Battle Royale #03

Masayuki Taguchi

Resenhas - Battle Royale

Yulee Zin 21/08/2023

Anjo Caído
Um terceiro volume mediano. O aprofundamento na personagem da Yoshimi trouxe um peso maior ao seu destino, e todo o arco envolvendo ela me emocionou bastante. No livro, dava a entender que a menina era, de certa forma, conivente com essa situação em que a Mitsuko a colocou. Mas nada justifica a reação violenta (e machista) de Yoji, aqui menos ainda!

Enfim nosso "Terceiro Homem" ganha os holofotes! Shinji mantém a personalidade sedutora e afável, e mesmo que não haja tanta informação sobre seu tio como há no livro, a lição que dá ao garoto sobre respeito diz muito sobre o tipo de homem que era. O impacto da descoberta do hackeamento também não foi tão grande, mesma vibe do filme. Contudo, essa parte foi o ponto alto da edição, para mim.

E finalmente temos o paradeiro de Hiroki e a introdução de Takako, minha personagem preferida! Ansiosa para saber como será o desfecho desse arco no próximo volume!

O único ponto negativo de verdade é o capítulo extra. A ideia por trás é muito boa, de entrar na mente de Mitsuko durante um de seus golpes, e confesso ter sentido empatia genuína por ela pela primeira vez. Porém a sexualização extrema me tirou da história, parecia que estava lendo um hentai! Tinha tudo para ser uma leitura boa, mas esse desfecho foi péssimo.

Nota: 3

emmanuel_arankar 21/07/2023

"Battle Royale, Volume 3" de Koushun Takami e Masayuki Taguchi

O terceiro volume de "Battle Royale" leva os leitores ainda mais fundo no turbilhão de horrores e dilemas morais que permeiam essa narrativa sombria. Com uma arte magnífica que continua a cativar, o volume apresenta algumas das imagens mais perturbadoras e chocantes da série até o momento, explorando os aspectos brutais e desumanos do "Programa". O foco na exploração desses elementos sombrios, juntamente com a evolução dos personagens e de suas relações, torna este volume uma parte crucial da história.

Se o segundo volume da série abordou a temática da esperança e da fé nas pessoas, o terceiro volume começa a questionar se essas crenças são realmente sustentáveis em um ambiente tão hostil. Shuuya e sua equipe, depois de testemunhar impotentes o assassinato brutal de dois de seus colegas nas mãos de Kiriyama, um competidor aterrorizante, enfrentam a dura realidade da situação em que se encontram. A revelação de que Kawada, um novo membro do grupo, já sobreviveu a um "Programa" anterior e está de volta à ilha, adiciona uma camada complexa à narrativa.

Presos na ilha novamente, Kawada está determinado a sair vivo mais uma vez, desta vez sem perder sua humanidade ao longo do caminho. Enquanto isso, Shinji Mimura, apresentado como um ás do basquete nos capítulos anteriores, trabalha arduamente para criar um vírus de computador capaz de derrubar "O Programa" por dentro, especificamente, permitindo que os colares dos alunos sejam removidos e que eles possam se unir sem a ameaça de suas cabeças explodirem.

Toda essa esperança, no entanto, é em vão; Kamon, o grotesco funcionário do governo que tem manipulado tudo nos bastidores, tem escutado todas as conversas e interrompe o hack antes que ele possa prosseguir.

Battle Royale vol. 3: A desintegração da esperança
Ao longo deste volume de "Battle Royale", vemos mais da vida das pessoas antes de entrarem em "O Programa". Vemos como Souma manipulou seus amigos para uma vida de drogas e prostituição antes de traí-los à primeira oportunidade na ilha. E vemos Mimura e seu tio planejando a derrubada de um governo corrupto a partir do conforto de um bar sujo.

A verdade é que não avançamos muito na narrativa global neste volume. Muitas páginas são simplesmente preenchidas com cenas horríveis de assassinato, com sangue e cérebros espalhados pela página, ou cenas de sexo e manipulação de muitos dos competidores. O momento mais tocante vem de Kawada, quando ele questiona a natureza dos heróis e se eles são realmente pessoas às quais se deve aspirar.

Ouvir sobre a morte de Yumi e Yuki não parece impactar tanto o grandalhão quanto os outros. Ele observa que o plano delas — fazer muito barulho para que outros estudantes as encontrem e se juntem a elas — era tolo desde o início, mas também diz que acha que elas estavam certas em pelo menos fazer uma tentativa nesse sentido.

A esperança é uma coisa frágil neste mundo. Arriscar suas vidas para dar esperança a outros foi uma jogada perigosa, mas, em última análise, a coisa certa a se fazer. O resultado foi, é claro, que elas morreram fazendo o que acreditavam ser correto. Isso as torna heroínas? Talvez, mas esse título não as traz de volta à vida, nem restaura a esperança que se desfez quando foram abatidas juntas.

Esse conceito tem um grande impacto em Shuuya, que tem sido a maior fonte de positividade no mangá até este ponto. Ele questiona, como todos nós eventualmente temos que fazer, se seus ideais valem a pena lutar, matar e potencialmente morrer. Quão firmemente você se agarra a esses valores quando o verdadeiro perigo se apresenta?

