Amor em Terra de Chamas

Amor em Terra de Chamas Jean P. Sasson

Resenhas - Amor em Terra de Chamas

LAvia 06/10/2022

Amor em terra de chamas: a corajosa luta de Joanna.
Baseado em vida real, isso já diz muito do livro.
Joana, uma curda , apaixona-se ainda menina por um guerrilheiro. Inicialmente não foi correspondida e foi vivendo, mas jamais esqueceu esse amor, depois quando foi correspondente dida começaram suas dificuldades, amor sempre, mas luta, sofrimento, esconderijos e longe de sua família.

Evelize Volpi 18/06/2021

História verídica de uma mulher forte, corajosa , que em nome do amor se casa com um peshmerga( guerrilheiro curdo) e vivem juntos o pior da Guerra Ira/Iraque.
Vale a leitura!

Dayane| @portas_de_papel 06/04/2020

Amor em terra de chamas
E para quem ama histórias reais de mulheres fortes este livro vai te fascinar profundamente , o livro é narrado em primeira pessoa e é uma leitura fácil e empolgante o mais interessante é que aqui no Brasil só conhecemos Irã , Curdistão , Iraque , etc ... apenas pela televisão e em notícias curtas e fatídicas , poder conhecer a história de Joanna que nasceu ali é incrível e como as pessoas lutam desde
a infância para sobreviver em meio a guerra , de local em local de abrigo em abrigo é um livro que deveria ser leitura obrigatória nas escolas , eu simplesmente amei este livro é agora ele é um queridinho da minha estante !!!

Raquel 12/03/2018

Pensava que era tudo Iraque
O livro conta a história de Joanna desde a sua infância. Ela nasceu em Bagdá, porém se sente curda e seu sonho desde criança era casar com um guerreiro curdo. O livro fala sobre a família de Joanna, descrevendo seus familiares, sobre costumes, política, corrupção do Iraque e sobre amor.
Ao terminar de ler descobri o quanto sou ignorante, pois nunca havia ouvido falar do Curdistão e as dificuldades e opressão que aquele povo que vive no Norte do Iraque passou.
Saddam Hussein governou o Iraque por aproximadamente 24 anos, e durante esse tempo tentou exterminar o povo curdo. Foi responsável pela morte de 200 mil homens, mulheres e crianças apenas por terem nascido no Curdistão.
Ao término Joanna tem um final feliz e hoje está bem com a sua família. A autora fala ainda, como estão viários dos familiares dela, porém esqueceu de mencionar a bela Muna irmã de Joanna, aí fiquei me perguntando: Muna com o seu bom coração como está?
Indico esse livro para todos, para que possamos saber o que esse povo sofreu apenas por terem nascido em determinado território e para que saiam um pouco da escuridão da ignorância, como eu.

PITUCALELE 29/08/2016

Na obra, a autora, que assina outros sucessos como Mayada e Princesa sultana, conta a impressionante história real de Joanna do Curdistão. Com uma narrativa envolvente, Jean Sasson apresenta a luta dos curdos pela independência, permeada por uma emocionante história de amor vivida durante os sombrios dias da Guerra Irã-Iraque.

Embora o Iraque seja tema recorrente em algumas das principais manchetes de jornais e revistas em todo o mundo, a história do povo curdo e sua luta pela sobrevivência sob o domínio de Saddam Hussein jamais foi contada com tanta sensibilidade. Nesta incrível narrativa, Jean Sasson revela para o leitor uma personagem real e forte, que enfrenta as rígidas regras sociais de seu povo para viver intensamente uma história de amor pelo Curdistão e pelo guerrilheiro com quem se casa.

Criada em Bagdá pelos pais, um iraquiano árabe e uma curda, Joanna al-Askari teve uma infância cheia de medo e insegurança sob o brutal regime do partido Baath, de Saddam, intercalada por alegres verões com a família no Curdistão. Ainda menina, ela sonhava com o dia que se apaixonaria por um guerreiro curdo com o qual se casaria e com quem lutaria pela liberdade do Curdistão. Aos 15 anos, seus sonhos se tornam realidade, ela conhece um guerreiro curdo genuíno e, neste momento, se inicia uma emocionante história de amor tão envolvente e movimentada quanto a luta dos curdos pela independência.

