Treze à Mesa

Treze à Mesa Agatha Christie...

Resenhas - Treze à Mesa

Asenhoritadoslivros 03/11/2015

Muito Bom!
Meu primeiro livro de Agatha Christie, e posso dizer que comecei com o pé direito, primeiro porque o livro não possui aqueles momentos em que a história fica meio arrastada, do inicio ao fim, o livro te mantém preso a leitura, a cada pagina lemos novos detalhes sobre o caso, uma pista aqui, outra ali, enfim... durante a leitura elaborei alguns palpites, mas infelizmente ou não, não acertei nenhum, porque Agatha me surpreendeu no final, e depois de ler as explicações de Poirot, vi que tudo se ajustava, brilhante! recomendo.
Daiane Amanda 03/11/2015minha estante
*-* Que coisa mais linda...você pegou o espírito dos livros da Agatha nessa tua resenha ^^
Ela sempre nos surpreende no desfecho dos crimes =)
Que bom que gostou do livro =)

Asenhoritadoslivros 03/11/2015minha estante
Foi muito bom Daiane, e ainda bem que eu tenho mais 6 livros dela na minha estante para ler, rsrs :)

Daiane Amanda 03/11/2015minha estante
Que felicidade isso *-*
Boas leituras então =)

Natalia.Arnoldi 03/11/2015minha estante
Ela sempre surpreende!

Asenhoritadoslivros 03/11/2015minha estante
Surpreendeu mesmo Natalia.

Jão 22/09/2023minha estante
Esse ai Tá na lista. É nível Assassinato de Roger Ackroyd memo?

Sofia.Cerbasi 22/09/2023minha estante
Eu acho O assassinato de Roger Ackroyd melhor, mas Treze à mesa também é um ótimo livro

Wagner Fernandes 25/09/2023minha estante
Gostei muito desse. Inesperado.

Wagner Fernandes 25/09/2023minha estante
O Assassinato de Roger Ackroyd, Assassinato no Expresso do Oriente, E não sobrou nenhum (ou O caso dos dez negrinhos), Os cinco porquinhos, Um crime adormecido, O inimigo secreto são todos bons livros.

Sofia.Cerbasi 25/09/2023minha estante
E não sobrou nenhum e O Assassinato de Roger Ackroyd são meus preferidos dela (por enquanto). Os Cinco Porquinhos não li ainda, achei o nome curioso

Natasha 09/08/2012

Extraordinariamente extraordinário. Sim, aqui tem que ter redundância sim! Acho que qualquer elogio à inteligência de Agatha Christie é inferior a sua pessoa.
Treze à Mesa se converteu para mim em um dos melhores livros que li da escritora inglesa.
Quanto imaginava que o assassino seria um dos três suspeitos que tinha em mente, e quando essa suspeita tornou-se certeza no final dos livros, eis que Agatha, ou Hercule Poirot ''samba'' divinamente na minha cara e mostra que estou totalmente errada. Mas não estou chateada. Claro que não. O sucesso e o charme das histórias de Agatha é exatamente isso: o leitor se surpreender no final. E a autora trabalha essa surpresa de forma magistral.
Além de Poirot, também adoro o Hastings. Acho que ele serve como uma representação do público. Poirot sempre age com mistério e não conta suas suspeitas, terminando assim por frustrar seu amigo, e consequentemente, ao público também.
Enfim, sem mais palavras a esta bela história. Como disse no começo, qualquer elogio feito aqui será inferior à escritora e a sua obra. ;)

PS: Apesar de ser mencionado o título do livro, eu não compreendi o porquê dele ser esse. :/
Luiza 31/03/2013minha estante
Eu acredito que o título esteja relacionado ao jantar em que Jane Wilkinson compareceu na noite do assassinato de Lord Edgware.No capítulo 15 do livro,Mr Ross (que estava no jantar),falou que à mesa estavam treze pessoas,pois alguém tinha faltado.Não sei se isso influencia o desenrolar dos fatos,pois ainda não terminei de ler,estou no capítulo 18.
Bjs
bye,bye

Natasha 02/04/2013minha estante
Pois é, eu fiquei pensando nesse fato também. Mas não vi nada de significativo sobre isso pra ser o título do livro. Se você encontrar alguma coisa a respeito, me fala. Sou um pouco distraída e talvez algo tenha passado batido. Bjuus ;)

Matheus P. 21/04/2014minha estante
O título é um dos mistérios do pessoal responsável pelo marketing de vendas no Brasil... Entra, ao lado de filmes como o clássico "The Graduate" (que recebeu nome de "A Primeira Noite de um Homem" em terras tupiniquins); para a lista de traduções bizarras.

