O Inverno da Bruxa

O Inverno da Bruxa Katherine Arden

Resenhas - O INVERNO DA BRUXA

Qnat 19/08/2020

Uma história que nos encanta.
Desde o primeiro livro, fiquei encantado com a escrita de Katherine Arden.
Na minha humilde opinião, a melhor escrita em fantasia dos últimos tempos - no ritmo, nas palavras, é uma tecelã de imagens e sentimentos. A tradutora Elisa Nazarian está de parabéns em manter essa mágica.

A história é muito bonita. É cheia de clichês, sem dúvida, mas a autora mostra que você pode pegar elementos "clássicos", e ainda contar uma bonita e original história.

A impressão que eu tenho deste livro é de o ler em uma noite fria, à luz de uma fogueira. O oposto da minha realidade.

Para mim, é esse o ponto alto e mais sentimental de se ler uma fantasia - ser totalmente transportado, esquecer o espaço-tempo ao seu redor e entrar em outro mundo, se sentir envolto pela história.

Acabar o livro é como acordar de um bom sonho. O sentimento de perda é enorme, por mais agridoce que seja.

Purple1 10/02/2021minha estante
Sua resenha é linda e me inventou a ler. Parabéns!

Thaianne 17/06/2021minha estante
Sua resenha é curta, mas falou tudo. Excelente análise.

Viviane.Bulhoes 20/03/2023minha estante
Concordo plenamente. Escrita maravilhosa

OceaneMontanea 18/06/2023minha estante
Concordo com vc quanto ao sentimento de ser transportada para outra realidade. Isso acontece nos 3 livros. Os clichês foram muito bem usados. É tudo muito encantador.

Wanessa135 26/12/2020minha estante
Boa tarde, essa é uma trilogia fechada?

Gii 11/06/2023

Todo mundo deveria ler essa trilogia
Simples assim. Bem escrito, universo bem montado e diferente do habitual, mitologia diferente (russa), moderno e atual mas com a história no mundo antigo. Fantasia, magia e um quê de pé no chão na medida certa. Faz querer que tenha mais e mais livros. Fazia tempo que não lia um livro assim, que enrolei meses pra finalizar porque não queria que a história acabasse. Foda
Gii 11/06/2023minha estante
Além de a autora trazer aquela sensação de ambiguidade entre bem/mal, certo errado tanto entre os humanos quantos nos seres mágicos. Muito bom

Nara_Thais 26/10/2021

Triogia PERFEITA! Encerramento perfeito! (Spoiler no final)
Quando eu soube que essa trilogia tinha como protagonista a heroína lendária do folclore russo e eslavo de um dos meus contos de fada favoritos, eu tinha certeza de que seria incrível. E não deu outra. Esse livro é a culminância do que começou dois livros atrás, retomando os diálogos, personagens e interações que me cativaram mais no primeiro livro, e ampliando e explorando mais a riqueza desse folclore.
Para quem ama a mistura de fatos históricos com ficção de fantasia, o mundano e o mágico interagindo, essa obra é perfeita. Me tocou profundamente por ter uma protagonista forte, feminista, sensível, livre como um espírito da floresta !! Eu esperei ansiosamente para ver se a Babá Yaga iria aparecer e não me decepcionei em nada. Eu chorei e sorri e reli parágrafos e fiquei de ressaca literária monstruosa quando acabou. Indico pra todo mundo sem medo.

AGORA COM SPOILER>>>>>>>>>>>>
Terminei de reler os dois primeiros livros só para mergulhar na leitura do último livro da trilogia Winternight com um misto de satisfação e tristeza porque a história ia terminar.

Finalizei na noite de 07/02/21, mas adiei escrever ou falar sobre isso porque é como se nada fosse dar conta da experiência dessa leitura.

