Fade - Desvanecer

Fade - Desvanecer Lisa McMann

Resenhas - Fade - Desvanecer

arthurnumeriano 04/11/2011

Infinitamente superior a Wake
Wake parecia ser uma grande história, apesar de ser um livro de apenas 200 páginas. Fala sobre um mundo misterioso e multifacetado: o mundo dos sonhos. Entretanto, Lisa McMann não soube aproveitar o que tinha em mãos. Com uma escrita desagradável (piorada pela péssima tradução e edição da editora Novo Século) e uma história sem clímax ou ponto central, Wake foi uma das maiores decepções de 2010 para mim - não tanto quanto Hush, Hush, mas bem próximo. O que realmente me levou a comprar e ler Fade, sua continuação, foram os comentários de que este é o melhor livro da trilogia. E, bem, pelo menos é infinitamente melhor do que Wake.

Para Janie e Cabel a vida real está ficando cada vez mais difícil que os sonhos. Eles apenas querem conseguir algum tempo (mesmo que secreto) para ficarem juntos, mas a sorte não está ao lado deles. Coisas perturbadoras começam a acontecer na escola Fieldridge High, mesmo que ninguém queira comentar sobre o assunto. Quando Janie é sugada para dentro do violento pesadelo de uma colega o caso finalmente começa a ter pistas, mas nada acontece como o planejado. Nem de perto. Janie está perdendo o controle de sua vida, e o comportamento chocante de Cabel trás graves conseqüências para ambos.

Ao contrário de Wake, Fade tem uma história certa, sólida e boa, muito boa. A forma como o enredo é escrito é igual à de Wake, mas, de alguma forma, ela não é chata nem desagradável (em Fade, a Novo Século caprichou na tradução e edição do livro, o que com certeza ajudou para a melhoria da série). Para falar a verdade, arrisco-me a dizer que Lisa McMann enfim me conquistou.

O ponto alto do livro são os arquivos da srta. Stubin, que contam como a vida de um apanhador de sonhos se torna pior com o passar do tempo. É triste saber o que vai acontecer a Janie e que não há cura contra ser sugado para o sonho de outras pessoas.

Como já disse, Fade é infinitamente superior a Wake. E é isso o que me faz ter vontade de ler Gone, o último livro da série - apesar dos comentários de que ele é um dos piores finais de série.
baunilha 12/10/2010minha estante
Não é que Gone seja tão pior, mas é que depois de Fade, você acaba esperando mais...

Tati 17/10/2010minha estante
Tb achei Wake um pouco fraco )para não dizer muito kk...) assim como Hush Hush (ouvi tanto falar desse livro que pensei que fosse uma maravilha, mas me desapontei tb), esse resenha me estimula a ler fade, tomara mesmo que seja melhor que Wake.

Bruno Aguiar 19/10/2010minha estante
Há! Qualquer tradução é melhor do que House Of Night! HSUIAHSIHAIUSH

Joao L. 04/06/2011minha estante
Ai gente House of night é otima... eu acho que a Novo Seculo trabalhou bem nessa serie (Hon)..

Gabi 09/12/2011minha estante
Arthur, como você disse, a história tem potencial o problema é que ela não é bem aproveitada e desenvolvida! Não gosto da maneira como a Lisa McMann escreve, mas como só falta Gone acho que vou terminar a trilogia...

Márcia 26/02/2012

Insuportavelmente mal escrito

Tive esperanças de que minha opinião sobre essa série se devesse ao fato de que li o primeiro volume em ebook com uma tradução e revisão muito porcas. No entanto, não me enganei. O segundo volume, lido em brochura e papel, é tão ruim quanto.

A personagem é um desastre. Eu gritava: "Mata essa garota logo!!" a cada merda que ela fazia e pensava.

O formato da narrativa continua, sem quê nem pra quê, numa vã tentativa da autora, eu acredito, de criar um clima "policial" a sua trama insosa. O tiro saiu pela culatra e o único efeito que ela conseguiu foi o de o livro parecer ser escrito aos pedaços. Com cenas ao acaso jogadas umas depois da outra, sem qualquer conexão entre elas.

A fonte é garrafal, talvez para tentar esconder o vazio dessa história e o espaço entre as linhas é ridículo.

Pretendo terminar a série apenas porque o livro 3 está engarrafado aqui desde muito tempo, mas não tenho esperança nenhuma de não perder meu tempo fazendo isso.
Lily 20/03/2012minha estante
Acho que quem lê e não gosta é porque espera romances clihês, A autora é extremamente original, mas o diferente nunca é bem aceito...

Márcia 21/03/2012minha estante
Acontece que existe um precipício entre o original e o bem escrito. Essa autora de original só tem o tema do sobrenatural (os sonhos) porque, por todos os outros lados, essa série não passa de um resumo de todas as outras de mesmo gênero. E um resumo muito mal feito.

