Um Romance na Sicília

Um Romance na Sicília Ann Radcliffe

Resenhas - Um Romance na Sicília

Patty 11/09/2020

Viciante!
Um Romance na Sicília conta a história da família do marquês Mazzini que obriga a filha Júlia a se casar com o duque de Luovo, mas como a jovem está apaixonada por Hippolitus só lhe resta fugir.
O livro mistura romance com um leve toque de terror, mas não chegou a me dar medo, pelo contrário, só me fez ficar mais ansiosa sem querer parar de ler.
Eu nunca tinha lido nada da autora e gostei bastante de sua escrita, que sabe fascinar o leitor e por isso mesmo se tornou um grande exemplo dentro do romance gótico.
É um clássico rápido e fácil de ler, onde é impossível não se sensibilizar com a história de Júlia que sofre na mão de um pai opressivo e ambicioso.

Jessie / @livrosmeusmimos 16/09/2020

Um dos melhores livros que já li na minha vida!
A primeira edição de Um romance na Sicília é de 1790, escrito pela inglesa Ann Radcliffe, a obra até o momento não tinha nenhuma edição em português.

Conhecemos a família Mazzini, composta pelo Marquês de Mazzini, sua esposa Maria de Vellorno, e seus três filhos do primeiro casamento, Ferdinand, Emília e Júlia.

O Marquês e sua esposa, moram com o Ferdinand, enquando as suas filhas moram na mansão de Mazzini com a tutora Madame de Menon.

Elas crescem sem conhecer o mundo , e todas as experiências que possuem em sua vida provém da literatura. Contudo, um dia, um funcionário do casarão, Vicent morre, mas antes ele confessa a um Padre um segredo que envolve a mansão.

O Marquês é chamado, mas ao chegar o Vicent já havia morrido. Sendo assim, Maria de Vellorno e Ferdinand vão para o casarão por um tempo, e comemoram o aniversário do filho lá.

Essa é a primeira festa que Emília e Júlia tem o prazer de acompanhar, e nela elas conhecem Hippolitus, melhor amigo do seu irmão.

Júlia se apaixona perdidamente por ele. Mas o que ela não sabe é que sua madrasta também está apaixonada por ele.

Acreditem, a história é muito mais que apenas essa sinopse.

O livro é arrebatador, possui romance, um pouco de suspense sobrenatural, mistério e até poemas.

Eu nunca tinha lido nada da autora, e não poderia ter começado melhor. Eu amei essa história, amei a escrita da autora e a edição da Pedra azul está magnífica.

A capa tem tudo a ver com a história.

Leiam Um romance na Sicília sem medo, apesar de ser um clássico ele não é cansativo, é simplesmente INCRÍVEL.

Super indico esse livro para todos vocês .
Já leram algum livro da autora?
Gostam de romances góticos?

Tuca 05/11/2020

“Acredite que a escolha que envolve a sua felicidade, ou a sua tristeza, deve ser feita somente por você.”
Nas paisagens idílicas da Sicília, em um suntuoso castelo, moravam Julia e sua irmã Emília. Desde a morte da esposa, o Marquês de Mazzini havia partido com o filho Ferdinand e a nova mulher, a perversa Maria de Vellorno, para morar em Nápoles, deixando as meninas aos cuidados de Madame de Menon, sua amorosa governanta. O retorno da família poderia ser sinônimo de felicidade, se o marquês não fosse um homem cruel e acabasse adquirindo a intenção de casar Julia com o velho duque de Luovo, enquanto a jovem estava apaixonada por Hippolitus; e se inúmeros gritos, gemidos e assombrações não tivessem se manifestado em aposentos há muito desabitados e trancados. A luta pelo amor impossível de Julia e Hippolitus, o mistério horrível que causava pavor aos moradores do castelo, e a corrida para escapar de um pátrio poder tirano são o roteiro de uma história de segredos, desencontros, aventura, paixão, e morte.

As descrições, a poesia, o romantismo, e o sobrenatural racionalizado são características marcantes dos romances de Ann Radcliffe, referência do gótico e uma das escritoras mais bem pagas de sua época. Para quem leu Jane Eyre de Charlotte Brontë, é inegável a semelhança de alguns pontos da história, não apenas pelas características do gênero, mas pela influência que Ann teve nos romances góticos que sucederam os seus. Ela foi uma precursora, e se hoje, ao ler um livro como Um Romance na Sicília, o leitor pode considerá-lo clichê ou até mesmo previsível, é porque ela foi muito imitada, e na verdade, em seu tempo, ela foi extremamente criativa e bem-sucedida, e por isso, acabou sendo referência para outros autores que a seguiram. Ela é uma das fontes, não a foz.

