Johnny Panic e a bíblia de sonhos

Johnny Panic e a bíblia de sonhos Sylvia Plath

Resenhas - Johnny Panic e a bíblia de sonhos

Denise51 23/05/2024

Esse livro é perfeito para quem gosta de Sylvia Plath e leu suas outras obras, pois ele as complementa. Através dos contos, em um estilo tão característico de Plath, nos deparamos com seus dilemas, reflexões e suas próprias experiências.

selkiesoul 21/02/2024

Tristeza eterna por um livro que passou despercebido
Desculpa a Sylvia Plath, seguirei minha vida sem lembrar de 1 palavra desse livro, não lembrava nem que já tinha lido os últimos dois contos.

Ainda quero consumir mais coisas da autora, também esse ano pretendo reler a redoma de vidro e the bell jar, obras que me fizeram criar interesse pela escrita dela e foram inesquecíveis. Esse em si terminou sem nenhuma nota verdadeiramente marcante pra mim, ainda não li o livro dos diários, onde dizem ter ''espécies'' de trechos contidos nesse livro.

Talvez minha opinião sobre johnny panic e a bíblia dos sonhos mude com o tempo, talvez eu tente reler ainda esse ano e insista mais uma vez, talvez ainda mude após ler os diários ou talvez seja isso mesmo.

José 29/07/2023

Te amo, Sylvia
Um coletânea de textos maravilhosos com a identidade dessa escritora incrível. Amei a experiência e adorei conhecer mais uma face de Sylvia Plath.

Honeymoon 18/07/2023

A poeta aprende a fazer tudo caber em uma mala
"Os poetas que me fascinam são dominados por seus poemas tanto quanto pelo ritmo de sua própria respiração. Seus mais belos poemas parecem ter nascido por conta própria."

A poeta que me fascina é, sem dúvidas, a Sylvia. Não queria ter terminado de ler esse livro, pois nao queria ficar sem ler as palavras dela. Li a redoma de vidro, Mary ventura, Ariel e, finalmente, Johnny panic. Há alguns textos soltos nos meios desses contos que mexeram muito comigo, são muito pessoais e muito pesados. Estou ansiosa para ler os diários dela! Está na minha meta de leitura desse ano.

Zabi 30/06/2023

Uma boa leitura para conhecer mais Sylvia Plath
Acho difícil avaliar esse livro porque ao mesmo tempo que tem contos não tão cativantes, tem uns que batem muito forte. Algumas passagens que parecem cutucar algum lugar na nossa alma, é muito bonito.
Gostei muito da sensação de ler contos que parecem ser apenas uma breve espiada na vida de pessoas normais, na vida cotidiana.
Sylvia Plath foi gigante.

caspaeletrica 27/05/2023

7/10: João Histérico e a bíblia dos pesadelícias
Quando eu li "Ariel" da Sylvia, eu obriguei a mim mesmo a ler todos os livros que ela já publicou, e no meio dessa jornada, apareceu este, uma coletânea de contos. A coisa com a Sylvia é que, ao contrário do que a maioria acha ou pensa, eu particularmente acho que ela é mil vezes melhor escrevendo poemas do que escrevendo histórias, e muito menos romances. E a coisa com os contos dela, nesse livro, é que ou eles são de arrebatar ou são muito fracos e indiferentes, mas o último é mais recorrente. Entretanto, aproveitei a leitura mais do que aproveitei "A Redoma de Vidro".

MELHORES CONTOS: AMÉRICA AMÉRICA, O DIA EM QUE O SR. PRESCOTT MORREU, A CAIXA DE DESEJOS, UMA COMPARAÇÃO, AS FILHAS FE BLOSSOM STREET, O QUINQUAGÉSIMO NONO URSO, SUPER-HOMEM O NOVO AGASALHO DE NEVE DE PAULA BROWN & UM DIA DE JUNHO

PIOR CONTO: OCEANO 1212 W

7/10

Sofi 23/05/2023

Iniciação
Vários textos em prosa da autora, todos com pelo menos uma pequena referência à sua vida e dilemas. Alguns textos arrebatadores e excepcionais; outros, já passam batido, entretanto a coletânea não deixa de ser uma leitura obrigatória para qualquer fã de Sylvia

Valentina208 16/04/2023

Estou extasiada, não sei dizer nala além disso, Sylvia Plath tem uma escrita simplesmente brilhante.

Lore 21/02/2023

Alguns contos são bem sensíveis, nostálgicos e trazem uma sensação especial. Outros contos são mais simples, mas através dessa progressão somos capazes de acompanhar a evolução da escrita da Sylvia Plath.

Felipe99 24/01/2023

? Johnny Panic e a Bíblia de Sonhos, de Sylvia Plath ?
Em 2021 li "A Redoma de Vidro" e me apaixonei pela escrita de Sylvia Plath, logo por ela também, que se tornou uma das minhas autoras favoritas. Esse livro me marcou muito, passei dias tentando digerir, pois não foi uma leitura fácil, assim como a vida de Sylvia também não foi.