E "quem não gosta é porque espera romances clichês", minha filha? Quem gosta é porque não está acostumado com à histórias originais E bem escritas.

Q-Quel®... 22/02/2014

Envolvente...
Tão bom quanto o livro 1.
Gostei da forma que a personagem amadureceu e descobriu suas fraquezas...
O livro me prendeu desde o primeiro capitulo, só consegui dormir depois de terminar. Lido em menos de 24, como foi com o livro 1.

Triste, pois ainda não tenho o livro 3... :/
Mell 13/04/2014minha estante
Li em 1 dia também, por sorte, comprei os 3 de uma vez rs. Vou começar o terceiro hoje.

Bia Bechelli 04/09/2012

achei muito chique esse nome: Apanhadora de Sonhos. kk Deu um charme todo especial pro dom da Janie. Bom, eu posso resumir Fade em uma única palavra: perfeito! É como se tudo evoluísse de uma só vez. Janie está mais madura e menos perdida quanto ao seu dom, ao amor, à vida que pretende levar. Cabel continua o lindo príncipe (oi? cadê aquela bianca que não acreditava mais no amor? kkk vemk Cabe) apesar de que ele está realmente á beira de um ataque de nervos neste livro. Ele acaba agindo como um idiota em certo ponto, mas é até perdoável. Eu mesma não consegui ter raiva dele.

A escrita também está mais madura. Não temos mais tantos espaços em branco, linhas puladas apenas para preencher as folhas. Agora a estória flui com uma naturalidade e fica tudo tão bem construído e explicado que até o lance das datas não me incomodou mais. O enredo também é ótimo. A missão que Janie tem que enfrentar não é nada fácil e traz complicações também para o relacionamento dela. A Capitã, um personagem que pouco apareceu no Wake (pelo menos, não o suficiente para eu formar uma ideia dela), agora me conquistou de maneira irreversível. Tinha dito que esperava que a mãe da Janie fosse me surpreender durante a leitura, mas acho que a Capitã faz um ótimo papel de mãe substituta.

O final é, também, um ponto que gostei muito. Foi bem simples mas encantador. Não deixou quase nenhuma ponta solta (amadurecimento por parte do autor, no meu ponto de vista) para nos fazer enlouquecer à espera do próximo, mas ao mesmo tempo nos deixa com perguntas suficientes pra fazer o último livro da trilogia entrar para a Wishlist. Sem contar que a capa de Fade é a minha preferida entre a trilogia. Realmente não consigo pensar em pontos negativos para esse segundo livro, por isso, nota máxima pra ele!!

"Porque esse lance do amor é estranho para Cabel. E agora que ele encontrou Janie, está se tornando cada vez mais protetor em relação a ela. Não há homem algum no universo com quem ele deseje ter de compartilhá-la. Especialmente um psicopata." - página 28.

"O peso dele faz com que ela tenha uma sensação incrível em seu corpo. Talvez seja por estar acostumada a sentir-se paralisada com frequência. Ou por perceber que ela era muito dura por dentro, antes de deixá-lo entrar." - página 31.
WictorCarstairs 08/05/2018minha estante
undefined

Fran 17/11/2010

Voltar a ler a série Wake trouxe alguns probleminhas do primeiro livro à tona: é difícil acostumar com o tempo presente, existe diversos erros de edição. Mas depois que a gente re-acostuma, é demais.

Senti que nesse segundo livro a história começa um pouco mais lenta, mas da metade em diante é divino. Lisa McMann criou uma protagonista ótima. Ela é na dela, mas é muito esperta e divertida. O relacionamento com Cabel ainda é delicioso, as cenas e diálogos deles, comportamentos e tudo mais são muito reais, palpáveis. Nada de príncipe encantado nem amor eterno e perfeito.

O final é um tapa na cara, a investigação é bem solucionada (sem surpresas absurdas, e sim fatos claros e decididos desde o princípio). Janie descobre muita coisa sobre seu futuro, e é bem desolador. Desvanecer...

E pelo trecho de GONE, no final do livro, o fim dessa série vai ser dolorido!

ADOREI!

naniedias 01/02/2011

Fade - Desvanecer, de Lisa McMann
ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sobre o livro:
Janie foi capaz de ajudar a polícia no final do semestre passado com suas habilidades. Mas ela ainda não as domina, há muito o que aprender.
Quando ela recebe os arquivos da senhora Stubin - ela fica muito feliz - será capaz de usar os seus poderes da melhor maneira possível.
Agora Janie precisará ajudar a polícia a solucionar um caso que envolve professores e alunos - alguém está se aproveitando dos seus amigos de escola e ela precisa descobrir quem é.
Acompanhe o crescimento de Janie, seu namoro com Cabe e o seu trabalho com a polícia nessa incrível sequência da série Wake!

