Fade - Desvanecer

Fade - Desvanecer Lisa McMann

Resenhas - Fade - Desvanecer

Geórgia 23/01/2011

Adorei a continuação de Wake. Geralmente as continuações são sempre um pouquinho mais chatas pra depois melhorar no próximo, mas com fade não ! auehaue

Nesse novo livro Janie, que agora trabalha para a Captão junto com Cabel, tem que "capturar" um predador sexual na sua escola, servindo de cobaia. Digamos que isso deixa Cabel no mínimo um pouco desgostoso, mas ela faz assim mesmo.

Nessa nova aventura Janie descobre mais sobre o seu poder/maldição e a mitologia do livro foi bem desenvolvida.

A narrativa continua igual, com frases meio que cortadas e descriço~es rapidas o que faz com que o livro seja muito mais rapido de ler. Me acostumei um pouco, então foi melhor pra mim.

Adorei o novo livro e estou esperando anciosamente meu exemplar de Gone chegar. Cabel continua um fofo, mesmo que ele tenha me irritado um pouco as vezes.

Juny K. 28/04/2011

RESENHA: “Fade - Desvanecer” (Lisa Mcmann)
Disponivel em: http://www.dear-book.net/2010/12/resenha-fade-desvanecer-lisa-mcmann.html

Ainda estou passada com as revelações desse livro! E confirmo o que muita gente me disse “Fade” é ainda melhor que “Wake”! Muito mais ação e suspense! A história é mais estruturada.Vale a pena ler!

A narrativa não é mais problema, até gosto da maneira como Lisa escreve com data, hora e descrevendo ações no presente.

“Fade” gira em torno da investigação de um possível professor pedófilo (que no livro descrevem como “predador sexual”, achei meio estranho o termo) na escola Fieldridge High. E Janie e Cabel terão que ajudar a Polícia a solucionar essa questão, ela invadindo os sonhos dos professores e alunos, ele se infiltrando nos grupos em busca de informações. Uma personagem que merece destaque é a Capitã Komisky, a chefe da Polícia, séria e durona, mas que ajuda Janie nas horas mais difíceis

A Capitã fica em pé, sem dizer uma palavra. Espera pacientemente pela explicação de Janie. Estende a mão para ela. Puxa-a para cima e abraça-a.

Há muito mistério na trama, tensão do começo ao fim nas investigações de Janie e Cabel. Só consegui descobrir a resolução, quando já estava perto de acontecer, hora você desconfia de uma pessoa, hora de outra. Não quero revelar spoilers sobre esse ponto central da narrativa que toma boa parte do livro.

Também há muitas descobertas em relação ao dom de Janie através das anotações da Sra. Stubin, ser um “apanhador de sonhos” não é fácil, é uma grande responsabilidade. Há alguns efeitos colaterais que Janie sofre que se agravam com o tempo. Admiro muito a personalidade dela, por mais que as coisas sejam difíceis ou dêem errado, ela pode chorar, pode sofrer, mas não foge, vai lá e enfrenta. Ela não é o tipo de protagonista que precisa ser salva, se vitimiza, ela vai lá e resolve a parada, aguenta os problemas.

Lágrimas escorregam sem parar pelo rosto de Janie. Ela coloca a manga molhada da blusa na boca. E continua.

O relacionamento entre Janie e Cabel continua se desenvolvendo, ficando muito mais intenso e sério, fazendo com que o leitor torça por eles. Porém, em alguns momentos as atitudes de Cabel são questionáveis e ele mesmo se assume um “lesado”. A relação deles vai muito além do amor, os dois têm muitos problemas e traumas que hora os unem, hora os separam.

À noite, deitados, juntos na cama de Cabel, ela sabe que chegou a hora. Antes de ler o caderno verde, antes que acabe acontecendo o que tiver que acontecer, ela precisa dizer o que sente. Porque ele é o único que importa.
Pratica mentalmente. Forma as palavras com a boca.
Depois, tenta dizê-las, suavemente, em voz alta.
– Eu te amo, Cabe.

Li “Fade” em dois dias, não há como não se envolver com essa história. Mais uma vez digo, não se deixe influenciar por resenhas negativas, tire suas próprias conclusões, há muita gente que ama essa série e muita gente que odeia. Recomendo esse livro para quem quer um bom mistério, com doses de ação, romance e drama. Agora resta aguardar pelo lançamento de “Gone” que está previsto para esse mês (dezembro de 2010).

Bárbara 29/09/2011

Fade - Lisa McMann
Assim como aconteceu com Wake, li Fade num único dia. A narração da Lisa continua a mesma coisa: no presente.

Fade é o segundo livro de uma trilogia. Minha resenha de Wake (primeiro livro) você pode encontrar aqui.

