Apocalipse segundo Fausto

Apocalipse segundo Fausto Marcos DeBrito

Resenhas - Apocalipse segundo Fausto

Cascaus 18/12/2023

Superou minhas expectativas
O Apocalipse segundo Fausto é uma leitura muito envolvente, a cada página a curiosidade sobre o que irá acontecer ao fim do livro aumenta.

O livro em si aborda uma temática muito real nos dias de hoje, o fanatismo religioso, até onde vai o limite da pura fé e do fanatismo.

Yuri93 27/04/2023

Razão vs Crença
Senhoras e senhores, que livro FABULOSO!

O Marcos deBrito mostra um conhecimento ímpar da língua portuguesa, esse livro é quase uma escultura, um trabalho de artesanato. Além da ótima escrita, as referências presentes demonstram um domínio enorme em relação aos temas abordados.

O livro tem uma ótima premissa, um excepcional desenvolvimento e trabalha muito bem a dualidade entre o que pode ser loucura do personagem, ou de fato realidade.

Impossível não traçar um paralelo entre o que fora escrito e o mundo em que vivemos.

?O espetáculo da podridão era o verdadeiro indício do fim dos tempos?

Clube do Farol 02/09/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Olá, pessoa! Minha resenha de hoje é sobre o livro que já ganhou as Primeiras Impressões aqui no Clube (clique aqui para conferir). E estou certa que se você já leu, sabe que a expectativa e ansiedade ficaram bem altas após a leitura dos capítulos iniciais. Enfim, estou aqui para contar como foi a minha experiência de leitura dessa obra, que, com certeza, é bem mais que apenas uma história de terror.

Preciso começar dizendo que a própria edição é parte dessa experiência, a começar pela capa, folha de guarda, prefácios e imagens que preparam quem irá ler, criando toda uma ambientação, expectativa, tal qual assistir um filme em um cinema, onde cada coisa é pensada para criar o todo. Assim, deixo logo no início meus mais sinceros elogios. Porque funcionou!!!

O livro é a história de um ator que repetidamente interpreta um único personagem, em apenas um único momento da vida dele, a Via Crucis. Então o imagine assim como os atores que interpretaram o "Papai Noel" nos Natais, eles mantêm sua imagem pronta para ser próxima da imagem associada a seu papel. E, claro, a dúvida que permeia tanto o ator quanto o imaginário dos seus fãs é: Até que ponto o ator acredita em seu personagem e o quanto ele próprio vive no cotidiano o papel que interpreta?

A história é narrada pelo próprio Fausto, com uma linguagem tanto do cotidiano, quanto erudita, a depender de quem está dialogando com nosso personagem principal. O texto se constrói de uma maneira muito fluida e de fácil entendimento. Alguns trechos ganham a narrativa em terceira pessoa, criando um distanciamento da cena, como de quem olha de fora, e traz uma visão que, além de melhorar o entendimento, dá a quem ler um sentimento de profundidade, quase como se a história ficasse em 3D.

Claro que quanto maior seu conhecimento em relação às referências existentes no texto, mais rica fica a história, mas ela própria te explica as alusões e alegorias, o que deixa o texto de fácil entendimento.

Os diálogos são, para mim, sensacionais e também o ponto chave dessa escrita, porque, à medida que acontecem, mostram que a linha entre o real e o abstrato é tênue. Esses mesmos diálogos são um convite ao pensamento crítico, ao quanto o que acreditamos, de fato, é um credo assentado à definição bíblica ou uma forma de costume cultural passado de pais para os filhos, sem nenhuma base mais sólida, que apenas serve como muleta social aos medos do desconhecido.

Em Laila temos a análise crítica, racional, lógica e marcada pelos ponteiros do relógio. Nos diálogos do consultório vemos que, mesmo em um ambiente que teoricamente seria estéril de fé, aquilo que somos enquanto pessoa não se separa do todo em nome da ética profissional. E que a pretensa verdade absoluta deixa de existir quando o medo das respostas é maior do que a pergunta. Deixando durante a leitura a pergunta: Estaria Fausto louco ou apenas mais lúcido que a maioria?