Com uma linguagem mais formal, que combina com a suntuosidade do gótico, o amor de Julia e Hippolitus me lembrou um pouco das obras Shakespearianas, com uma grande diferença de que o enredo de Ann tem poucos diálogos, focando bastante na narrativa, e conforme já indicado no prólogo, isso acontece muito provavelmente para parecer uma contação de história, um resumo desse passado conturbado, que nem sabemos se realmente ocorreu. Dessa característica, acredito que também tenha resultado a superficialidade de alguns personagens. O enredo é muito evidenciado nos Mazzini, mas havia figuras extremamente interessantes, que por mais que eu torcesse por um aprofundamento, elas continuavam apenas como apoio conveniente aos heróis da trama. Eu acredito que isso seja coerente com a proposta de um resumo de uma lenda do passado, mas poderia ter sido um ótimo pano para manga capaz de elevar mais a trama como um todo.

Publicado em 1790, esse foi o segundo romance da autora, e apesar de ela já ser bem conhecida, de início, Ann o publicou anonimamente. O medo do sobrenatural pode assombrar, mas essa é uma história que aponta muito mais o horror do mundo real, da opressão patriarcal e social, dos sofrimentos e desejos do jovem do século XVIII aprisionado de diversas maneiras em normas, deveres e obediência do que o temor de fantasmas, demônios e outras entidades espirituais. E assim, Um Romance na Sicília sedimenta um entrecho de libertação, como na citação destacada logo no começo. Os personagens do núcleo dos bonzinhos (sim, porque essa é uma história nitidamente maniqueísta dividida em vilões e heróis) estão cada qual aprisionados literal e metaforicamente e neles vamos encontrando vários caminhos e significados do que é ser livre.

site: IG: https://www.instagram.com/tracinhadelivros/

Daiani.Cris 13/06/2023

Frenético!
Ouvi esse livro através do "Podcast" da Nuza Batemarque, pelo Spotify.
O livro é frenético, como descrito no título da resenha, tudo acontece nessa história.
"Ah, mas não é possível que acontece tudo", confia em mim, é possível kkkkkkkk
Quando você pensa que algo não pode dar errado, dá!
Quando você pensa que algo não vai acontecer, acontece!
Quando você pensa que alguém morreu, esse alguém não morreu (como assim amiga?, pois é!)
Mas, tirando o modo frenético da escritora, tuuuuuuuuuuudo (eu disse TUDO!) se encaixa no final.
Como a própria Nuza disse na leitura, faltavam apenas três páginas pro final do livro e não tinha nada resolvido, seria possível a escritora deixar a história desamarrada?
Até poderia acontecer, desde que não estivéssemos falando de Ann Radcliffe, mas essa mulher conseguiu fazer e acontecer em três páginas, deixar tudo amarradinho (sério, ela não deixou nadica de nada pra trás) e ainda fez parecer que demorou pelo menos dez páginas pra descrever tudo (o que significa que não ficou aquela coisa corrida).
Resumindo: deu tudo certo no final, tudo foi contado e explicado, tudo foi justificado e foi aventura atrás de aventura, e foi incrível!

Temos romance? Claaaaaaaro, afinal, é um ROMANCE na Sicília, mas também temos medo, drama, morte, aventura, briga, ciúmes, traição... Bom, eu avisei que era frenético, está aí a explicação!

@cinthia.lereplanejar 20/08/2020

Um romance na Sicília que emociona
Júlia, filha de um marquês arrogante e cruel, é forçada a casar com o perverso duque de Luovo. Mas a moça já estava apaixonada pelo rapaz Hippolito, e para escândalo da história, a madrasta da Júlia estava apaixonada por ele!
Para se salvar da tirania do pai, a jovem foge do castelo que por sinal, tem uns mistérios (uma luz q aparece de madrugada, uns son de gemidos vindo da parte sul que está abandonada).

Com cavernas escuras, labirintos e construções abondonadas e mostreiros da Sicília, o romance nos prende e nos fascina pelo suspense e pela escrita com toque gótico de Radcliffe, além de mostrar a hipocrisia da aristocracia.

