A Entrevista Ininterrupta

A Entrevista Ininterrupta Felipe Colbert

Resenhas - A Entrevista Ininterrupta

Barb 07/11/2023

Me prendeu tanto que até perdi a estação que eu precisava descer
É minha segunda leitura do Felipe, e com certeza superou a outra. É um livro bem curtinho, mas que consegue desenvolver a história no ritmo correto e os personagens na medida certa. Realmente me prendeu para saber o que aconteceria a seguir e quem era o Hefesto. única ressalva que eu faria da leitura: os esteriótipos são meio... complicados. Senti isso principalmente em relação ao índio, que é um personagem que acaba sendo bem presente. No mais, eu AMO literatura brasileira. Precisamos apreciar e apoiar mais nossos autores.

Samira.Coba 29/01/2018

Muito bem escrito e estruturado. Personagens cativantes e reais.

Cacá é um apresentador de tv, seu programa vai ao ar a quatro anos ao vivo e dessa vez algo parece fora do lugar. Ninguém nem sequer imagina o que os espera com o inicio do programa.
A primeira parte do programa passa sem problemas, mas após um e-mail suspeito tudo vira de pernas para o ar e a vida de todos corre riscos.

Suz 19/10/2017

Um grande desperdício
Ainda me indigna saber que um plot tão interessante foi tão mal aproveitado. Talvez a ansiedade de fazer um livro breve não tenha dado a oportunidade de aprofundar as personagens, deixando tudo superficial.
Muito estereótipo, pouca surpresa. Pelo menos o livro é curto.

Lourdes 30/10/2016

O livro me surpreendeu bastante, sinceramente não tinha muita expectativa. A linguagem é simples e envolvente. O drama e o suspense são na metida certa.Super recomendo.

Cristina.Castellani 23/09/2016

excelente história
Grande história! Adorei!
Só achei que o autor teve uma grande ideia e poderia sim ter desenvolvido mais a história!
Achei tão legal que lamentei quando acabou!

Luís 21/10/2013

Um dos melhores suspenses
Sabe, o brasileiro tem essa mania do "complexo de vira-lata", de achar que tudo que vem do seu país é ruim, e tudo que vem de fora é bom. Porém, este livro conseguiu provar a esses indivíduos que eles estão muito errados. Eu adorei, tem uma excelente história, e uma leitura também muito boa, amena, que não cansa e uma linguagem de fácil entendimento. Felipe Colbert consegue prender nossa atenção durante todo o livro, até o final, e não desejamos parar de ler, queremos sempre saber mais. Tudo lá faz sentido, e as reviravoltas finais são surpreendentes, só mesmo com muito talento na área da escrita para conseguir criar uma estrutura literária destas. Os personagens, cada um com sua particularidade, nos deixam curiosos e com vontade de conhecer mais sobre suas vidas. Enfim, todos os elementos contribuem para que a história seja imperdível. Em suma, é um baita de um entretenimento. Nota 10!

Eri Guimarães 01/09/2013

Um Suspense de Tirar o Fôlego
Bonjour Anges!

Hoje é dia de livro nacional aqui na nossa “Pilha do Anjo”. Esse em especial era um livro que eu muito ansiava ler. Conheci o autor em um evento literário e fiquei curiosa com seu outro livro, Ponto Cego, e logo que pude o li. Logo em seguida, em parceria com a Lu Piras, foi lançado A Última Nota, que também não demorei a ler. E foi apenas depois de pesquisar um pouco melhor sobre o autor que descobrir que Ponto Cego era na verdade seu segundo livro. E foi aí que começou a busca por A Entrevista Ininterrupta.

Em uma das palestras do Colbert, cheguei a perguntar onde eu poderia conseguir esse livro, e ele disse que era muito cru e que por isso nem o citava mais. E confesso, isso me deixou ainda mais curiosa para lê-lo, mas mesmo assim não fiquei muito animada, achando que não o encontraria.

E então, caminhando pela Avenida Paulista em plena quarta-feira a tarde parei, junto com a Josy, em uma banca de jornal próximo ao Trianon-MASP pra ver um livro que o titulo tinha me chamado a atenção. E do nada, minha mão se guiou sozinha para o terceiro livro de uma prateleira mais escondida, eu nem tinha visto o titulo, mas quando vi o nome do autor entrei em choque.