Tal qual os escritos sagrados, o diabo toma a forma que lhe convém para causar o efeito a seu intento. E assim, como fez a Eva, tenta nosso personagem com as promessas, seja de castigo ou poder, o que convém a seu discurso. Me deixando com a certeza de que foi por dar ouvidos ao diabo que Eva pecou. Seu agente, Elias, é a personificação do provérbio que diz que aquele que serve a Deus por dinheiro, servirá ao diabo por um salário maior.

E assim os quatro principais montam o palco dos caminhos que a humanidade trilha a cada dia, colocando o seu próprio “Eu” no altar e se esquecendo que, no plano geral do universo e até mesmo do sistema solar, nada mais somos que um pequeno planeta orbitando ao redor do sol.

A narrativa é pautada por capítulos e marcando parágrafos como versículos, fazendo parte de uma diagramação perfeita para o convite a emersão nessa história, que lida com nossos maiores “pecados” e “virtudes”, em um convite sedutor a repensarmos nosso papel como humanidade. O terror, para mim, não fica por conta da presença do mal encarnado, e sim das respostas às perguntas que somos levados a nos fazer durante a leitura. Será que queremos saber as respostas?

Encerro minhas palavras sobre a história dizendo que, sem ofender a nenhum credo, Fausto expõem as mazelas da humanidade diante da finitude. O maior dos temores, que é a mortalidade, leva o fanatismo a níveis inumanos, para garantir uma eternidade divina, que nega nossa existência.

A escrita do autor continua insinuosa em nossa mente durante a leitura, levando do medo às teorias, perguntas um tanto quanto filosóficas sobre algo tão abstrato quanto a fé. Sem negar a existência de Cristo, o grito de que o fim está próximo e as escrituras se cumprem, dão o tom de algo que, para mim, aterroriza mais os mortais do século 21 que o próprio diabo. A morte.

Com imagens que marcam a imaginação, antes abstrata, em arte concreta em tons de preto e branco, papel e fontes perfeitos para uma leitura confortável, uma revisão textual excelente e uma encadernação de luxo com corte de borda em vermelho, capa dura e verniz dando uma sensação de alto relevo. Temos, sem dúvida, mais que um livro, um presente a qualquer estante.

site: http://www.clubedofarol.com/2020/09/resenha-apocalipse-segundo-fausto.html

Ivan Leite 27/08/2022

Apocalipse Segundo Fausto Marcos DeBrito
?A alma humana abriga mistérios e paradoxos, paisagens desoladas e recantos escuros, e poucas obras conseguem refletir essa diversidade e compor um retrato verdadeiramente eficaz, no qual as contradições não se anulam, mas se complementam.?

Com os indícios de que o fim do mundo está próximo, um ator reconhecido por interpretar Jesus é acusado de ser o falso profeta. A massa fervorosa que antes o venerava, começa a enxergá-lo como uma ameaça à sobrevivência quando trovejam no céu as trombetas do apocalipse.

Boa leitura? boa viagem?
@biblioteca.giratoria @cult.artes

Kamilla Gabriela 07/07/2022

Que obra prima! Diferente de tudo que já li, um livro de terror de primeira.

Críticas ao fanatismo religioso e a alienação em massa. Repleto de diálogos inteligentes, principalmente os que giram em torno da ciência e da religião, do profano e do sagrado. E é exatamente esse o objetivo do livro. Não espere encontrar descrições detalhadas de catástrofes por se tratar do apocalipse. Apocalipse segundo Fausto é muito mais do que isso: é uma imersão na mente do protagonista, que inclusive, é muito bem construído.

Com uma ambientação maravilhosa, personagens excêntricos, e temas questionadores, é um livro que vai te prender até a última página.

Apocalipse segundo Fausto foi finalista do prêmio Jabuti.

Giovanna.paginasda 16/05/2022

Terror religioso perfeito @paginasdagio
Quando eu perguntei por qual deveria começar a ler, esse ou Doutor Sono, a grande maioria votou para que eu começasse a ler por ele, e foi exatamente o que fiz. Por algum motivo eu jurava que o livro tivesse lá para 300 páginas, então quando fui adicionar no skoob e percebi que eram só 192 páginas eu fiquei chocada, acho que é porque essa edição as folhas são mais grossas.

