114 10/05/2024

Olhar sensível e crítico para as questões femininas
"As Três Marias", é uma obra emblemática de Rachel de Queiroz, uma das mais importantes escritoras brasileiras e a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. O livro narra a história de três amigas ? Maria José, Maria Augusta e Maria da Glória ? que, apesar de partilharem o mesmo primeiro nome e uma forte amizade, possuem personalidades e destinos bastante distintos.

A narrativa é ambientada no Nordeste brasileiro e se desenvolve em torno das experiências de vida, amores, desilusões e sonhos dessas três mulheres, desde a adolescência até a vida adulta. Rachel de Queiroz utiliza uma linguagem fluente e cativante, que captura a essência das personagens e do contexto social e cultural em que estão inseridas. A autora explora temas como o papel da mulher na sociedade, a busca pela felicidade, a força da amizade e as escolhas que definem nossos caminhos.

A obra é considerada um marco na literatura brasileira, não apenas pela qualidade literária, mas também pelo olhar sensível e crítico que Rachel de Queiroz lança sobre as questões femininas e sociais. "As Três Marias" é uma leitura que promove reflexão sobre a condição humana, os laços afetivos e a complexidade das relações sociais.

Mariana113 09/05/2024

Foi uma leitura bem arrastada pra mim. Apesar da escrita incrível da Rachel, senti a história um pouco monótona. Gosto do protagonismo feminino, a forma que ela descreve emoções e sensações, mas não achei o enredo muito bom.

Magda.Marilise 26/04/2024

Melancolia autobiográfica
Eu já havia lido "O Quinze" de minha conterrânea Rachel de Queiroz e gostado bastante se sua prosa, sem rodeios e ao mesmo tempo tão poética. É tão raro encontrar trar um autor cuja escrita dialoga profundamente com você!

As Três Marias me arrebataram por completo, com suas diferentes personalidades e diferentes destinos, sendo acima de qualquer coisa, ineparaveis.

Acompanhar a jornada delas a partir da perspectiva de Guta nos faz refletir sobretudo sobre o lugar e as expectativas sobre as mulheres, principalmente na década de 30.

Recomendo demais a leitura!

mitski's wife 21/04/2024

Melancólico
Demorei algumas páginas para engatar na leitura. Achei o início chato e lento, mas o restante compensou. O ar melancólico da metade para o final do livro me lembrou "A redoma de vidro". Assim como quis que Esther fosse feliz, também desejei que Maria Augusta encontrasse a felicidade, mesmo eu não gostando de nenhuma das duas.

Kaillane.Brito 19/04/2024

As três Marias
Muito bom, foi o primeiro livro que eu li então sempre será um livro especial pra mim, muito bom aprendi muita coisa!!

Bruno.Cresttani 14/04/2024

As Três Marias - Rachel De Queiroz
Muito bom para a minha cultura na leitura, mas achei o livro meio chato para mim. o livro é ótimo e a história é genial, mas p mim achei lento. o livro nãoe pegou como qualquer outro, mas acho que é lei para todos que tem a carteirinha de leitor.

Sthefany.Couto 07/04/2024

As Três Marias
Não sei o que escrever... Foi uma leitura que me surpreendeu, pq imaginava que iria ser uma escrita monótona e que eu não iria entender nada. Mas foi o contrário. Então eu gostei, só não foi o melhor livro que já li. Foi ok.

Araujo20 29/03/2024

Três destinos
Essa história de Rachel me pegou bem mais que O quinze. Me impressionou pela simplicidade da narrativa e pela profundidade das reflexões. Três jovens que têm seus destinos ?brevemente? cruzados, mas que são tão naturalmente diferentes. Diferentes e amigas?
Uma narrativa sobre o destino de várias mulheres, suas relações e escolhas (e muitas vezes a falta delas).

Paula 14/03/2024

As três Marias
O livro possui influências da história biográfica da autora com alguns elementos ficcionais elaborando o enredo. Marquei algumas partes do livro, especialmente aquelas em que Rachel de Queiroz fala sobre o cotidiano das mulheres, questionando-o sem se prolongar, conseguindo misturar frieza, racionalidade e poética aos sentimentos.