Dri 28/03/2021

Romance gótico
Apesar da capa lindíssima, mostrando um belo cenário ensolarado da Sicília, trata-se de um romance gótico, com elementos de suspense/terror durante quase toda a história. A trama é situada no fim do século XVI e acompanha os percalços de Júlia, a filha mais nova do autoritário marquês de Mazzini, na tentativa de escapar de um casamento arranjado com o igualmente autoritário Duque de Luovo. Não faltam reviravoltas, mas desde o início desconfiei do principal segredo da história. Entre uma ala do castelo habitada por fantasmas, um romance Romeu e Julieta e inúmeras tentativas de fuga, o livro não tem monotonia. Gostei muito, mas infelizmente a tradução confusa prejudicou a narrativa. Fora isso, recomendo para quem gosta de clássicos ingleses.

.Mih. 06/11/2021

Um romance na Sicília
Ambientado inicialmente em um castelo com uma ala desabitada e misteriosa, onde vultos, gemidos e uma luz sem explicações pode ser vista, conhecemos Júlia e sua família. Uma família com mistérios vindos do passado, marcada por relações conturbadas motivadas por falta de afeição e amor e perdas importantes.
E inicialmente, não achei que iria me interessar tanto por essa história.
O que me surpreendeu foi a coragem da protagonista, que mesmo sem conhecer muito do mundo por sempre viver praticamente confinada, teve a determinação de ir em frente com o plano de fugir com seu amado Hippolitus em busca de liberdade. Porém, não foi tão fácil assim e acompanhar o desenrolar da história me deixava cada vez mais curiosa em como tudo se resolveria. Há tantas reviravoltas e descobertas, algumas previsíveis outras nem tanto.
Ainda que escrito em 3ª pessoa, Ann Radcliffe me envolveu com as descrições dos sentimentos e com uma certa medida de carga emocional que me fez até sentir angústia e emoção em vários momentos além de ter certa empatia com os personagens.
Há alguns personagens secundários interessantes, mas meu favorito sem dúvida é Ferdinad, o irmão de Júlia que em vários trechos demonstra cuidado amoroso em relação à irmã, até se colocando em situações nada favoráveis para si.
Um Romance na Sicília é um livro que aparenta ser mais uma história de amor, mas que no decorrer descobrir se tratar sobre orgulho, vaidade e poder, e em como podem ser tão fortes à ponto de influenciar atitudes questionáveis.
O livro faz parte da loja exclusiva do Clube de Leitores da @pedrazuleditora .
A ambientação; personagens melancólicos e emocionais; mistérios e segredos tornam Um Romance na Sicília como um clássico do romance gótico.

ramiromat 06/03/2022

Me surpreendeu. Comecei lendo com o pensamento que tive ao finalizar O castelo de Otranto: história de acontecimentos sobrenaturais que poderiam ser facilmente explicados. Mas é melhor que isso. É uma romantização e com acontecimentos maiores. E a resposta estava envolta numa neblina de fatos que vinham a tona, a cada virada de página.
O livro fala sobre Júlia e Emília, mas foca totalmente na primeira, mostrando as provações por ela passada. Tudo devido ao pai, sedento por poder e glória, e a madrasta, invejosa e manipuladora. Mas como a autora coloca no final: "aqueles que fazem apenas o que é certo não suportam nada no infortúnio, senão uma provação de sua virtude. E das provações suportadas, obtêm a mais segura reivindicação à proteção do Céu".
Penso que chegou a hora dar uma segunda chance aos Mistérios de Udolpho (que é da mesma autora).

@livrosumaviagem 25/09/2022

Um perrengue na Sicília - suspenses e reviravoltas de montão
Se você gosta de suspense e muitas reviravoltas: esse livro foi perfeitamente traduzido para você!
O livro nos traz como personagens principais os 3 filhos do Marquês de Mazzini que, órfãos de mãe, são criados: as duas meninas (Julia e Emilia) pela bondosa e amorosa Madame de Menon - a governanta, e o rapaz por seu pai e amarga madrasta. Apesar de ser criado longe das irmãs, Ferdinandi tem por elas um enorme amor, que nem a interferência repugnante do pai foi capaz de abrandar. A doce e amável Júlia se apaixona de forma avassaladora, como todo belo e perfeito primeiro amor, por Hipollitus, um amável cavalheiro que irá do céu ao inferno por sua amada. Passando por situações que só o amor e amizade podem ser a chave do sucesso.
Ainda temos presente, de forma latente, um mistério: O castelo onde habitam as filhas do Marquês e sua governanta É ASSOMBRADO, ou, como diz o Marquês: é coisa da cabeça de uma velha medrosa. Não se sabe em qual lado acreditar, só podemos saber que: a ala Sul do Castelo, embora seja mantido desabitada, tem muito o que revelar.

