A Cinza das Horas

A Cinza das Horas Manuel Bandeira

Resenhas - A Cinza das Horas

lamarchatropical 05/03/2023

A melancolia é cinza
Um livro melancólico, cuja sensação despertada vai depender de como o leitor se sente no momento.

Algumas poesias têm leitura mais complexa devido a linguagem, mas, de forma geral, acredito que ele se fez entender no que se propôs.

Foi minha primeira experiência com a poesia de Manuel Bandeira e pretendo explorar mais títulos. Recomendo!

Ilza 18/03/2020

Névoa
Lindinho como um dia nublado. Pode ser ruim, pode ser bom. Depende do que você tinha programado.

Nat 29/01/2019

A Cinza das Horas
A Cinza das Horas foi o primeiro livro publicado de Manuel Bandeira, em 1917. Muitos dos poemas desse livro não foram escritos no Brasil e sim na Suíça, onde tratava de uma doença, e isso deu ao livro um ar bem fúnebre – o que não é tão frequente no restante de sua obra.
Manuel Bandeira é muito conhecido por “ir-se embora para Pasárgada”, mas esse poema é de uma obra posterior.

Manuel Bandeira faleceu há 51 anos, em 1968

Chama e Fumo
Amor?... – chama, e, depois, fumaça:
O fumo vem, a chama passa...

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Vanderley.Sampaio 19/02/2020

Vamos falar de tons de cinza?
Depois de ler A cinza das horas, de Manuel Bandeira, será que ainda seria necessário falar sobre os tons de cinza? Definitivamente, não. O livro é uma jóia, um conjunto maravilhoso do mais puro desencanto. E, justamente por isso, encanta incomensuravelmente.

Isabele 03/02/2021

O primeiro e já maravilhoso livro de poesias do Bandeira. Depois de lê-lo eu ouço Vambora muito mais feliz, muitíssimo obrigada à minha amiga halana que me proporcionou isso.
HalanaC 03/02/2021minha estante
Aiii??

Breno 19/01/2022

Referência Musical
O que escrevo aqui não é exatamente a respeito do livro, mas uma referência ao livro de Manuel Bandeira feita na famosa canção "Vambora", de Adriana Calcanhotto, na seguinte estrofe:

"Ainda tem o seu perfume pela casa
Ainda tem você na sala
Porque meu coração dispara
Quando tem o seu cheiro
Dentro de um livro
Na cinza das horas"

Antes desta, existe outra estrofe quase idêntica na qual o verso "Na cinza das horas" é substituído pelo verso "Dentro da noite veloz." Nesse caso a referência é ao livro do poeta Ferreira Gullar.

Gabriela 04/02/2022

O ritmo das cinzas
Livro de estreia de Manuel Bandeira, ?A Cinza das Horas? revela uma poesia com grande proximidade com o Parnasianismo e o Simbolismo. Para quem é mais afeiçoado ao Bandeira modernista ? como é meu caso ?, a leitura desse livro requer uma perspectiva diferente. Li os livros de Bandeira fora da ordem cronológica de publicação e, quando cheguei em ?A Cinza das Horas?, fiquei igualmente admirada e melancólica. Admirada porque Bandeira demonstra sua capacidade estética e formal à luz dos padrões parnasiano-simbolistas; melancólica porque grande parte das temáticas dessas poesias nos conduz à contrição, à reflexão.

Como toda grande obra, vale a pena a leitura e a apreciação!

Leticia 15/10/2023

Primeira vez que li Manuel Bandeira e apesar de precisar fazer um esforço pra entender a escrita, consegui aproveitar o livro e gostar de muitas poesias.
Minha primeira impressão da escrita de Bandeira, foi uma literatura bem melancólica, bem triste, que muitas vezes deixa nítido a saudade de algo ou de alguém.

Jota Ge 23/01/2024

Triste amei
Durante toda a leitura, eu só desejei ler esse livro durante um dia nublado e com uma caneca de café (o que fiz) e também dar um abraço no Manuel

Felipe Fleury 29/01/2016

O primeiro, o antigo Manuel Bandeira é um dos melhores. A Cinza das Horas, o primeiro e mais marcante livro do maior poeta nacional.

Valnikson 17/03/2016

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: A Cinza das Horas
O pernambucano Manuel Bandeira viveu para as letras, lecionando aulas de língua e literatura e voltando-se à escrita incessante de poesia, crônicas, ensaios críticos e obras de caráter didático, além de realizar inúmeras traduções. A coletânea A Cinza das Horas reúne os primeiros versos do autor, concebidos ao longo de sua juventude. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2016/02/25/55-a-cinza-das-horas/

Biblioteca Álvaro Guerra 23/10/2019

A Cinza das Horas foi o primeiro livro publicado de Manuel Bandeira, em 1917.
Concedidos ao longo de sua juventude, revelam um manel ja senhor de sua linguagem.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/b9788526017771

gabers 29/10/2020

"Meu verso é sangue. Volúpia ardente...
Tristeza esparsa... remorso vão...
Dói-me nas veias. Amargo e quente,
Cai, gota a gota, do coração."

Favoritado, 5 estrelas.