Em Fade, o relacionamento de Cabel e Janie está mais sério apesar de eles precisarem mantê-lo em segredo pelo que aconteceu em Wake (vou tentar colocar o mínimo possível de spoilers do primeiro livro).
Janie agora trabalha como agente ao lado do namorado e é encarregada de procurar, nos sonhos de alunos e professores da Fieldridge High, escola onde estuda, vestígios sobre um possível maníaco sexual que está atacando há um tempo. Ela acaba achando um suspeito, não por causa dos sonhos dele – ele nunca sonha – mas pelo jeito que ele a trata na classe e depois das aulas – toda a atenção que ele dá pra Janie, deixa-a com uma pulga atrás da orelha.
Os ciúmes que Cabel sente por ela fica muito explícito, assim como o fato de eles se amarem. Cabel tem a incrível mania de querer protegê-la de tudo, como se ela fosse totalmente indefesa.
Fade é intenso também porque é nele, na parte 2 da trilogia, que Janie descobre a verdade e os perigos de ser uma apanhadora de sonhos. Descobre como é ser uma apanhadora, descobre como vai ser a vida dela daqui pra frente, o que pode e o que não pode fazer. Descobre suas limitações. Tudo isso é contado a ela pela Sra. Stubin que, mesmo morta, acaba aparecendo em seus sonhos para guiá-la até que ela consiga se virar sozinha.

Por incrível que pareça, o fato de ser no presente me ajudou a ler o livro mais rápido (coisa que não aconteceu em Bubble Gum, da Lolita Pille). Parecia que as coisas estavam acontecendo naquele exato momento, então era mais do que fácil imaginar as cenas. Lisa já conseguiu me ganhar totalmente. Como já disse, se ela escreveu de um jeito que eu odeio (essa narrativa no presente me irrita!) fazendo com que eu me apaixonasse, então ela só pode, mesmo, escrever muito bem.
Wake é uma das minhas trilogias preferidas, então agora, pra mim, só resta ler Gone e descobrir o final dessa história – acredite, quando você termina Fade quer descobrir isso o mais rápido possível!

E desculpe-me pela falta de resenhas aqui no blog, mas podem ter certeza que já tenho várias preparadas aqui pra vocês.

Andrea 30/04/2011

Esse livro me surpreendeu. Eu não gostei de Despertar a ponto de ficar super curiosa para a continuação, mas me apareceu uma troca por Desvanecer e eu não pude resistir.

Sorte a minha! Há algum tempo já que não sentia essa sensação de querer ler um livro até o final, sem parar. Madrugada a dentro. E se tivesse Desaparecer aqui comigo, teria lido também.

A história supera e muito o primeiro livro. A narrativa continua a mesma, mas com o decorrer da leitura, você nem nota mais. E no final, até acaba achando que combina com a história.

O ponto alto de todo o livro, definitivamente, é o vislumbre que temos do futuro de Janie. Nunca poderia imaginar aquilo! Muito concordo com a sinopse atrás do livro (que só fui ler depois de terminado) que diz que "é desolador. Realmente desolador".

Gostei também da trama, me deixou em suspense em várias partes. Cheguei a ficar preocupada em algumas cenas.

Ponto negativo pra tradução que parece não ter evoluído muito. Palavras repetidas, traduzidas erradas...

Ei Novo Século, vamos caprichar mais futuramente?

Kátia 31/12/2010

Para cada boa ação há uma reação... contrária.

Esse livro é o segundo livro da trilogia WAKE, é onde a personagem principal entende melhor os seus dons pois tem a ajuda de Martha Stubin, uma senhora cega que morreu e deixou suas anotações e diário para Janie, já que ela também era uma apanhadora de sonhos.

O lado romântico do Janie e Cabel (mocinha e mocinho da história) aumenta e eles conseguem passar mais tempo juntos, mas tem que ser escondido pois agora Janie trabalha com ele, e estão infiltrados numa missão para ajudar a capitã de polícia a desvendar denúncias na escola em que estudam. Ela se torna isca pra tentar identificar o professor que assedia as alunas usando o 'boa noite cinderela'. Cabel fica furioso, pois está realmente gostando dela e não quer que ela se machuque.

Estou acostumando com o modo que a autora escreve, com as frases curtas que terminam sem realmente finalizar a idéia. Fade é mais triste, além de Janie saber que as boas ações que ela faz para tentar ajudar, quando é sugada para os sonhos das outras pessoas, de alguma forma lhe deixam marcas.Ela descobre também como será o futuro dela se aceitar continuar com isso.

Vou começar a última parte da trilogia, espero que o desfecho seja tão boa quando até agora.

