As três Marias Rachel de Queiroz

Resenhas - As Três Marias

Vanessa2114 10/05/2024

Olhar sensível e crítico para as questões femininas
"As Três Marias", é uma obra emblemática de Rachel de Queiroz, uma das mais importantes escritoras brasileiras e a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. O livro narra a história de três amigas ? Maria José, Maria Augusta e Maria da Glória ? que, apesar de partilharem o mesmo primeiro nome e uma forte amizade, possuem personalidades e destinos bastante distintos.

A narrativa é ambientada no Nordeste brasileiro e se desenvolve em torno das experiências de vida, amores, desilusões e sonhos dessas três mulheres, desde a adolescência até a vida adulta. Rachel de Queiroz utiliza uma linguagem fluente e cativante, que captura a essência das personagens e do contexto social e cultural em que estão inseridas. A autora explora temas como o papel da mulher na sociedade, a busca pela felicidade, a força da amizade e as escolhas que definem nossos caminhos.

A obra é considerada um marco na literatura brasileira, não apenas pela qualidade literária, mas também pelo olhar sensível e crítico que Rachel de Queiroz lança sobre as questões femininas e sociais. "As Três Marias" é uma leitura que promove reflexão sobre a condição humana, os laços afetivos e a complexidade das relações sociais.

Mariana113 09/05/2024

Foi uma leitura bem arrastada pra mim. Apesar da escrita incrível da Rachel, senti a história um pouco monótona. Gosto do protagonismo feminino, a forma que ela descreve emoções e sensações, mas não achei o enredo muito bom.

Magda.Marilise 26/04/2024

Melancolia autobiográfica
Eu já havia lido "O Quinze" de minha conterrânea Rachel de Queiroz e gostado bastante se sua prosa, sem rodeios e ao mesmo tempo tão poética. É tão raro encontrar trar um autor cuja escrita dialoga profundamente com você!

As Três Marias me arrebataram por completo, com suas diferentes personalidades e diferentes destinos, sendo acima de qualquer coisa, ineparaveis.

Acompanhar a jornada delas a partir da perspectiva de Guta nos faz refletir sobretudo sobre o lugar e as expectativas sobre as mulheres, principalmente na década de 30.

Recomendo demais a leitura!

mitski's wife 21/04/2024

Melancólico
Demorei algumas páginas para engatar na leitura. Achei o início chato e lento, mas o restante compensou. O ar melancólico da metade para o final do livro me lembrou "A redoma de vidro". Assim como quis que Esther fosse feliz, também desejei que Maria Augusta encontrasse a felicidade, mesmo eu não gostando de nenhuma das duas.

Kaillane.Brito 19/04/2024

As três Marias
Muito bom, foi o primeiro livro que eu li então sempre será um livro especial pra mim, muito bom aprendi muita coisa!!

Bruno.Cresttani 14/04/2024

As Três Marias - Rachel De Queiroz
Muito bom para a minha cultura na leitura, mas achei o livro meio chato para mim. o livro é ótimo e a história é genial, mas p mim achei lento. o livro nãoe pegou como qualquer outro, mas acho que é lei para todos que tem a carteirinha de leitor.

Sther 07/04/2024

As Três Marias
Não sei o que escrever... Foi uma leitura que me surpreendeu, pq imaginava que iria ser uma escrita monótona e que eu não iria entender nada. Mas foi o contrário. Então eu gostei, só não foi o melhor livro que já li. Foi ok.

Araujo20 29/03/2024

Três destinos
Essa história de Rachel me pegou bem mais que O quinze. Me impressionou pela simplicidade da narrativa e pela profundidade das reflexões. Três jovens que têm seus destinos ?brevemente? cruzados, mas que são tão naturalmente diferentes. Diferentes e amigas?
Uma narrativa sobre o destino de várias mulheres, suas relações e escolhas (e muitas vezes a falta delas).

Paula 14/03/2024

As três Marias
O livro possui influências da história biográfica da autora com alguns elementos ficcionais elaborando o enredo. Marquei algumas partes do livro, especialmente aquelas em que Rachel de Queiroz fala sobre o cotidiano das mulheres, questionando-o sem se prolongar, conseguindo misturar frieza, racionalidade e poética aos sentimentos.

Beatriz 10/03/2024

Do ? #$%!&
Achei do ? #$%!& , eu li pra faculdade pra ser mais exata, leitura obrigatória e etc, e foi meu primeiro contato real com literatura classica brasileira, já havia tentando ler outros livros mas não consegui e esse eu gostei do começo ao fim, é a definição de female rage! eu adorei! recomendo! a escrita é fácil, dá pra compreender tudo, enfim aí maravilhoso, só tem alguns problematizas, o que seria óbvio, mas tirando isso eu adorei a obra e recomendo!

esse livro foi definitivamente escrito por uma mulher que sabia EXATAMENTE o que estava querendo passar para outras mulheres

Amanda2041 07/03/2024

É um livro muito falado. Eu acho que não me adaptei bem a leitura e acabei não aproveitando bem.
Achei que as coisas aconteceram rápido demais - as mudanças.
Mas sem dúvidas ele tem sua importância na literatura.

marielensantanna 02/03/2024

Resenha As três Marias
Primeiro livro dessa autora, e me apaixonei pela escrita. É um livro muito bonito, que trata questões profundas de maneiras poéticas

@Matcholo 01/03/2024

O livro é tão bom que eu devorei ele kkk eu já sou um grande fã de Rachel de Queiroz, mas esse livro me pegou de jeito pela potência e pedrada que ele é. Acredito que seja uma obra obrigatória para todo brasileiro, e dos que li dela é o mais sentimental e introspectivo (talvez pelo fato de ser em primeira pessoa) mas me levou a pensar e questionar uma infinidade de temas que por vezes são tudo como banais, recomendo demais essa leitura, é cedo para falar já sinto gosto de uma das melhores do ano, com certeza um livro que marcou minha vida de leitor, leiam.

GabrielTh 24/02/2024

Clássico
Escrita simples e direta. Personagens profundos e bem dileneados entre si. Passeio pelo mapa do Brasil. Lingua portuguesa atemporal fácil de entender. Baita livro leve para se ler.
@Matcholo 29/02/2024minha estante
Estou lendo e amando esse