Verifique: o nome original é "Lord Edgware Dies". Sei que faz um ano que você leu o livro, mas, em certa parte, é comentado que seria um título chamativo caso fosse escrito um romance sobre aquela investigação. Neste sentido, o título "Lord Edgware morre" teria uma certa intertextualidade, seria inteligente. Porém... Não foi mantido aqui. "Treze à mesa" foi considerado um nome mais chamativo aos brasileiros - e é isso.

À parte, concordo muito com sua resenha. Agatha é inteligentíssima, tanto por bolar histórias tão engenhosas, quanto por colocar Hastings para narrá-la. A identificação com o leitor é instantânea.

Leia "O Assassinato de Roger Ackroyd". É o melhor livro policial que já li.

Natasha 07/05/2014minha estante
Oi Matheus, obrigada por esclarecer a questão do título. Fiquei tão focada em achar sentido para ele que não me liguei nessa hipótese.

Como eu citei na resenha, adoro o Hastings. Assim como o Poirot, acho ele incrível!

E obrigada pela indicação. Irei procurar o livro ;)

Michela Wakami 20/05/2023

Nesse eu fui feita de trouxa tantas vezes, que o meu cérebro entrou em pane.
Muito criativo e surpreendente.
Núbia Cortinhas 20/05/2023minha estante
Adoro quando o autor (a) consegue me enganar direitinho kkkkk.

Michela Wakami 20/05/2023minha estante
Eu também, são os melhores.?

Adegilson.Alves 29/05/2023minha estante
Senti isso com um gato entre os pombos

Michela Wakami 29/05/2023minha estante
Adegilson, ainda não li esse, fiquei curiosa.
Vou tentar lê-lo esse ano.
É muito bom quando o livro nos deixa assim.??????

Gleiciane.Aline 29/01/2022

Treze a mesa
Livros da Agatha Christie são sempre muito bons e os crimes contados são sempre muito bem elaborados, sem falha alguma. Porém, esse foi um dos livros mais arrastados que li da autora, em grande parte porque Poirot e suas atitudes me incomodaram muito. Um dos pontos que mais me incomoda e torna ele um personagem insuportável ao meu ver é que ele intitula as pessoas ao seu redor como burras só por não entenderem e desvendarem as pistas com tanta facilidade como ele, porém ele deixa as pessoas perdidas, ele não compartilha suas pistas, seus pensamentos com os outros. Então passamos o livro todo perdidos, como Hasting, porque o bendito não consegue compartilhar uma descoberta com ninguém. Só que isso faz o livro não fluir de forma leve e apesar de ter 250 e poucas páginas, parece que estamos lendo um livro sem fim.
Chel 29/01/2022minha estante
A Agatha Christie é top né... qual seu favorito dela, senhorita?

Mirna, mas ngm me chama assim 29/01/2022minha estante
Não li esse dela, mas no assassinato de styles o poirot faz a mesma coisa como nesse é eu amei me instigou a investigar e tentar pensar como ele. Eu acho essa jogada da Agatha de o livro não ser na visão do detetive e sim do amigo muito boa, pq é uma maneira sutil de ela nos inserir no livro, não como alguém a parte, mas sim um investigador novato e amador com muita vontade de trabalhar. E a personalidade do poirot é assim pra ele nos fazer investigar também (mas confesso que, algumas vezes achei ele egocêntrico de mais).

Gleiciane.Aline 30/01/2022minha estante
Roberta, esse seu nome me chamou muita atenção haha! Então, acho que em alguns livros esse jeito dele até que nos instiga a investigar e a tentar pensar. Porém, nesse livro em específico, era todo o tempo, então essa atitude tornou ele insuportável. E como em todo o tempo ele julga Hasting por não notar o que ele nota, é como se ele deixasse Hasting na ignorância. Eu acredito que ele poderia agir em alguns casos como professor, explicando e fazendo com que Hasting não procurasse somente o óbvio. Tem livros que eu não me importo também, que flui muito bem, mas esse foi um livro que não fluiu e eu esperava mais de Poirot.

