Deuses, Monstros, Herois

Deuses, Monstros, Herois Johnni Langer

Resenhas - Deuses, Monstros, Herois

Sebo Gato Bibliotecário 25/01/2022

Livro sério
Se não fosse a veterinária, eu seria historiadora. Me interessei pelos vikings em 2008, porque eu adoro uma civilização antiga e desde então comecei a pesquisar livros sérios, não fantasiosos como Thor (Marvel) e muito menos esotéricos de runas. O livro foi escrito por um históriador Johnni Langer, e lançado pela editora da Universidade de Brasília, tem apenas sete capitulos, mais três anexos, prefacio e introdução. O primeiro capítulo fala de sacrifícios humana e a importância ritualista disto. No segundo é abordado os ritos de funerais na Escandinava. O terceiro capítulo é sobre as valquirias, o quarto capítulo é sobre o culto a Odin. No quinto capítulo, o autor escreve sobre o mito do dragão, o capítulo 6, fala sobre a origem estereotipada dos vikings, antes bárbaros, cruéis, violentos, agora tem uma cultura própria, com sociedade, política, deuses, idioma, influência para o restante da Europa. No último e sétimo capítulo, é sobre o mito dos vikings no Brasil. Os anexos deveriam ser capítulos, principalmente o anexo III pois é o mais longo. O anexo I aborda sobre as fraudes arqueológicas relatando os vikings no Brasil e na América, do Sul. O anexo II, fala sobre como era Escandinávia na era viking. E por fim, o anexo III são resenhas críticas sobre diversos livros e estudos sobre os vikings, muitos deles com erros históricos e estereótipos. O livro tem alguns parágrafos repetidos e erros de digitação. E também carece de fotos, imagens e ilustrações.