Jay 17/08/2011

Fade - Lisa McMann
Sinopse:
"Para Janie e Cabel a vida real está se tornando mais difícil do que os sonhos. Eles estão tentando (em segredo) passar um tempo juntos, mas ainda não tiveram esta sorte. Coisas perturbadoras estão acontecendo em Fieldridge High, mas ninguém quer falar a respeito. Quando Janie penetra os pesadelos violentos de um colega de classe, o caso finalmente se torna claro, mas nada sai como planejado. A cabeça confusa de Janie e o comportamento chocante de Cabe têm graves consequências para ambos. Pior ainda. Janie Descobre a verdade sobre si mesma e sua habilidade. E é desolador. Realmente desolador. Não só o seu destino está selado, como o que está por vir é muito mais sombrio do que seu pior pesadelo..."

Opinião:
Quando eu li o primeiro livro da Série Dream Catchers - Wake, eu realmente não gostei. Achei fraco, sem emoção e muito desorganizado. E como eu sempre dou uma segunda chance ao autor quando acho que o tema é bom mas foi mal explorado, eu li então Fade, e eu simplesmente A-D-O-R-E-I.
Dá uma vontadinha de entrar dentro do livro e ajudar a Janie. Gostei, a história vai se desenvolvendo aos poucos com fatos interessantes, e eu senti tristeza pela Janie quando ela descobre quase no fim do livro um fato que mudará sua vida (não vou contar). Terá de escolher ajudar as pessoas com seu poder ou cuidar de seu proprio bem estar físico.
Nesse livro a relação de Cabel e Janie é mais forte que nunca, mas eles ainda têm de fingir que nem ao menos se falam. Ele começa a se abrir com ela e contar mais sobre sua vida, os sentimentos que ele tem por Janie são muito fortes, o que me faz amar o jeito dele.
Pra quem já leu o primeiro livro e não gostou, não desanime, leia Fade que sua visão sobre a história concerteza irá mudar. Recomendo muito.

Gostou da resenha? Não gostou?
Comente no meu blog: http://little-things-for-you.blogspot.com/

Núbia Esther 10/04/2011

Depois de ser apresentada a Janie em Wake, vocês podem ler a resenha do primeiro livro da série aqui, fiquei interessada no seu dom, no seu romance com Cabel e curiosa para saber se McMann conduziria sua história de acordo com meu palpite. Eu estava torcendo para que ela fizesse isso e ela fez! O que temos na sequência de Wake é uma espécie de romance policial juvenil na qual a protagonista tem um poder parapsicológico se assim o quiser chamá-lo. Já aproveito para avisá-lo que esta é a resenha do segundo livro da série e que fatos referentes ao primeiro livro podem ser comentados, caso ainda não tenha lido nenhum livro da série continue a ler a resenha por sua própria conta e risco.

McMann continua com a narrativa característica da trilogia, uma narrativa entrecortada e meticulosamente datada e cronometrada. Com parágrafos curtos e com as ações ocorrendo rapidamente é difícil não devorar o livro e lê-lo em poucas horas. Jane e Cabel estão trabalhando disfarçados, ambos agora são agentes da Narcóticos e a próxima missão dos dois é descobrir se as denúncias anônimas provenientes da Fieldridge High School (onde estudam) são verdadeiras. A denúncia leva a crer que um professor do colégio seja um pervertido sexual e mais do que nunca Jane é necessária nesta investigação. Ela e Cabel ainda estão juntos, mas para não estragarem o disfarce para todos os efeitos estão separados. E é bom comentar que o garoto não está nem um pouco contente com os riscos que Jane está assumindo ao participar desta investigação. Em meio a isso tudo, a Capitã Komisky entrega a Jane alguns arquivos dos casos em que Martha Stubin (sim, a velhinha cega do asilo!) trabalhara como apanhadora de sonhos. E junto deles está um diário deixado por Martha…

“Este diário é dedicado aos (às) apanhadores(as) de sonhos. É escrito expressamente para aqueles que seguirem meus passos, uma vez que eu tenha partido deste mundo.

(…)

Seja qual for a sua decisão, está entrando em uma longa e árdua jornada. Não desejo que se arrependa. Pense a respeito. Tenha confiança em sua decisão, seja ela qual for.”

Será que Jane terá coragem de abrir o diário e assumir todos os riscos que seu dom parece lhe reservar?

Entre seu dilema pessoal e as pequenas rusgas que a investigação está provocando entre ela e Cabel, Jane está empenhada em sua tarefa de “apanhar” os sonhos alheios para desvendar o mistério. Porém, os “sonhos” de Jane têm provocado alguns efeitos colaterais que nos fazem suspeitar o que o futuro lhe reserva. Eis uma série que comecei a ler achando que seria apenas mais um romance sobrenatural, mas que me surpreendeu. No primeiro volume nos centramos na luta da garota para conseguir viver com esse dom, para conseguir estabelecer um convívio social sem que seja taxada de louca e no seu romance com Cabel. A partir de agora os desdobramentos advindos do dom de Jane tomam o palco principal, ela agora é uma espécie de Patrick Jane (com a diferença que no caso dela o dom é real) da polícia e vai ser interessante acompanhar sua atuação nas investigações criminais.