Gleiciane.Aline 30/01/2022minha estante
Eu gosto bastante de Agatha Christie também Michael. Porém, li somente 4 livros dela, comecei ano passado, motivada por uma amiga leitora. Até então, o que eu mais gostei foi "Um brinde de cianureto", um dos crimes e investigações que mais me prendeu. Agora, não largou mais da Agatha ???

Jess 27/08/2013

Comecei a ler com todas as expectativas do mundo, com tantos fãs minha maior vontade era que a Agatha me conquistasse também, mas levei um tapa na cara.

A leitura é rápida, fácil mas o enredo é fraco. Como todo 'livro policial' se tem a esperança do grande clichê: PQP, NÃO ACREDITO, ELE ME ENGANOU!! Fiquei esperando e nada disso veio.
Não achei a trama e muito menos os personagens envolventes.

Gosto é gosto, cada um tem o seu.
Óbvio que vou ler mais obras da Agatha, ainda quero ser conquistada por ela, mas se dependesse dessa minha opinião seria apenas uma: legalzinho!
Brino 05/01/2014minha estante
A Agatha é uma caixinha de surpresas. Tem livros épicos, livros bons com finais ruins, livros mais ou menos com finais muito bons e livros totalmente fracos, e esse é um deles.

Li outros livros e lhe garanto, dos que eu li é um dos mais fracos. ;)

Jess 06/01/2014minha estante
Ainda bem :D
Futuramente vou ler mais livros dela, quero chegar nas "obras épicas"

Deborah 19/06/2017minha estante
Tente começar do começo: "O Misterioso Caso de Styles" ! É o primeiro livro dela e coincidentemente, sem o mínimo planejamento, foi o primeiro que eu li há muuuuitos anos já. Nunca mais consegui parar. ;)

FRAN329 17/07/2020

Treze à Mesa

Treze à mesa foi o terceiro livro que li da escritora inglesa Agatha Christie. Seus romances são de cunho policial, suspense investigativo de crimes cometidos por seus personagens, que apresentam perfis de pessoas inteligentes e bem estruturadas financeiramente. Olha! Esse livro me prendeu de uma forma inexplicável. Quando comecei a ler não consegui mais parar. Muito bom! 295 páginas muito bem lidas. Confesso que vale muito a pena conhecer as histórias dessa escritora que me tornei fã.
Mas vamos lá! A história acontece quando uma atriz de teatro, uma mulher belíssima decide divorciar-se de seu marido; para isso, ela é capaz de qualquer coisa, mas, decidi pedir ajuda ao detetive Hercule Poirot (tornei-me fã desse personagem pela sua inteligência investigativa e personalidade forte), para ajudá-la a convencer seu marido a dar-lhe o divórcio. No decorrer da história, algo estranho acontece, seu marido Lord Edgware é encontrado morto e aí começam as investigações. Lady Edgware mais conhecida como Jane Wilkinson, esposa dele, era a principal suspeita por querer de qualquer forma o divórcio para casar-se com o duque de Merton. Mas começam a surgir outras suspeitas que distorcem a história e levam o detetive Poirot e seu assistente Hastings a desvendarem esse crime.
As suspeitas são um grupo de atores, composto por 13 pessoas que participaram de um jantar o qual da o título ao livro “Treze à mesa”.
Quem será o acusado?
Gostei muito desse livro, depois de ler “Um corpo na biblioteca” e “O caso dos dez negrinhos”, que para mim foi uma leitura surpreendente, meu primeiro contato com a escritora.
E aí, conhecem a autora? Já leram algum livro dela? Comenta aí se sim.
Sabryelle Torres 17/07/2020minha estante
Adorei esse livro quando li também!