O mangá "Battle Royale" não oferece uma solução simples e imediata para essa pergunta. Assim como permite que os olhos do leitor vagueiem e se fixem na visão de uma jovem recolhendo os miolos de seu amante do chão, somos deixados para refletir sobre as respostas a essas perguntas em nosso próprio ritmo. Shuuya, em seu momento de dúvida, se torna todos nós, pois somos forçados a lidar com a muitas vezes turva distinção entre certo e errado.

Nas mãos de escritores menos habilidosos, os horrores nas páginas de "Battle Royale" poderiam se tornar o foco do mangá. Gore pelo simples gore não é atraente para a leitura por mais do que um ou dois capítulos. Em vez disso, os escritores usam esse gore como pano de fundo. Às vezes, é mais eficaz do que outras, mas em nenhum momento parece gratuito.

O final do volume insinua uma futura colaboração entre três dos estudantes: Shuuya, que parece capaz de conquistar a maioria das pessoas para o seu lado; Mimura, que é um atleta imbatível e um gênio da informática; e Hiroki Sugimura. Sugimura não é visto desde as cenas de abertura do mangá, quando foi apresentado como um mestre das artes marciais. Ele passou os últimos dias procurando alguém, correndo de um ponto da ilha para o próximo para descobrir se essa pessoa ainda está viva.

"O Programa" está gradualmente reduzindo o número de participantes, muitas vezes de maneira brutal pouco tempo depois de sua introdução. Neste ponto da série, 17 dos 42 estudantes originais estão mortos, e ninguém está mais perto de escapar com vida. A verdade é que alguns desses jovens podem não querer que o jogo termine tão cedo. Kiriyama, apesar de toda a brutalidade e falta de empatia, parece prosperar nesse ambiente, para dar apenas um exemplo.

Há uma sensação ao longo de "Battle Royale" de que, quanto mais tempo "O Programa" mantiver esses estudantes na ilha, mas eles perderão uma parte de si mesmos. Kawada menciona que venceu o jogo anterior porque ofereceu mais de si mesmo do que os outros, reforçando ainda mais a ideia de que a esperança que nos foi dada no volume 2 pode ter desaparecido para sempre.

"Battle Royale" continua a explorar questões profundas e perturbadoras, oferecendo aos leitores muito mais do que um simples espetáculo de violência. À medida que a história avança, fica claro que a esperança é uma qualidade frágil, e as respostas para as questões morais levantadas são complexas e desafiadoras. A sensação de medo e a iminência do perigo pairam sobre os personagens, criando uma narrativa envolvente que nos mantém ansiosos para descobrir o que acontecerá a seguir.

Sofi 19/04/2023

Mds essa edicao foi mt triste n tenho coração para isso não slk.
só da merda mas é por isso q to lendokkkkk

lilotarg 17/01/2023

Esses mangás são bem explícitos, Jesus... Dessa vez que roubou a cena foi a Mitsuko e o Mimura.
Mitsuko eu sinceramente não vou confiar não
Mimura tem cara de quem pelo menos vai fazer algo bom

Atlasantos 28/08/2022

Apesar de ser o melhor até agora, tem um capítulo (o capítulo extra no caso) q apenas p0rnogr@fia??? Pqp, adicionar um capítulo só pra isso? Já basta as capas serem a Souma sem roupa

Única parte boa é a finalmente a deusa Chigusa ser apresentada, a única mulher foda de vdd desse mangá

vitAria675 27/07/2022

rindo de nervoso
ainda não desenrolou muito porque são bastantes secundários né, mas os principais tão na mesa. mitsuko cobra traiçoeira, nanahara tem um coração muito bom e muito atencioso, espero que não se dê mal por isso (a guria que ele tá ajudando só tá como apaixonada, reage mulher). kawada tem tudo para ser uma cobra traiçoeira, ainda mais com aquele papinho de veterano, mas tô dando um voto de confiança. mimura gostoso e inteligente, mas ratiou ali e o plano foi pelo ralo.

MOULOPK 01/03/2022

A crueldade humana
Pessoas como o kazushi são as piores, a maioria dos alunos estão se matando Oq por si só é horrível mas esse lixo mata por prazer é ainda quer estuprar a garota, e ainda acha que mulheres existem para satisfazer ele. Espero que takako acabe com ele no próximo volume.

Math 09/11/2021

Desespero a mil
A história tá tomando Forma e cada Aluno está fazendo o seu Movimento na Ilha, esse Volume 3 mostrou que Alguns alunos tiveram a Sorte de encontrar alguns amigos e ficarem juntos, já outros, ficaram Sozinhos e com Medo, mas todos eles tem algo em comum, estando Sozinhos ou Acompanhados, eles não param de lembrar do Passado, e de como eram uma Sala Unida.

zonlune 17/10/2021

#3
Que confusão que é o mangalivre. Juntou três mangás juntos e pulou partes e eu que tive q me virar pra encontrar.

amErica 09/10/2021

#3
Eu acho massa que apesar de ter um protagonista, todos os outros personagens tem uma história e são apresentadas de forma bastante clara. Será que vai ter um final tipo jogos vorazes com mais de uma pessoa viva...?

thelondonriver 06/08/2021

Eu já li o livro mas ainda fico chocada com as coisas e torcendo pra não dar errado mas sabendo que vai dar errado... Aiai viu
Mas realmente nada me preparou pras coisas da Mitsuko