Enquanto a gente lê, vamos percebendo que Fausto está passando pela crise dos 30 anos numa versão piorada. E o fato de um monte de gente idolatrar ele, principalmente religiosos já faz com que saibamos que alguma merda está por vir.

É desesperador ver o Fausto tentando entender o que está acontecendo com ele, tentando não dormir para não ver a face do Diabo, mas mesmo acordado ele acaba tendo esse contato. E por falar nisso, eu não sabia que existia tantos nomes para Diabo, mas DeBrito fez questão de chamar por vários nomes diferentes, até mesmo para que não ficasse repetitivo na hora da leitura.

Eu amei que o livro é como se fosse em versículos, acho que deixou o efeito Bíblia ainda mais incrível e a escrita do autor, em muitos momentos até poética, mesmo quando eram descritas coisas mais pesadas é de se chamar atenção.

O final do livro é fenomenal, e sabe o que é o pior do final ser bom? É saber que se isso tudo acontecesse na vida real, as pessoas fariam exatamente o que fizeram no livro. Ia juntar Bancada Evangélica, canal de TV católico para querer fazer o que eles acham ser o certo e se bobear capitalizar em cima disso tudo.

Não fiquei com pena de ninguém do livro, só do Fausto, que se ferrou do início ao fim. Para mim todos os outros merecem o que mereceram, isso faz de mim uma pessoa ruim? Não sei kkkk.

Para quem curte um terror religioso (acho que vou começar a procurar mais desse gênero) esse é um ótimo livro pra iniciar.

Matheus.Soares 02/05/2022

Um mestre na arte da escrita
Marcos DeBrito é simplesmente meu autor nacional favorito. Ele me ganha a cada livro com sua escrita, sua construção da história, ambientação, construção dos personagens e tudo o mais. Aqui em Apocalipse Segundo Fausto, ele repete sua fórmula, nos entrega uma história intrigante e inquietante, e nos brinda com críticas sociais, políticas e religiosas totalmente pertinentes, principalmente nos dias de hoje.
Esse cara é um autor de mão cheia, e seu livro, finalista do Prêmio Jabuti, é uma obra prima.

Soliguetti 04/03/2022

Narrativa e enredo de qualidade
Junte a narrativa cuidadosa de Marcos DeBrito com um enredo que te faz prender a respiração a cada cena e você terá o "Apocalipse Segundo Fausto". O livro não decepciona e, muito mais que retratar um apocalipse (histórias assim têm aos montes), convida o leitor a adentrar a psique do protagonista, Fausto, e vivenciar todos os seus conflitos. O desfecho foi surpreendente e melhorou ainda mais a minha percepção sobre o livro como um todo. Vale a pena!

Sara277 11/08/2023minha estante
Creio que a qualidade foi decrescendo justamente pela pretensão do autor, se ele não houvesse prometido algo épico no início, o enredo poderia ter se concentrado naquele recorte do mundo sem problemas.

Clauclau/Eu leio sim e daí 09/11/2021

O horror nos meandros apocalípticos
Nesta obra o autor Marcos DeBrito mostra para os leitores a sua diversidade na hora da escrita, aqui ele sai do ambiente de terror bem conhecido, que é sua marca, para entrar em um ambiente um tanto diferente, o horror nos meandros apocalípticos, sem deixar de lado o escárnio depositado em certos personagens.
O fanatismo cobra com mão pesada, caso seu alvo, não for exatamente aquilo que imaginavam.
Uma leitura densa, questionadora, desconfortante que pontua de forma incisiva o endeusamento de certas figuras, o fanatismo religioso (por vezes induzidos por situações), a vaidade imposta pela sociedade atrelada ao fim dos tempos com suas trombetas ensurdecedoras. Este livro irá te prender, assim como me prendeu!
Estamos em frente ao inicio do fim!

