Flamefall

Flamefall Rosaria Munda

Resenhas - Flamefall

Kétly 09/07/2023

O desenrolar dessa história é muito bom, mas o final deixou a desejar, sinceramente não sei se vou continuar a ler essa trilogia.

Amanda 21/04/2021

Flamefall não me decepcionou!

A história continua exatamente da onde Fireborne terminou e nós continuamos seguindo os pontos de vista da Annie e do Lee sobre a revolução e a guerra eminente com a adição de um novo ponto de vista do outro lado da história: Griff! E mais dragões, claro.

A introdução de um novo ponto de vista tem potencial para dar muito errado, já que em um segundo livro de uma série já estamos apegados aos personagens que já conhecemos e nem sempre criamos uma conexão com os novos personagens, mas no caso do Griff acho que funcionou muito bem. O ponto de vista dele traz uma perspectiva necessária sobre o que está ocorrendo do outro lado do conflito e foi uma forma natural de introduzir os personagens desse outro lado. E o Griff é um personagem que tem muito a perder e que precisou tomar decisões difíceis ao longo do livro. Não tem como não torcer por ele!

Já Lee e Annie, personagens que já conhecíamos, apresentam um desenvolvimento muito coerente com o contexto da história. Anne está se esforçando para cumprir o seu papel de First Rider tendo que tomar muitas decisões difíceis e lidar com as consequências dessas decisões. Em vários momentos eu só queria poder segurar a mão dela e falar que iria ficar tudo bem (mesmo tendo certeza de que nada ia ficar bem mesmo rs). O Lee também teve que lidar com um novo lado da Revolução com o qual ele não concordou e decidir o lugar dele nesse mundo, por mais que ele tenha me irritado em algumas partes.

A história continua com o tema político de Fireborne e acho que todos as reviravoltas e surpresas foram muito bem feitas (o final me fez literalmente gritar, ainda bem que estávamos em horário comercial e meus vizinhos não reclamaram). O livro me emocionou, me deixou com raiva e me deixou nervosa, o que significa para mim que ele alcançou seu obtivo, que é justamente me fazer sentir algo pelos personagens e pela história.

E os dilemas morais que os personagens enfrentam ao longo da história são sensacionais, porque simplesmente não existe uma solução fácil e óbvia, nem uma solução certa e uma errada, e nós acompanhamos os personagens tendo que lidar com as consequências dessas decisões. Nada nesse livro é preto no branco e é isso que, para mim, o torna tão fantástico.

Até a próxima!