Battle Royale #12

Masayuki Taguchi

Resenhas - Battle Royale

emmanuel_arankar 21/07/2023

"Battle Royale, Volume 12" de Koushun Takami e Masayuki Taguchi

O volume 12 de "Battle Royale" é um capítulo crucial na série, marcando o confronto final entre os personagens restantes no Programa, mas também servindo como um exemplo impressionante da natureza implacável e imprevisível do enredo. Este volume é uma montanha-russa de emoções, desafiando constantemente as expectativas dos leitores e lembrando que, no mundo criado por Koushun Takami, ninguém está a salvo.

O volume começa com a continuação da intensa batalha entre Sugimura e Kiriyama, um confronto que os leitores sabiam que estava destinado a acontecer. É um duelo de estilos e personalidades: Sugimura, impulsionado pela força de suas emoções e seu desejo de proteger Kayoko, e Kiriyama, frio e calculista, agindo com lógica e eficiência. A luta é emocionante e tensa, com reviravoltas inesperadas que mantêm os leitores à beira de seus assentos.

O autor aproveita a oportunidade para explorar temas filosóficos durante a luta, como a importância de viver no momento presente e a necessidade de adaptação diante do caos. Sugimura decide não se preocupar com o resultado da luta, concentrando-se no presente e em agir de acordo com cada momento. Essa abordagem é profundamente reflexiva e pode ser aplicada à vida cotidiana, onde o controle sobre eventos externos muitas vezes é limitado. A luta não é apenas física, mas também uma batalha de filosofias e abordagens para a vida.

No entanto, a reviravolta cruel na luta é o momento mais doloroso do volume. Depois de uma série de golpes intensos, Sugimura aparentemente consegue atingir Kiriyama, o que leva a um breve momento de esperança. O autor brinca com a ilusão de que a morte de Kiriyama poderia ser uma realidade, mas logo revela que Kiriyama não só sobrevive, mas também mata Kayoko na frente de Sugimura. Esse é um dos momentos mais devastadores da série, pois mostra que, no mundo de "Battle Royale", a esperança muitas vezes é efêmera e a tragédia é inevitável.

A morte de Kayoko e Sugimura é um lembrete impactante da brutalidade da série. O autor não hesita em matar personagens queridos, subvertendo as expectativas dos leitores e deixando-os emocionalmente abalados. A maneira como a cena é representada, com os dois amantes morrendo nos braços um do outro, é de partir o coração e ressalta a ideia de que a vida é efêmera, mesmo para personagens que os leitores esperavam que sobrevivessem.

Enquanto o confronto de Sugimura e Kiriyama chega a um final trágico, o foco muda para Shuuya e Kawada, que discutem suas chances contra os dois jogadores restantes no Programa: Mitsuko e Kiriyama. Kawada oferece uma análise perspicaz das duas personalidades. Mitsuko é retratada como alguém cujas emoções a conduzem a agir impulsivamente, o que a torna imprevisível. O autor aproveita para mencionar eventos do volume 8 que explicam a origem das cicatrizes emocionais de Mitsuko.

Por outro lado, Kiriyama é descrito como alguém que age sem emoções, apenas por razões racionais. Essa análise destaca a natureza aterradora de Kiriyama, que age sem qualquer empatia ou remorso. A compreensão de suas personalidades cria um sentimento de inevitabilidade, já que os leitores sabem que o confronto final entre esses personagens será intenso e imprevisível.

Um aspecto intrigante deste volume é a decisão do autor de manter parte do passado de Kiriyama em segredo. Até este ponto, os leitores conhecem muito pouco sobre o que levou Kiriyama a se tornar a máquina assassina que ele é. Essa decisão acrescenta um elemento de mistério à narrativa e deixa espaço para futuras revelações nos volumes finais.

A configuração para o confronto final entre Mitsuko e Kiriyama é estabelecida, e os leitores podem esperar um confronto emocionante e imprevisível entre esses personagens. Ambos são retratados como seres extremamente perigosos, mas suas diferenças em termos de motivação e personalidade prometem um choque de titãs.

O volume 12 termina com uma nota de incerteza, à medida que os leitores continuam a se perguntar qual é o plano de Kawada para escapar da ilha com Shuuya e Noriko. Kawada tem sido um personagem misterioso e reservado, mantendo seus planos em segredo. Sua ambiguidade e silêncio deixam os leitores ansiosos para descobrir como ele planeja enfrentar Mitsuko e Kiriyama e, ao mesmo tempo, garantir a segurança de Shuuya e Noriko.

Com apenas três volumes restantes na série, "Battle Royale" continua a manter os leitores envolvidos e ansiosos por mais reviravoltas e desfechos surpreendentes. A narrativa implacável e a natureza imprevisível da série garantem que ninguém está a salvo, mantendo a tensão e o suspense até o final. O volume 12 é um exemplo marcante do impacto emocional que a série é capaz de criar e deixa os leitores ansiosos para ver como a história se desenrolará nos volumes finais.

vitAria675 12/08/2022

PASSADO DIFÍCIL É O CARA#&0
nessa altura do campeonato COGITAR dar um passado difícil p esse filho do cão chupando manga?? pqp né OLHA TUDO QUE ELE FEZ E CONTINUA FAZENDO COM TAMANHA FRIEZA MEUS AMIGOS
um adendo para essa batalha maravilhosa e para minha tristeza profunda com esse final SÉRIO PRA QUE ISSO???
que shuya nos abençoe para essa reta final pq ainda tem a mitsuko no jogo mds

MOULOPK 03/03/2022

Maravilhoso
Eles arrumando tudo de ponto negativo do livro, apenas perfeito mais um volume que demonstra a grandiosidade dessa obra

amErica 13/10/2021

#12
"Ele não nasceu um monstro, foi forçado a se tornar um!"

DANE-SEEEEEEE.

Olha aqui Shuuya, se tu me vier falar de ter piedade dessa naja psicopata eu te deito na porrada! Dane-se o passado triste dele