Sim, o livro me encontrou. E depois dessa é ÓBVIO que não podíamos deixar passar. Josy correu e me deu ele de presente. E eu fui pra faculdade naquele dia literalmente saltitando e com um sorriso gigantesco no rosto.

Bem, agora vamos ao mais importante, falar do livro propriamente dito. A Entrevista Ininterrupta começa um pouco parado, apresentando cada personagem que fará parte de tudo o que acaba acontecendo na trama. Logo de cara não pude deixar de fazer uma leve comparação com o segundo livro do autor, pois em ambos os protagonistas são repórteres e tem ex-esposas. Mas, apenas ai os dois livros se cruzam. Enquanto Ponto Cego preza mais a investigação e o suspense que ela traz, A Entrevista Ininterrupta é mais um suspense psicológico, regado de drama.

Falando em protagonista, Carlos Camanducaia, ou simplesmente Cacá é um famoso repórter de talk show, onde seu maior diferencial é que seu programa vai ao ar todo dia ao vivo. O estilo de seu programa me lembrou muito o de Jô Soares

Cacá está em um de seus dias normais, onde para em sua livraria favorita e toma um café enquanto lê o jornal da tarde. Mas, nesse dia especifico ele recebe uma ligação estranha dizendo que essa será uma grande noite. Mas, achando que era possivelmente um engano nem se preocupa muito.

Tudo ocorre normalmente na emissora, todos se preparando para mais um programa, caravanas vindas de outros estados, com varias faixas etárias. Mas, o que ninguém contava era que não apenas um dos entrevistados ficar doente em cima da hora seria o contratempo do dia, mas que havia duas bombas implantadas no cenário.

O primeiro contratempo foi logo resolvido. Cacá chamou uma figura exótica e muito conhecida por quem passava pela região da emissora, o Xamã Aiguara, um feiticeiro indígena de idade já mais avançada e que tirava fotos de celebridades com sua câmera velha e as vendia para conseguir seu próprio sustento, enquanto morava numa barraca em frente a emissora. Já o segundo contratempo...

O programa tem seu inicio e com ele o mais dramático dia profissional de todos os envolvidos nele. Uma socialite é a primeira entrevistada e enquanto a bela mulher fala de sua vida a equipe de produção começa a receber e-mails falando da ameaça iminente. Mas, é apenas quando o diretor do programa, Abel Negreiros, recebe uma ligação de Hefesto que o drama realmente tem seu inicio.

O desespero, a agonia e o pânico são bem trabalhados durante a drama. É impossível não ficar aflito, sem saber o que acontecerá a todos, principalmente com Cacá, que descobre estar sentado sobre um dos artefatos. A partir disso, a narrativa tem seu ritmo aumentado, as coisas acontecendo super rápido, enquanto todos tentam fazer com que nada de ruim aconteça.

Uma das coisas que mais apreciei no livro foi que o autor teve uma preocupação com os detalhes, fazendo com que mesmo quem nunca tenha ido ver um programa de auditório e não sabia como funciona a rotina de gravação possa visualizar as cenas sem problemas.

Já uma das coisas que mais me incomodaram foi a quantidade de pontos de exclamações nos diálogos. Parecia que todos estavam gritando o tempo todo, o que deixou pouco natural.

Em geral, A Entrevista Ininterrupta é um ótimo livro, com apenas 144 páginas é uma leitura rápida e com uma boa dose de tensão, com reviravoltas bem interessantes e um final muito legal. Pra quem é fã dos suspenses policiais esse livro é uma boa escolha!

Lodir 10/02/2011

Suspense rápido e criativo!
O livro “A Entrevista Ininterrupta”, de Felipe Colbert, é um suspense policial nacional curto, mas eficiente. O paulistano consegue nos oferece uma história rápida, sem muitos detalhes ou enrolação, mas que funciona como entretenimento e deixa o leitor curioso até a última página.

Em suas 144 páginas, Felipe nos conta uma história criativa e inusitada: um talk show, programa TV de entrevistas no estilo “Programa do Jô”, é alvo de um terrorista, que coloca duas bombas dentro do estúdio. A história começa quando Cacá, o apresentador do programa, caminha em direção a emissora para mais um dia de trabalho. Enquanto acompanhamos sua rotina, o livro vai mostrando sua vida pessoal (com algumas cenas incluindo a mulher e as filhas) e também os bastidores da emissora.

