O Crime Ocidental

O Crime Ocidental Viviane Forrester

Resenhas - O crime ocidental

Camila1856 06/08/2022

Forte, porém necessário
Excelente livro, nos leva a refletir sobre a questão da Palestina Israel, mas não apenas sobre o conflito em si, mas sobre suas origens, que remontam à Segunda Guerra Mundial. O livro faz um apanhado desde quando os judeus começaram a fugir da Alemanha, até antes da declaração de guerra, e muitos países se recusaram a recebê-los, e a autora também os responsabiliza pelo genocídio que aconteceria depois. Ela não mede as palavras para culpar quem de fato teve culpa, que na verdade nem são os judeus e muito menos os palestinos, mas essas potências europeias que se recusaram a fazer algo quando poderiam, e depois simplesmente quiseram se livrar do "problema" e aliviar suas consciências patrocinando a ida desse povo para um lugar já habitado, por pessoas que nada tinham a ver com o conflito e acabaram pagando o preço, e pagam até hoje. Dessa forma, a autora defende que palestinos e judeus resolverão seus conflitos quando perceberem que entre eles não há culpados, e a partir daí tentar se resolver sem esperar ajuda ou mediação europeia, pois esta nunca esteve realmente interessada em seu bem estar.
É uma narrativa intensa, que provoca nossa emoção e até revolta em muitos momentos, mas uma reflexão extremamente necessária pra entender esse conflito e a História de uma forma geral.