Chorei e solucei por Solovey e Sasha, sofri e vibrei na pele com Vasya e senti que cada parte dessa história falou à minha alma e às minhas crenças mais antigas e profundas.
Amei cada chyert como se fossem meus velhos conhecidos desde a infância, quando eu TB conversava com o invisível e me sentia sozinha e ao mesmo tempo acompanhada e livre num mundo todo meu.
Fui pega por várias frases e pensamentos dos personagens que eu mesma já pronunciei tantas vezes na minha jornada.
Tentei dimensionar a sensação do frio de inverno, imaginar a brancura, o misto de encantamento e temor.
Lembrei do meu percurso pelas religiões e no descortinar da minha própria espiritualidade, nos muitos desafios vividos nesse âmbito, e das minhas certezas sobre o modo de viver minha espiritualidade que mais me faz bem e que só vêm crescendo.
Torci por Vasya e Morosko, me apiedei por Marya e Olya, tive asco e abuso de Konstantin, briguei e conversei com Sasha como se fosse meu próprio irmão, acima de tudo senti empatia por muitos.
Por enquanto só posso expressar gratidão imensa à autora, Katherine, por essa jóia que é a história de Vasya, pois em muitos momentos senti como se fosse a minha própria história de vida. Sou mais agradecida do que consigo expressar em palavras.
?????
Priscilla 21/11/2021minha estante
Tô sentindo essa ressaca literária agora! Já quero reler a trilogia toda de novo

Picininbea 07/04/2021

Um belo encerramento pra saga de Vasya
Preciso admitir que achei o começo desse livro muito sofrido e devagar, estava já achando que ia ser maçante até o final, mas felizmente estava errada, e conforme a história avança, mais empolgante fica. Um dos poucos finais de livros que me deixou satisfeita, não conseguiria pensar em algo melhor do que o desfecho dado, a autora foi muito cuidadosa e detalhista quanto aos detalhes culturais e históricos, incrível. Recomendo fortemente a trilogia
Patty Amanajás 07/04/2021minha estante
Amo demais.

kamila 26/08/2020

Uma perfeita conclusão
Depois de um tempo pra ter meus pensamentos em ordem após concluir esse livro, no geral foi uma das melhores conclusões de série de fantasia que eu já li.

A própria autora escreveu uma nota no final do livro, apontando que ela queria terminar o livro daquele jeito, durante uma guerra específica. E isso só deixou mais claro pra mim que a Katherine realmente planejou muito bem esse final. Não é um final arrastado, não é um final que ela enche linguiça, é um final satisfatório que conseguiu concluir tudo em apenas 354 páginas. O que eu acho muito louco porque muitos autores e autoras de fantasia fazem tanta reviravolta de um livro, enche linguiça pra ficar criando suspense e a Katherine não precisou fazer isso.

Tudo o que precisava ser feito, foi feito, a Vasya foi uma guerreira do começo ao fim, uma protagonista extremamente determinada e não deixando ninguém impedir ela. O casal é um outro detalhe muito especial, um casal na dose certa, cheio de uma tensão sexual absurda de bonita, em nenhum momento a autora tornou a relação deles saturada.

O Morozko, mais conhecido também como Rei do Inverno, também um personagem bem criado, ele tem seus momentos de mocinho mas também tem seus momentos de vilão. Em nenhum momento a autora esconde o lado sombrio dele, aliás ela vem lembrando disso desde o primeiro livro, então a origem dele nunca é colocada de lado só pra fazer o casal acontecer, porque muitos autores de fantasia ali no meio do caminho pra fazer acontecer o casal, acaba transformando o mocinho numa outra pessoa, esquecendo quem ele é realmente. Mas a Katherine não fez isso, outra coisa que eu acho excepcional.

E como eu disse, a trilogia se conclui em 354 páginas, nessas 354 páginas a autora conseguiu colocar dois conflitos bastante interessantes para a Vasya resolver, um na "primeira" parte e o outro na "segunda". E isso deixou o livro uma agilidade atrás da outra, você não consegue parar de ler porque tá muito curioso pra saber o que vai acontecer, fica na ansiedade pra saber o final.

O que me fez dar 4 estrelas foi só uns detalhes pequenos, nada que me fizesse não gostar do desfecho. Eu amei demais esse livro, essa trilogia já se tornou minha favorita e eu já estou morrendo de saudades dos personagens.

Renata 22/09/2020

eu tô chorando em posição fetal. que final foi esse!?!
'o inverno da bruxa' encerra magistralmente a trilogia winternight.

não sei se é justo com 'o urso e o rouxinol' e com 'a menina na torre' fazer essa comparação (porque ambos são maravilhosos), mas eu poderia arriscar dizer que esse livro é o melhor da trilogia.

aqui acompanhamos vasya mais velha, mais madura, mais tocada pelas alegrias e dores do mundo e sabendo que às vezes é preciso fazer concessões pra se obter o que se precisa.

o livro começa exatamente onde termina 'a menina na torre', sem passagem de tempo ou de espaço. e ao longo de toda obra há muita magia, muita ação e, também, muita emoção. muita, muita emoção. tudo isso salpicado com acontecimentos históricos reais (conforme esclarece a autora no final da obra).

foi realmente maravilhoso poder acompanhar essa aventura ao longo dessa trilogia. é um maravilhoso conto de fadas moderno. e é com pesar que me despeço de vasya, do rei do inverno, dos chyerti e de todas essas criaturas mágicas que tão docemente nos guiaram ao longo desse deslumbrante reino.

definitivamente vale a pena.