Através das cenas, temos uma noção de como funciona a gravação de um programa como esse: a escolha dos entrevistados, a preparação do figurino, do roteiro de perguntas, etc. Muitos personagens interessantes aparecem na trama: o diretor do programa, a produtora, o contra-regras, o figurinista, as maquiadoras, enfim, todos que devemos esperar encontrar em um estúdio. Para quem conhece um estúdio desse tipo ou já assistiu a uma gravação (como eu, que fui ao “Programa do Jô”), é notável a preocupação do autor por dar detalhes reais do funcionamento da atração, tamanha é real a descrição do estúdio.

A rotina de gravação acaba quando o terrorista envia mensagens à produção do programa avisando das bombas. A partir de então a correria começa. Depois que uma das bombas é localizada, todos começam a entrar em pânico. O problema é justamente uma das exigências do terrorista: ele não disparará as bombas desde que a entrevista que está sendo feita ao vivo não seja interrompida – daí o título do livro. Dessa forma, a entrevista se estende, causando espanto na platéia e nos telespectadores ao redor do país, que passam a perceber que algo está errado. A bomba localizada está na cadeira do apresentador, e ele não pode se levantar, caso contrário ela explodirá.

O livro nos leva por um curto período de tensão. Curto devido as suas páginas. Certa hora, o terrorista dá as caras e a confusão aumenta. Temos algumas revelações inesperadas e então um final surpreendente e chocante.

Algumas falhas incomodam no livro, mas acredito que são perdoáveis para um escritor em sua estréia. Há um grande excesso de frases terminadas com ponto de exclamação, como se os personagens estivessem gritando o tempo todo. Algumas coisas também são ilógicas e decepcionantes.

Apesar disso, “A Entrevista Ininterrupta” é um bom livro, e seu suspense funciona. O final é bom e o leitor deve chegar a ele após poucas horas de leitura. É recomendado principalmente para os momentos em que você não deseja uma leitura longa.

Nessa Gagliardi 23/06/2010

Exatamente o que esperava. Adorei não me decepcionar com o livro. Eu estava esperando tanto que já tinha quase dado como certo que ele ficaria abaixo da minha expectativa.
Fiquei nervosa ao ler cada página da história. O ritmo da narrativa de Colbert é ágil e não te deixa largar o livro até que saiba o que acontecerá em seguida. Muuuuito bom!

PS: A-D-O-R-E-I o nome do programa "Cacá entre Nós"! Super original!

Ademar Jr 08/04/2010

O romance policial é um gênero tipicamente inglês, embora haja muitos americanos que também são referências nesse gênero. Além de ser um dos que mais agrada é também um dos que mais exige precisão na escrita e conexão entre os fatos, tudo isso sem previsibilidades. A Entrevista Ininterrupta (2008) poderia muito bem se encaixar na descrição acima não fosse por um detalhe, seu autor é brasileiro. Felipe Colbert estréia na literatura já de forma audaciosa e com uma qualidade impecável.

Leia a resenha completa em: http://wp.me/pCGut-e6

Satrus de Sagre 02/02/2010

Booomm!
Para um Brasileiro, muito bom livro, espero que continue na carreira!

Sined 07/02/2009

Muito bom! Um livro de suspense de primeira linha, que prende no começo, meio e o fim. Narrativa ágil e tensa, mas também alguns momentos de humor. Vale a pena ler este livro.

claudioschamis 05/02/2009

Sempre que aparece um novo lançamento ele é rodeado de muitas expectativas. Quando esse lançamento é de um autor novo e brasileiro parece que isso acaba assustando muitas pessoas. Não sei porque. Não entendo isso. E não deveria. "Entrevista Ininterrupta" é o exemplo de que deveríamos dar mais crédito a nossa cria, a nossos autores, brasileiros e que estão se lançando nesse mundo competitivo da nossa literatura.

O livro conta a história de um apresentador de talk show, famoso, que se ve envolvido em um episódio que pode mudar o rumo de sua vida durante a apresentação de seu programa ao vivo em uma conceituada emissora de televisão. Muito suspense, numa trama muito bem armada e amarrada com personagens fortes e que dão a liga fundamental para que seja um ótimo livro. Um livro para se ler rápido devido a sua intensa velocidade com que os fatos vão acontecendo e dando a impressão e deixando aquele gostinho de quero mais.

alpnarciso 02/01/2009

Leitura relâmpago
É impressionante como você lê rápido este livro.
A narrativa te envolve de forma a você não conseguir largá-lo e, quando vê, terminou.
Vale a pena.