Algumas pessoas têm reclamado porque alguns blogueiros passaram a falar sobre problemas textuais e de tradução nas resenhas, que essas pessoas me desculpem, mas o meu nível de TOC é grande o suficiente para não me deixar finalizar essa resenha sem comentar alguns errinhos cometidos na edição brasileira. Alguns errinhos que uma tradução e uma revisão mais atenta não deixariam passar sejam eles a falta de letras em palavras ou a falta de uma coesão textual, por exemplo, em uma determinada passagem os personagens estão no lugar X conversando e fazem uma referência à X como sendo lá e não aqui. Não sei como o trabalho de revisão é feito, mas gastar um tempinho a mais da produção com ela seria legal para garantir a qualidade dos livros que lemos.

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2011/02/11/fade-%E2%80%93-desvanecer-lisa-mcmann/

Elidia 28/01/2011

Janie e cabel
Este casal me conquistou.

A vida deles é tão cruel e solitária, que a carência e as desgraças deixam eles mais unidos e em cenas tão intensas de amor.
Livro perfect pelos dois.

Com medo de ler Gone! E tudo acabar.

julia 10/11/2010

eu gostei do livro.janie e cabel estão jutos e trabalham em segredo para a policia a fim de descobrir qual dos professores da escola é um maniaco sexual que pode estar atacando alunas da escola.com sua habilidade de entrar nos sonhos das pessoas,janie poderá ser muito util.
na busca por desvendar esse mistério janie descobrirá que esse dom trará muitas consequencias perigosas para seu futuro o que portanto pode ser apavorante.tambem terá que lidar com algumas reações de cabe que com certeza deixa a gente com vontade de esganar o personagem e solidaria com a confusão que sente janie a respeito disso.
no geral o livro foi bom,prende a gente no sentido de que se quer saber como a personagem irá encarar o futuro que a aguarda e penso quem sabe a autora apresente uma solução diferente que talvez nenhum outro apanhador de sonhos conseguiu pensar!quem sabe?tudo é possivel num livro.

Gabriela Dunham 23/11/2010

Muito melhor que o primeiro livro, sem dúvida. Mais ritmo, mais ação, mais história. Me deixou bem ansiosa pelo próximo e último livro

igoortc 04/12/2010

Resenha do livro Fade - Desvanecer
Como os autores evoluem... Sério, como eu disse em A Pirâmide Vermelha, esse é o objetivo do ser humano: evoluir, e posso dizer que Lisa McMann evoluiu... muito... pra caramba! Wake mostrava uma escritora iniciante, talvez insegura e com uma escrita não tão boa. Mas Fade mostra o quanto ela evoluiu e escreveu melhor, o livro tem um pouco a mais de páginas do primeiro volume e digo que às vezes pode até te deixar sem fôlego ou com o coração batendo rápido, tem algumas partes bem legais e um sonhos chocantes!
Janie continua sofrendo com o fato de ser obrigada a apanhar os sonhos das pessoas, mas agora ela já melhora sua atividade e consegue sair facilmente da maioria dos sonhos e agora com a ajuda de sua amiga, já falecida Srta. Stubin, ela consegue desfrutar mais de seu dom.
O trabalho com a Capitã na delegacia continua ótimo e seu relacionamento com Gabe é um dos melhores, melhoraria mais se pudessem aparecer juntos em público, mas o trabalho não permite. Tudo está ótimo, até a delegacia receber alguns telefonemas muito estranhos que dizem algo ruim sobre uma relação entre alunos e professores.
[Termine de ler em:
http://www.somoscriativos.com/2010/12/resenha-do-livro-fade-desvanecer-serie.html ]

Theu 29/10/2010

Acabei de ler FADE exatamente agora e eu to com desejo de ter logo Gone em minhas mãos. Fade é um ótimo livro onde nele se relata toda uma historia dos apanhadores de sonho, é uma boa expliação para que você venha a enteder a historia deles. Mais claro, como todo bom romance tem que ter uma recaida, mesmo tendo vontade de bater muuuuuito em Cabel pelo que ele fez, ter um odio mortal desses professores tarados. No momento da festa, eu estava em casa lendo fade as 2hrs da manhã de uma quarta-feira em um panico total, não querendo mais parar.. Pois eu nunca tive tanta emoção em ler um livro igual esse. Aconselho aqueles não gostaram de wake e rever isso, em fade, pois eu tenho certeza que não vai se decepcionar com ele.