Sylvia viveu pelo prazer de escrever, observei isso em "A Redoma de Vidro". E não foi diferente de "Johnny Panic e a Bíblia de Sonhos". Que também me marcou muito. Foi uma experiência singular e prazerosa ler esse livro que reúne contos, poemas, trechos de seus diários e outras anotações. Todos contendo a sua escrita intensa, seus sentimentos mais profundos e também sua alma.

Foi incrível conhecer mais sobre a pluralidade dessa escritora talentosíssima, através da sua escrita experimental e poética sobre o cotidiano, suas viagens, das pessoas que viveram ao seu redor e serviram de inspiração.

Sylvia não poupa o leitor em expor seus medos, inquietações, angústia, desejos e sonhos, sentimentos que assolam a vida de muitas pessoas. Mas que na maioria das vezes não sabemos lidar e guardamos pra nós. Adentramos ao universo particular de Sylvia, suas vivências, sua paixão pela escrita e arte, mas também seus conflitos como escritora. Impossível não ficar em um mar de reflexões acompanhado de um turbilhão de sentimentos após a leitura desse livro arrebatador.

Loene.Silva 01/01/2023

she's making her way into my heart as my favorite author ??

interessante demais perceber que aspecto confessional da escrita da sylvia está presente até mesmo nos seus textos ficcionais mais antigos.

Matt 09/10/2022

Johnny Panic e a Bíblia de Sonhos
Em Johnny Panic e a Bíblia de Sonhos, encontramos alguns dos melhores contos de Sylvia Plath e outros textos em prosa escritos em diferentes períodos da sua vida. Além desses, de acordo com Ted Hughes, ainda restam cerca de setenta contos que, em sua maioria, nunca foram publicados. Nessa coletânea, também se encontra um dos vários fragmentos de romance que Sylvia escreveu: Menino de pedra com golfinho.

Nessa segunda edição, diferente da primeira, encontramos mais vinte e dois contos, textos jornalísticos e fragmentos dos diários de Plath em que ela relatava o que para ela era a realidade. Tudo isso, vale destacar, feito postumamente, sem a autorização de Sylvia. Os contos são separados entre os melhores e os mais fracos, algo que, certamente, causaria espanto na escritora. Nas palavras de Margaret Atwood, esse "é um trabalho de menor destaque de uma autora de destaque", e de acordo com ela, esse contraste incomoda.

Apesar disso, esse livro serve para quem já tem um conhecimento e interesse na vida e obra de Sylvia Plath. É possivel encontrar várias referências cruzadas, insights e ter uma ideia, na prática, ou seja, no texto já elaborado, do seu processo criativo. Nos seus diários, no entanto, temos apenas uma ideia desse processo e não encontramos o texto pronto para saber como foi o resultado.

Sobre essa obra e sobre sua autora, Atwood ainda fala que, "de certa forma, Johnny Panic é um registro de aprendizagem. Tem tudo para destruir de vez a ideia romântica de genialidade que brota feito uma flor. Raros escritores de grande relevância foram capazes de trabalhar tanto, por tanto tempo, e com tão pouco resultado".

Meus textos favoritos foram: Jhonny Panic e a Bíblia de Sonhos (1958); A caixinha de desejos (1956); Oceano 1212-W (1962); Iniciação (1952); O domingo dos Minton (1952); Nas montanhas (1954); Línguas de pedra (1955).

4,5?
-- livro lido em entre julho e setembro de 2022.

Isabella 13/09/2022

Sylvia Plath é primorosa e sempre fico feliz em poder entrar em contato com a escrita dela. Apesar de ser mais conhecida por seus poemas e seu único livro, A redoma de vidro, seus contos são extraordinários. Ela era uma contista de mão cheia. Esse livro é uma das provas.

kafkaniana 12/09/2022

Resenha
Os contos da Sylvia são tão bons quanto seus poemas, uma pena que não são tão lidos.
No fim de seus diários ela escreve sobre sua fase contista, então é muito interessante ler logo em seguida os contos já que a forma e as ideias que ela quis transmitir então frescas na mente, sem contar que essa edição da Biblioteca Azul ainda se tem fragmentos de cadernos da Sylvia que são muito lindos.

Grande parte dos contos que mais prenderam minha atenção tiveram grandes fluxos de consciência, seja através da loucura ou da bebida (Johnny Panic, Menino de pedra com golfinho), mas também aqueles onde tinham uma ambientação muito forte, tanto externo quanto interno (Um dia de junho, Dia de sucesso, A caixinha de desejos, Oceano 1212-w)

duda 20/07/2022

"e devo suportar o fardo, o fardo dos meus eus que morreram até que eu mais uma vez possa viver"

No geral é uma ótima coletânea! Obviamente alguns contos não me prenderam muito mas mesmo assim eram ótimos! Ler essa coleção de contos me fez desejar que sylvia tivesse escrito mais!