Jean Sasson conta toda a história de Joanna desde sua tenra infância até os dias mais escuros da Guerra Irã-Iraque que sucederam seu casamento com Sarbast, um atuante peshmerga, com quem seguiu para a luta no Curdistão. Cegueira temporária decorrente de um ataque químico, bombardeios noturnos, interrogações da polícia secreta, prisões infernais, incluindo o resgate de uma parente desaparecida de um dos campos de refugiados na fronteira do Irã, foram algumas das muitas adversidades enfrentadas por Joanna, que em nenhum momento desistiu de lutar por seus ideais.

Através do olhar de Joanna, em Amor em terra de chamas, o mundo dos curdos ganha vida. Da beleza estonteante das montanhas e flores coloridas que adornam a paisagem às festas, canções e danças, enfim, tudo desperta um interesse no leitor em saber sobre os costumes, tradições e dia-a dia de um povo que vive tão distante do propagado universo cosmopolita ocidental. No livro, Jean expõe um cativante retrato de uma terra fascinante e de uma cultura encantadora. Envolvente e inspirador, o relato de Joanna sobre tragédia e triunfo é um emocionante atestado do poder do amor, da força do espírito humano e de uma vontade inabalável de vencer, apesar de todas as contrariedades.

Lívia G.F 17/04/2013

Adorei o livro.Livros baseados em fatos reais são muito convidativos para mim, ainda mais os que possuem final feliz.
Amor em terras de chamas conta a história de Joanna e o povo no Curdistão em meio a guerra Irã-Iraque. O livro mostra uma outra realidade a que é exposta superficialmente ao mundo sobre essa guerra.
Joanna, curda e sonhadora com a possibilidade de um dia lutar ao lado de pershmegas, conta sua estória e de sua família em tempos conflituosos, mostra-nos a realidade de iraquianos que eram contra o governo de Saddam Hussein e lutaram para defender seus direitos e sobreviverem. Joanna se apaixona por Sarbast e sonha em lutar do seu lado contra a tirania do governo Iraquiano. Um amor que parece impossível se consolida no meio de uma situação nem um pouco favorável.
Vale a pena a leitura!

AFL 12/01/2013

Hdndks
lnsjdjdnxk

Luis Netto 27/11/2010

Amor em Terra de Chamas
Em “Amor em Terra de Chamas” a autora Jean Sasson, relata a história de Joanna al-Askari, uma mulher guerreira que sempre sonhou em ver sua nação livre do domínio iraquiano, que na época era governado por Saddam Hussein, um presidente tirano que causou muito sofrimento ao povo curdo.
Joanna era apaixonada por Sarbast, um guerreiro curdo, que lutava juntamente com o fraco Exército de sua nação, pela Independência de seu País, o Curdistão. Ela o conheceu aos 15 anos durante uma batalha entre curdos e iraquianos. Na época ela ainda morava em Bagdá, cidade onde passou toda sua infância e adolescência, por causa dos melhores recursos financeiros oferecidos a sua família.
Joanna aos 16 anos casa-se com Sarbast, e vai morar no Curdistão, onde viveria o momento mais difícil de sua vida, pois veria Sarbast arriscar-se nas Guerras pela Independência do Curdistão. Apesar sofrer uma forte pressão emocional de seus pais e dos seus colegas para que voltasse a Bagdá, ela resolve ficar e dar forças ao seu marido na luta pelo seu ideal. Somente acreditando nesta esperança aquele povo conseguiria a tão sonhada liberdade.
O livro relata de forma brilhante como neste mundo há muitas pessoas corajosas, como no caso de Joanna, que preferiu correr o risco de ser morta durante a guerra num dos diversos bombardeios no território curdo a abandonar a família e ficar ao lado de seu amado.
Apesar do sofrimento que a guerra impõe, Joanna nunca se arrependeu, foi até o fim com seu marido, que junto com o Exército Curdo conseguiram a liberdade para o Curdistão. Os curdos, um povo sofrido pela tirania de Saddam Hussein agora sonhavam com um futuro mais digno e sem ditadura, podendo dizer ‘somos independentes’.
Joanna depois da Guerra trouxe sua família para o Curdistão, onde vivia com Sarbast.
Um livro onde Jean Sasson retrata toda a jornada do Curdistão até sua Independência, mostrando em detalhes o que povo curdo sofreu nas mãos de Saddam Hussein.
Recomendo a todos.