BiblioMahnia 20/05/2024

Emocionante
Lindo lindo lindo. Ler essa trilogia foi um presente. Desde Príncipe Cruel eu não me encatava tanto por uma série de fantasia. Chorei por um cavalo, ri com o vilão, me irritei com a heroína e me apaixonei pelo karachun. Pra que melhor??

Laísa 08/11/2020

Conto das bruxa.?
O que falar do último livro dessa trilogia?! Fantástico! O inverno da bruxa encerra a trilogia escrita por Arden.  Um conto de fadas nada convencional, que mistura história russa, lendas russas e fantasia. Um livro que mostra a importância do respeito entre as mais diversas religiões e gêneros.
Uma menina-bruxa reúne demônios, cristãos e príncipes para proteger a Rússia dos tártaros. E juntos eles são mais fortes, juntos eles são uma nação, respeitando uns aos outros e ao caos. Além disso, o respeito pelos cavalos é algo muito bonito. Vasya já  se tornou minha princesa favorita.
"O amor é para aqueles que conhecem as dores do tempo, porque ele vai de mão em mão com perda. Uma eternidade tão sobrecarregada seria um tormento". K.Arden
Poderia virar filme. Seria lindo!

Maristela 18/11/2020

O inverno da bruxa
-Não é dado a homens e mulheres presumiram o que o Senhor deseja. Este é o caminho do mal, quando os homens dão-se demasiada importância dizendo saber o que Deus quer porque também o querem. Página 192

Laranfm 22/11/2020

Um final muito bonito para uma história muito bonita! A trilogia toda é muito bem escrita e ao longo da leitura nós nos apaixonamos pelo universo criado e pelos personagens. Nos últimos capítulos eu experimentei sentimentos conflitantes entre querer chegar ao final da história e não querer que o livro acabasse...

Marcela204 11/12/2020

Vou sentir saudades de Winternight...
Amei essa história desde os primeiros capítulos de O Urso e o Rouxinol. É uma fantasia incrível e bem construída, o folclore antigo e uma Rússia medieval se mostraram uma combinação muito forte e imersiva. Tem seus clichês, mas nada que incomode durante a leitura.
A autora explora bastante a coexistência do bem e mal dentro dos personagens. Vasya, Morozco, Sasha e até Medved têm seus altos e baixos. Em 'Winternight' não há mocinhas e mocinhos, todos têm seu "lado mais sombrio" esperando uma chance de assumir o controle.
"Não existem monstros no mundo, nem santos. Apenas tonalidades infinitas, escuras e claras, tecidas na mesma tapeçaria."
Me agradou o fato de basicamente não haver calmaria nesse livro, são pouquíssimos momentos. O final foi muito satisfatório e condizente com toda a trama, sendo um alívio já que estava com medo de ser rápido e mal feito.
No geral, é uma fantasia excelente que merecia mais reconhecimento.

Barbara Prass 13/01/2021

Só amor por esse livro!!
Eu sinceramente acho que todo mundo deveria ler a trilogia Winternight! Eu amei todo esse universo desde a primeira palavra de O Urso e o Rouxinol!

A Vasya teve um crescimento gigantesco, se tornou uma mulher incrível. Solovey me fez gostar de cavalos. Pozhar mostrou me sua força. Deb Grib mostrou sua amizade... Como a Vasya eu chorei por um Rouxinol. Tive medo por Morozko e até uma criei laços com Medved!

Katherine Arden foi fabulosa escrevendo esses livros! Essa trilogia vai ficar marcada na minha memória e no meu coração pra sempre!

Só posso dizer pra Vasya, Morozko, Solovey e Medved.. até breve, a releitura vem logo.

Beatriz3418 17/01/2021

Eu simplesmente amei essa trilogia, cheia de magia, elementos do folclore eslavo, elementos históricos... foi muito bem escrita e desenvolvida, a autora fez um trabalho incrível. Vou sentir saudades da Vasya!