FRAN329 17/07/2020minha estante
Que maravilha, Sabryelle. ;)

Srta. Oliver 16/12/2009

Descobri...
Tenho orgulho de dizer que este foi o único livro de Agatha que descobri o culpado antes das últimas páginas.
Jehpintrix 31/12/2011minha estante
Nunca consegui essa proeza..um dia consigo. hehe

Mauro 15/12/2012minha estante
Esse eu também descobri!

Well.Machado 30/08/2022

Uma assassina fria e IMPECÁVEL num livro extremamente chato!
A leitura desse livro foi tão cansativa que me deixou até com dor de cabeça. Gosto do Hastings como personagem mas ODEIO a narração dele, acho sempre um saco. E o Poirot como sempre estava um poço de chatice também nesse livro. Acho que o livro tem uma premissa bem legal e interessante, mas a leitura é arrastada e CHATA! O caso vai ficando totalmente desinteressante e os personagens igualmente desinteressantes. Uma assassina PERFEITA com os melhores traços da Agatha foi desperdiçada num livro tão CHATO como esse!
Janaina Edwiges 13/10/2022minha estante
Sua resenha tem spoiler no título.

Juliane.Cristina 11/11/2022minha estante
Chato mesmo
Abandonei

Silvio 10/05/2017

Só não gostei de haver muitas citações em francês sem tradução. Ora, um leitor nativo de língua portuguesa não tem obrigação nenhuma de saber francês.
Poirot, embora um gênio, é muito arrogante e nada modesto; chega a ser um chato com Hasting
Muito criativo, como sempre.
A Holdford 31/08/2017minha estante
Creio que faltem traduções de rodapé.... Uma pena que nem mesmo nas novas edições estão colocando elas.

Daniel.Martins 03/09/2018minha estante
Eu também não gostava disso no começo, mas hoje acho estiloso. É só ter um tradutor por perto que resolve.

Rafa 16/07/2021

A Agatha Chistie me prende muito! Demorei tanto para ler algo dela, esse é o quarto livro e só gosto cada vez mais.

Tenho a impressão que os livros dela são extremamente curtos de tão rápida que é a leitura rs flui muito bem!
Marcos Aurélio 16/07/2021minha estante
Comprei um box, só esperando chegar

Rafa 17/07/2021minha estante
Vale super a pena! ?

Duda 09/08/2020

Maravilhoso, mas não é o melhor dela
Mais um livro de Agatha Christie, e ela não cansa de me surpreender! Mais uma vez eu fiquei tentando a todo tempo criar teorias e nada de eu acertar o final kkkk
Gostei muito, mais uma vez do final, afinal é cheio de plot twists, mas não achei o melhor dela
char_benji 09/08/2020minha estante
Qual dela foi o melhor que você leu?

Duda 10/08/2020minha estante
convite para um homicídio e m ou n?

SueSouza 29/02/2020

null
Essa história é Maravilhosa, me enganou direitinho. Agatha mais uma vez, criou uma história incrível, que nos pega de jeito.
Ique 29/02/2020minha estante
O próximo q irei ler..

SueSouza 29/02/2020minha estante
Muito bom esse. Estamos lendo todos da Autora em ordem cronológica

Lidiane 25/06/2012

Nesse livro recebemos tantas informações, são tantos os envolvidos que estava pensando como seria possível montar esse quebra-cabeça. A cada momento novos dados e pessoas eram envolvidos, nos lançando em diferentes direções. Mas é claro que Poirot conseguiu, como sempre juntou cada peça e arrumou uma explicação para cada informação.
Um dos melhores livro que já li de Agatha Christie.
maira 11/01/2013minha estante
Agatha Christime na minha opinião é uma das melhores escritoras a imaginação é brilhante e todos os livros que lê dela forrão maravilhosos, você recomendaria esse livro pra mim?

Lidiane 12/01/2013minha estante
Recomendo sim Maira. É muito bom, no seu caso que já gosta do estilo da autora, acredito que vai adorar.

Domino 01/08/2012

:D
favoritooooooo

mais acesse: http://cantodadomino.blogspot.com.br/2012/03/livros-grego-procura-grega-durrenmatt.html
Aline 07/02/2014minha estante
Muito bom, apesar que sentir ela enrolar um pouquinho, principamente nos dialogos.

Domino 07/02/2014minha estante
sim mas foi incrível o final eu achei!