Gilbamar 09/10/2010

O AMOR RENASCENDO DAS CINZAS
Muitos romances tem a característica especial de passar para o leitor a impressão de estar numa silenciosa sala de cinema assistindo sozinho a um ótimo filme de amor e ação, nesse caso ainda melhor porque ele pode parar a sessão quando assim desejar e retomar a história a partir do ponto em que precisou ocupar-se de outra atividade. "Amor em Terra de Chamas" é obra desse gênero. Trata-se, por assim dizer, de um filme espetacular exibido de forma literária em mais de trezentas páginas de pura adrenalina e inesgotável emoção. Torna-se mais atraente, contudo, por ser analítico na sequencia dos fatos e revelar passo a passo os acontecimentos na vida de cada personagem. Escrito com maestria pela escritora e conferencista Jean Sasson de maneira linear, mas nem por isso enfadonho ou previsível, é leitura obrigatória para quem gosta de bons livros e admira trabalhos literários realizados por quem domina as palavras. Imperdível!
Joanna al-Askari, uma romântica e sonhadora garota iraquiana nascida em Bagdá, filha de mãe curda e pai árabe, teve sua infância dividida e tumultuada entre o medo e a insegurança impostos pelo cruel regime baathista de Saddam Hussein, no Iraque, e os maravilhosos momentos desfrutados com os familiares maternos na cidade de Sulaimaniya, onde sua mãe nasceu, no Curdistão. É um período negro e sombrio na vida dos curdos, que sofrem intensa e cruel perseguição dos baathistas e, para se defender, geram guerrilheiros dispostos a matar e morrer nessa guerra onde os inocentes são as maiores vítimas. Embora nascida e criada em Bagdá o coração de Joanna definitivamente era curdo. Por tal extremado amor devotado a esse povo cujo sangue também circulava em suas veias seria capaz de ir além das próprias forças. Quando, aos quinze anos, conhece o peshmerga Sarbast, guerilheiro curdo valente e destemido, o amor transforma sua vida e esse sentimento arrebatador a leva por caminhos e trilhas onde um simples passo em falso é sinônimo de morte súbita. A guerra entre o Irã e o Iraque eclode e surpreende Joanna e Sarbast em plena lua de mel no Curdistão. Aumentam as dificuldades e a miséria para o povo curdo, multiplicam-se as mortes e a crueldade praticadas principalmente pelos iraquianos muitas vezes sob o olhar complacente do Irã.
Amor em Terra de Chamas relata o drama real de um casal vivendo o verdadeiro amor em meio ao horror do massacre do povo curdo comandado por Saddam Hussein. É o tipo do romance que prende o leitor e o entusiasma sobremaneira ante o dinamismo vertiginoso de seus capítulos cheios de aventuras estonteantes escritos quase como roteiro de cinema pela escritora Jean Sasson.Tendo por melhor variante, por outro lado, os detalhes que ela enfatiza de forma magistral e as minúcias de cada fato narrado, para exata compreensão dos leitores. Impossível não se emocionar, impossível não recomendar.

Gilbamar de Oliveira Bezerra

Renee 17/11/2009

Maravilhoso
Este livro é tudo. Primeiro que começa mostrando uma outra cultura na sua rotina que eu ADORO! Depois tudo vai se enlaçando: amor, tragédia, ação, história(recente),mais amor,vida, morte...... Fora que é uma viagem ao Iraque sem correr os riscos de fato kkkkkk