Gosto muito da escrita do Marcos DeBrito, a cada trabalho concluído identificamos como sua pesquisa foi intensa e cuidadosa, e com este livro não foi diferente.
Um enredo vigoroso e forte, colocando a batalha de egos entre ciência e religião, ou melhor, o satânico e o sagrado em pauta. O fanatismo religioso e o glamour que conduz os assediados. Neste livro veremos que a ira de um povo, chega com a mesma proporção que sua veneração cega e doentia. Que as mãos que acariciam podem machucar com o mesmo furor, e que por trás da despretensão se esconde a vaidade silenciosa.
Resenha na íntegra no blog.

site: https://www.euleiosimedai.com.br/post/apocalipse-segundo-fausto

Fabih 10/10/2021

Cháaato
NOSSA, quanta antipatia cabe em um personagem mal construído, e que história chatinha, argh, acho (tenho ctz) que vou abandonar pq em 121 páginas não consegui a liga para minha massa de pão, ta tudo melequento e a vida é muito curta pra ficar lendo dicionário....entendedores presumo que irão entender. ABANDONADO não por falta de tentativa, o autor até tentou ( e eu tbm) mas ....pra mim não deu!! :(
Fernando 09/11/2021minha estante
Sério que o texto do autor é tão didático assim?

Laura.Hermogenes 21/06/2021

Sem palavras para descrever
Eu não consigo descrever o quanto esse livro me deixou tensa, é um livro que me deixou presa do começo ao fim, a história se desenvolve muito bem, desde a narrativa, até os mínimos detalhes. Ainda vou ler de novo esse livro antes do mês acabar.
Gostei muito do autor, espero poder ler mais livros do mesmo ?

Mateus Pereira 17/12/2020

Terror de qualidade
Publicado no Brasil pela Editora Coerência, o livro "Apocalipse Segundo Fausto" do autor Marcos DeBrito traz em sua trama um terror de qualidade, com um tema que não é para todo tipo de leitor, mas que, para quem curte, é uma leitura indispensável.

Como já é de costume, gosto muito de destacar a edição física do livro, trazendo seus pontos positivos. Com o livro do Marcos não seria diferente. A edição é realmente primorosa, em capa dura, verniz localizado, pintura trilateral em carmesim, fitilho, e algo que eu achei simplesmente genial: O livro possui uma estrutura de bíblia, com índice lateral de procura, capítulos e até mesmo versículos. De longe, um dos livros nacionais mais lindos que já tive até hoje. Vale destacar as belíssimas ilustrações que há entre os capítulos do livro.

Sobre a trama, eu sabia que o autor não iria decepcionar. Eu criei muitas expectativas em ler esse livro, pois, apesar de ter ficado surpreso com o final, amei o meu primeiro contato com as obras do autor, através do livro "A Casa do Pesadelos" de 2018.

Voltando ao Fausto, preciso destacar que não é um livro feito para qualquer um, pois possui um terror denso, que aborda muitos pontos que podem causar desconforto em quem não tiver costume de ler obras do tipo.
Eu, como sou fã do gênero, devorei o livro e pretendo reler muito em breve.

Sem hesitação, eu dou nota máxima para "Apocalipse Segundo Fausto". Que livro perfeito para quem curte. Recomendo muito e garanto que a cada página que se passa, você vai devorar cada vez mais.

Guido Alexandre - @lendocomotempo 14/12/2020

Em Apocalipse segundo Fausto, vamos acompanhar Fausto Macário, um ator que tem sua fama por interpretar Jesus Cristo já há alguns anos em Nova Jerusalém no espetáculo da Paixão de Cristo.

Durante uma tempestade, Fausto é impedido de dar continuidade na apresentação da peça bem na hora que Jesus morre, fazendo com que não haja a cena da ressurreição.

Fausto estava com 33 anos, justamente a idade da morte de Jesus. Depois desse dia ele começa a sonhar com o diabo e começam a nascer uma espécie de chifres em sua testa, deixando as pessoas confusas, acusando-o de ser o falso profeta.

Um livro que aborda temas pouco discutidos como a religião de uma forma brilhante e crua. O Marcos mais uma vez consegue nos surpreender em suas histórias.

Confesso que não é um livro de fácil digestão, mas para quem gosta de um bom terror vai se deliciar nessas páginas.

Não posso deixar de falar do trabalho gráfico dele, uma verdadeira edição de colecionador, ele já se tornou um dos livros mais bonitos que tenho na estante. A editora Coerência está de parabéns.