O que eu achei do livro:
Esse livro é maravilhoso! O que me deixa ainda mais feliz é saber que a série não decaiu, muito pelo contrário - esse segundo livro é maravilhoso! Ainda escolho o primeiro como meu favorito da série, mas o segundo é excelente e não me surpreenderia com aqueles que elegessem esse o seu livro preferido da série Wake!
Mais uma vez o livro tem um final distinto, embora dessa vez fique um caminho maior para o final - que espero que seja digno dessa série!
A escrita de Lisa McMann é realmente maravilhosa - simples e deliciosa! E as partes de sonho são muito interessantes!
O segundo volume da série consegue dar sequência à história de uma maneira maravilhosa! Estou super ansiosa pela continuação (que começo a ler ainda hoje)!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com

Paulo César 08/05/2024

Oh Janie
Bem, novamente temos uma trama sobre Janie e suas consequências em continuar seguindo a vida como apanhadora de sonhos.
Descobrimos as consequências e seus temores, mas também ficamos diante de sua força em querer fazer o bem e tornar o pouco do mundo melhor.
Seus medos são jogados de lado e descobrimos a bravura que a pequena tem em mostrar isso à prova.

Mas ainda assim é uma leitura boba e rápida, com os mesmos problema do antecessor.

Joao.Esteves 03/12/2010

Ao contrário de muita gente que não gostou do primeiro livro da série, eu adorei. Foi uma leitura super rápida e gostosa, em um primeiro momento pode até ser estranho a maneira que a autora escreve, com muita pontuação. Mas, gostei, o livro fica na forma de um diário, relatando a história da Janie, ao mesmo tempo que mostra como os sonhos acontecem. Depois de um tempo, você nem percebe e a leitura flui muito bem, além de ser um livro bem curto.
A Janie, protagonista da história tem uma espécie de dom, ela é sugada para os sonhos das pessoas e no decorrer da série, ela descobre que pode até mudar o rumo dos sonhos. O primeiro livro nos mostra todo o processo de descoberta dela, resultando no relacionamento com o problemático Cabel.
Já nesse segundo volume, Janie e Cabel permanecem juntos e tem que impedir que um predador sexual faça mais vítimas na escola. Além de Janie ter acesso a informações sobre a sua condição, a deixando em uma situação bem complicada, do tipo sigo em frente ou não!?

Gostei bastante da história desse livro, só não gostei da maneira que a autora a desenvolveu. Desde o início já ficamos sabendo quem é o tal predador sexual, eu queria mais suspense e deixar o climax para o final. A surpresa mesmo é que existem mais pessoas envolvidas do que a Janie pensava.
Achei bem legal a relação da Janie e Cabel, mesmo sendo bem complexa em alguns momentos, o relacionamento dos dois não é meloso, que é uma coisa que me irrita muito e também não é aquela coisa puritana, o que deixa tudo mais real.
A maneira que a autora bolou toda as consequências que a Janie pode sofrer, são bem legais também, mostrando que muita coisa pode mudar no futuro.
Só espero que 'Gone', o último livro, seja o melhor de todos!

Mih Del Debbio 05/01/2011

Preço Alto
Nesse segundo volume da serie Wake Janie está mais ciente dos seus poderes e agora conta com a ajuda da Sra. Stubin.

Devido a uma estranha denuncia ela se envolve num caso de drogas e assedio sexual envolvendo alunos e professores de sua escola. Mesmo contra a ideia Cabel tenta ajudá-la e isso faz com que fiquem mais proximos.

Janie começa a sentir os efeitos colaterais de entrar nos sonhos das pessoas, mesmo que involuntariamente e percebe que talvez o preço a pagar por ajudar as pessoas pode ser muito alto.

Achei esse livro melhor que o primeiro, a ideia principal foi melhor desenvolvida e os protagonistas estão mais maduros. Porém achei que tudo aconteceu facil demais, não teve aquele suspense e tal, mas gostei bastante.

Camila 03/10/2010

Fade - Desvanecer
Essa continuação de Wake é muito emocionante! Muita coisa começa a ser explicada sobre o dom de Janie e parece que tá mais para uma maldição! Adoro a narrativa rápida!! Não vejo a hora de saber como tudo isso vai terminar!

