Battle Royale #11

Masayuki Taguchi

Resenhas - Battle Royale

emmanuel_arankar 21/07/2023

"Battle Royale, Volume 11" de Koushun Takami e Masayuki Taguchi

O volume 11 de "Battle Royale" representa um ponto de inflexão importante na série, à medida que nos aproximamos do desfecho do enredo e nos concentramos no desenvolvimento dos personagens e nas complexidades dos relacionamentos em meio ao caos do Programa. Embora este seja um volume relativamente mais tranquilo em termos de ação direta, ele é rico em termos de construção de personagens e tensão emocional.

Ao longo dos volumes anteriores da série, os leitores acompanharam o protagonista Shuuya Nanahara e os demais estudantes enquanto lutavam pela sobrevivência no Programa. Agora, com apenas cinco capítulos restantes na série, apenas dois estudantes permanecem no jogo, enquanto os outros cinco estão empenhados em encontrar uma maneira de escapar da ilha. Essa mudança de foco do jogo em si para o destino dos personagens e seus relacionamentos adiciona uma camada de profundidade à narrativa.

O volume 11 começa de maneira surpreendentemente tranquila, especialmente se considerarmos a violência extrema e as mortes frequentes que marcaram volumes anteriores. Não ocorrem mortes durante este volume, o que é notável, uma vez que o Programa é conhecido por sua natureza mortal e implacável. No entanto, a ausência de mortes não significa ausência de tensão; pelo contrário, a tensão se acumula em outras áreas, à medida que os conflitos emocionais e os relacionamentos dos personagens são explorados.

O foco principal deste volume é o encontro emocional entre Sugimura e Kayoko Kotohiki. O autor, Koushun Takami, estabelece esse encontro de maneira comovente e autêntica, destacando os sentimentos genuínos de Sugimura por Kayoko. Desde a morte de Takako Chigusa no volume 4, Sugimura tem buscado desesperadamente por Kayoko, seu amor platônico. Este encontro é um dos momentos mais emocionantes da série, lembrando aos leitores que esses personagens são jovens que lidam com emoções e dilemas típicos de suas idades, mesmo em meio a circunstâncias extraordinárias.

O relacionamento entre Sugimura e Kayoko é caracterizado por sua autenticidade. Kayoko é apresentada como uma personagem que ama animes e que busca alegria e distração em meio à crueldade do Programa. Ela é retratada como alguém que valoriza a companhia e a conexão emocional, o que a torna um contraponto interessante para Sugimura, cujas emoções e motivações são profundas e intensas.

A habilidade do autor em desenvolver personagens é evidente na maneira como ele explora o passado de Sugimura e sua luta para expressar seus sentimentos por Kayoko antes do Programa. Flashbacks são usados para fornecer contexto e enriquecer a compreensão do leitor sobre o personagem de Sugimura. Essa abordagem narrativa oferece uma visão mais profunda de sua natureza tímida e ansiosa, que o impediu de agir de acordo com seus sentimentos antes do início do Programa. Os leitores podem se identificar com a luta de Sugimura para expressar seu afeto, tornando-o um personagem mais humano e tridimensional.

A presença constante de Kiriyama, um dos antagonistas mais perigosos da série, contribui para a tensão do volume. Os leitores sabem que um confronto entre Sugimura e Kiriyama é iminente, e o autor constrói essa expectativa habilmente. Kiriyama é retratado como um ser aparentemente desprovido de emoções e empatia, agindo de maneira lógica e eficiente. Seus atos anteriores, como a retirada do olho de seu professor, ilustram sua natureza brutal.

A batalha iminente entre Sugimura e Kiriyama é esperada com ansiedade, uma vez que a construção de tensão ao longo do volume promete um confronto emocionante. Os leitores estão cientes das habilidades de combate de ambos os personagens, mas a incerteza sobre o resultado mantém o interesse e a expectativa. A relação entre esses dois personagens é uma das mais intrigantes da série, e sua luta promete ser um ponto alto.

A análise psicológica de Sugimura em relação a Kiriyama destaca uma diferença fundamental entre esses dois personagens. Sugimura é movido pela emoção e age com base em seus sentimentos, enquanto Kiriyama é um ser lógico, motivado por razões racionais. Essa dinâmica é explorada em detalhes, revelando as motivações e os dilemas morais de cada personagem.

Outro aspecto intrigante deste volume é a análise do autor em relação ao amor e à juventude. O relacionamento de Sugimura e Kayoko é apresentado como uma expressão pura de sentimentos adolescentes, tornando-o autêntico e comovente. A narrativa reforça a ideia de que, mesmo em um cenário brutal como o Programa, os jovens são capazes de experimentar o amor e a afeição.

No entanto, a incerteza sobre o destino de Sugimura paira sobre o volume, uma vez que a série tem um histórico de surpreender os leitores com reviravoltas dramáticas e mortes inesperadas. Apesar do desejo dos leitores de ver Sugimura sobreviver e encontrar a felicidade com Kayoko, a sensação de que ninguém está a salvo no Programa permanece, acrescentando uma camada de imprevisibilidade à narrativa.

Em suma, o volume 11 de "Battle Royale" oferece um desvio bem-vindo na narrativa, permitindo que os personagens e seus relacionamentos sejam o foco principal. A reunião emocional entre Sugimura e Kayoko é um ponto alto, enriquecendo a humanidade dos personagens e destacando a autenticidade de suas emoções em meio à brutalidade do Programa. A construção de tensão em relação ao confronto iminente entre Sugimura e Kiriyama mantém os leitores envolvidos e ansiosos por mais reviravoltas na história, enquanto a incerteza sobre o destino dos personagens mantém a sensação de que ninguém está a salvo no mundo brutal de "Battle Royale".

vitAria675 12/08/2022

NÃO É POSSÍVEL QUE TUDO ESTEJA DANDO ERRADO
ESSE VERME NÃO VAI SER MORTO NÃO???????? eu não acredito que ele fez isso ??? não espero nunca nada dele, mas esse guri é simplesmente incorrigível e prático com tudo pelo amor???????
é muito doloroso ver tamanha frieza.

amErica 13/10/2021

#11
"Força sem sensibilidade é pura agressividade. Tenha suas prioridades em mente".

"Quem é mais forte do que aquele que conhece a si próprio? Como pode haver uma força maior que o autoconhecimento?".

Como pode estar dando tudo errado mano pelo amor de Deus eu vou chorar ??? Esse homem é um demônio QUE ÓDIO ?