Um livro que vai desde o amor fraterno e romântico, ao ódio repulsivo do ciúme, orgulho e ganância, para nos mostrar o que a pessoa mais bela por fora é capaz de ser a pior por dentro, maquinando formas hediondas para conseguir que seu desejo seja realizado.
Um pai que não trata seus filhos como filhos e sim como peões de um jogo onde o único vencedor só pode ser ele mesmo; uma madrasta que só se importa com um título que lhe foi dado de uma forma tão atroz; uma filha que só quer conseguir que sua vida seja livre, assim como sua mente e alma são; um livro que merece ser lido por todo o mundo.

Um Romance na Sicília teve um final que compensou CADA perrengue que foi relatado. Extremamente satisfatório. Nos mostra que: AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA.

A Pedrazul sempre nos presenteia com livros que traz um conforto na alma ao final, mesmo que durante tenhamos passado por situações que fossem capaz de levar a loucura.
Lili 25/09/2022minha estante
? agora que PRECISO ler mesmo!

Larinha 12/12/2020

Confusão
O livro é uma aventura tremenda. Mas, mesmo assim, ao contrário de muitos leitores do clube de leitores da pedrazul, não gostei tanto do livro.
É um livro emocionante, você sofre com a demanda da personagem principal, porém é uma história que cansa. Pelo menos eu ficava cansada ao longo da leitura.
É um livro de muitas aventuras, muitos mistérios, patriarcado, relacionamento abusivo, toxicidade masculina.
Mas também é um livro que mostra a força feminina e a vontade de não ser subjugada.

Ana_Elisa_Toledo 18/08/2022

Cheio de fugas, reviravoltas, cheio de surpresas ... O livro é muito bom.

Talvez um pouco fantasioso em algumas situações, mas uma ótima história.

A lição que fica, está escrita na última página e linhas do livro:

" Aqueles que fazem apenas o que é certo não suportam nada no infortúnio, se não uma provação de sua virtude. E das provações suportadas obtém a mais segura reivindicação da proteção do céu".

Leiam ... ! Vale a pena.

Grazi.ela 20/03/2023

Tem de um tudo aqui...
Leitura fácil e rápida.
Tem mistério, romance e aventura, ou seja, agrada muita gente, principalmente quem gosta de clássicos da literatura.
Só achei que tudo se resolveu rápido demais no final, mas mesmo assim, é bom. Ótimo pra sair de alguma ressaca literária.

Dayane 27/11/2020

Uma Leitura perfeita para ler no Halloween.
Por não conhecer a Ann Radcliffe, fui pega de surpresa ao me deparar com uma narrativa envolvente, perspicaz e cheia de mistério e suspense. Em Um Romance na Sicília iremos conhecer duas irmãs, que vivem isoladas na ilha da Sicília, com um pai ( O Marquês) totalmente negligente com relação a criação das duas filhas. Conhecemos Hipollitus, um grande personagem que passará por poucas e boas para poder ficar com a sua amada. Nem tudo será fácil para esse casal que apaixona. E atrelado a tudo isso, ainda tem o mistério de que o Castelo é mal assombrado!!!
Quer saber a minha opinião sobre o livro? Clica no link e veja a vídeo resenha!

site: https://www.instagram.com/tv/CG-ApJ5H8jl/

Pêpe 01/02/2023

A história gira em torno de duas irmãs, Júlia e Cecília e são criadas pelo pai extremamente autoritário e perverso.
Júlia está apaixonada por Hippolitos, mas o pai quer que ela se case por motivos financeiros com o duque de Luovo,mas Júlia se recusa a casar-se com ele,e com a ajuda de seu irmão e dos empregados foge do castelo.
No castelo tem algumas aparições, pessoas vêem vultos e claro que ficam com medo, mas não é nada apavorante e no final, a gente descobre que é a mãe das meninas que estava presa, e que Júlia a encontra.
No final tudo se resolve e Júlia depois de muita fuga se reencontra com se amado Hippolitos.
Bem bonitinho e bem água com açúcar.

Amanda 04/09/2023

Genteeee o q é esse livro?! Não sei porque eu achava que seria lento e parado. É totalmente o contrário! Cheio de ação, aventuras e reviravoltas. Parece novela mexicana kkkkk cada página um segredo revelado. Cada lugar tem uma passagem secreta. Castelos, masmorras, cavernas, ruínas... tem de tudo que um livro cheio de aventura deve ter. Tem romance no título, mas é o de menos kkk. Amei!