www.leitoracompulsiva.com.br

Analu. 02/10/2010

Emocionante .
Acabei de terminar o livro e ainda estou emocionada, esse com certeza foi muito melhor do que o primeiro. E olha que eu AMEI wake u_u . Mais nesse, as cenas do Cabel com a Janie ficaram bem mais intensas . muito mais romance, e o que eu mais goste nesse relacionamento é que a vida deles não é aquele clichê de vida perfeita, de o 'cara mais popular da escola' , e coisa e tal, não que eu não goste desse tipo de história, é só que foi bom mudar um pouco, tanto a Janie quanto o Cabel, tem uma péssima familia, uma péssima vida, e só dão certo juntos mesmo *-*. Sinto algo estranho em relação a mãe da Janie, como assim ela fica sempre se isolando ? acho que ela tem algo a esconder, que conta nesse lance de 'apanhador de sonhos' . Cabel tem que lutar com seus demonios , como o livro mesmo disse, mais eu entendo ele tadinho, e eu sei la amei cada cena deles juntos, mesmo quando eles se afastaram por um tempo, pq cabel tem esses traumas pra lidar, e Jamie tem essa coisa louca dos sonhos, eles são complicados mais dão certo , ah eles são fofos demais, não tem como não se encanta com esse casal u_u. Bom e essa coisa dos sonhos que alias eu chorei MUITO quando ela leu o diario da senhora Stubin, e estou com medo do que o futuro reserva pra ela, mais to com esperanças de que no proximo livro, Janie arranje uma solução, e espero que Cabe esteje ali com ela, espero mesmo que a autora não separe esses dois, porque eles são lindos demais cara, os casais problematicos mais lindos que eu ja li *-* com ceteza, entra na listinha dos meus casais favoritos .Cabe todo com ciume, e entregando o coração dele pra ela cada vez mais, poxa só de falar da vontade de ler o livro de novo T_T Q. Fiquei mto tensa na cena do 'trabalho' da Janie, mto tensa , e estou amando a Capitã, ela é demais 8) . Carrie é um saco, sei la ja nao gostei dela no primeiro livro , acho ela sem sal ._. Bom a resenha ficou grande demais, então só vou dizer que tem mta emoção, romance, e tensão . recomendo s2 quero Gone T_T

Thaís 28/09/2012

Eu preciso dizer que ameiiii o livro. O estilo de escrita de Lisa continua o mesmo de Wake, rápido, eletrizante, com poucas descrições de lugares ou mesmo de sentimentos. Para que é chegado em um livro com bastante descrições e uma narrativa extensa (Como eu) pode ser estranho, mas depois do segundo livro você já se acostuma com o estilo e ainda fica triste por ele ser tão curtinho.

O livro só melhora a cada página, enquanto em Wake fomos introduzidos ao mundo de Janie, nesse temos um grande conflito. Janie agora trabalha para a policia infriltada na escola e tem que descobrir uma misteriosa denuncia. Mas isso pode não ser tão fácil quanto parece. A cada novo sonho que Janie se infiltra ela fica mais e mais fraca, ela esta mentalmente e fisicamente cansada, a única coisa boa de sua vida é Cabel que esta sempre lá para protege-la.

E o que falar de Cabel, ele é o menino mais doce e atencioso que existe. Sempre esta lá para proteger Janie, apesar de ser superprotetor ele é sincero e realmente gosta de Janie. Ele sabe o que falar e também sabe se desculpar quando precisa.

O enredo desse livro é impressionante, e teve partes que eu não conseguia parar de ler, as escrita simples de Lisa faz com que o livro flua rápido e isso nos da a sensação de que a história esta correndo a mil e que não da para largar o livro. O desfecho lindo e triste me deixou com mais vontade de ler Gone, mas vou esperar a tradução. E superindico essa série para os preguiçosos de plantão que quando veem um livro com mais de duzentas páginas já se assustam, esse livro é leitura rápida e fácil.

22/04/2011

Janie já descobriu o que se passa com Cabe e agora os dois alimentam uma relação regada a muito carinho e inseguranças. Janie está trabalhando para a polícia assim como ele e precisa manter seu relacionamento em segredo para não afetar as missões. Está difícil de ficar perto dele sem que o mínimo de preocupação transpareça na face do rapaz pelo seu estado toda vez depois de adentrar um sonho.

Leia mais: http://bit.ly/gvklOS

Cacá 06/03/2011

Janie tem a habilidade de entrar nos sonhos de qualquer pessoa que esteja dormindo no mesmo cômodo que ela. O que no princípio parecia uma maldição passa a não parecer tão ruim quando Janie descobre que pode usar isso para ajudar as pessoas. Agora que ela entende melhor sua habilidade, pode usá-la para fazer algo mais, algo maior, começando com as estranhas coisas que andam acontecendo em sua própria escola. O problema de entender melhor suas habilidades é descobrir as consequências futuras, o que a leva a ter uma grande decisão a tomar.

Janie e Cabel estão cada vez mais apaixonados, mais unidos, trabalhando juntos, descobrindo coisas juntos, ainda que tenham que fazer isso escondidos. E o quão fofo é o Cabel? Confuso, perturbado com algumas coisas, mas tão fofo, tentando controlar seu ciúme e desejo de proteger Janie do mundo – e falhando terrivelmente – que dá vontade de levar pra casa.

Resenha completa no blog: