O Investidor de Bom Senso

O Investidor de Bom Senso John C. Bogle

Resenhas - O Investidor de Bom Senso

Henrique 26/03/2021

Superou as expectativas
Esse é um livro pouco popular no mercado financeiro, porém cada lição dele se mostra extremamente importante para o pequeno investidor se tornar um vencedor no mercado. Diminua os custos e diversifique, esse é o caminho do sucesso.

Bruna 26/05/2021

Faça o simples e corte custos
Nas últimas páginas do livro, o autor apresenta uma analogia que poderia ser um resumo perfeito do livro: ?investimentos são como dietas. Todos sabemos como perder peso e ficar em melhor forma: coma menos e faça mais exercício físico [...] isso é simples - mas não é fácil. Investir não é diferente.?
Boa parte do livro é dedicado a apresentar dados sobre o porque investir em fundo de índice tradicional é uma forma muita mais eficaz de maximizar ganhos (ou minimizar perdas) do que tentar adivinhar as ações e reações do mercado financeiro.
Em alguns momentos o livro é bem repetitivo e entediante, mas as orientações no geral são extremamente válidas para não cair nas armadilhas dos investimento, ainda mais nos dias de hoje com esse sem número de blogueiros e influencers tentado te convencer a complicar o que precisa ser simples.

Badlouis 25/06/2022

Livro para investidor passivo
Entrei nesse livro sabendo que era sobre investir em fundos e etfs, sendo assim, até um certo ponto liguei o modo turbo nessa leitura.
Pesquei alguns "insides" e foi bom.
Não sou fã de fundos (taxas e tempo de liquidação), mas etfs são interessantes nos EUA. Tenho etfs lá fora e são ótimos com excelentes taxas.
Aqui deixo um baita trecho do livro:
"Investir é preciso. O maior risco é o de longo prazo de não pôr seu dinheiro para trabalhar..."

Adilson22 12/02/2021

Livro interessante, principalmente para quem gosta de terceirizar sua carteira de investimentos.

Matheus 18/11/2020

Obrigatório
Livro que deve ser lido por qualquer pessoa que procura investir no mercado de ações. Bogle mostra o caminho para a construção de seu patrimônio de maneira simples e sem mistério. Não somos adivinhos, não somos especialistas em números contábeis e análise de empresas, mas é possível alcançar o sucesso nos investimentos ainda assim.

Danilo435 21/01/2023

Esperava mais
Pelas referências de quem me enviou eu esperava mais, para quem está pensando em ler aconselho a ler tb o gestão de portifolio

Luciana 01/04/2021

Um livro ?longo?, para 3 ideias principais sobre alocação!
Decidi continuar a leitura do livro, mesmo já tendo identificado a ideia principal, mas ainda assim insisti, para ver se o livro iria evoluir para ensinar algo diferente, mas não foi o caso!
O livro se baseia ao longo de todo livro, num mesmo princípio, e apenas o enfatiza durante toda a leitura!
No final do livro, num único parágrafo, o livro resume estes três princípios de alocação de seu dinheiro, o que para mim, teria poupado a leitura do livro inteiro, mas ainda assim, para quem já tem conhecimento sobre investimento, e quer uma opinião para criar mais dados para construir sua própria opinião, então leia, pois pode ser interessante!

Thiago 01/07/2021

Como investir na bolsa de valores com simplicidade
O autor John Bogle foi o criador do 1º fundo de índice do mundo, em 1975, com o objetivo de acompanhar a rentabilidade do S&P 500 (índice com as 500 empresas predominantes listadas em bolsa nos Estados Unidos).

Bogle escreveu "O Investidor de Bom Senso" para argumentar que o investimento no mercado de ações via esse tipo de fundo gera bons retornos no longo prazo.

Ao final de cada capítulo ele inclui uma seção "Não acredite apenas em mim" para reforçar seus pontos com a opinião de outros investidores.

Bom livro para quem procura uma estratégia de investimento focada no longo prazo.

site: https://leiturasdotrader.com/investidor-bom-senso/

Caio Lamarão 26/12/2020

Uma tática, várias alternativas derrubadas
O livro gira em torno da principal estratégia de investimentos que Bogle acredita (e prova) ser a mais eficaz:

Investir em fundos que acompanhem o SP500.

O livro é apenas isso, nada mais, os 20 capítulos giram em torno de derrubar objeções contrárias a essa estratégia.

Não que isso seja ruim, por que boas estratégias de investimento não precisam ser sofisticadas e complicadas para funcionarem.

O que me incomodou um pouco na leitura, foi o tom de ?carta de vendas? que ele tem, em alguns momentos Bogle (que é um gênio e uma lenda!) abandona um pouco a linha principal para adotar um tom de autopromoção.

A estratégia realmente é vencedora, por isso,
recomendo a leitura do livro

Edreira 15/03/2021

O melhor livro sobre investimentos que eu já li (até agora).
Tem muitos livros que são indicados quando você começa a estudar sobre investimentos e educação financeira. Claro, alguns livros, como "Pai rico, pai pobre" de Robert Kiyosaki, são livros que ajudam bastante na mudança de hábitos na nossa relação com o dinheiro. Agora, se tratando de investimentos, eu arrisco dizer que esse livro do John Bogle é mais essencial (ou pelo menos tão essencial) quando aos famosos "Investidor Inteligente", do Benjamin Graham ou "A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações", de Joel Greenblatt.

Eu digo isso porque Bogle mostra, com dados, que no mundo dos investimentos, o sucesso depende muito mais de fatores que qualquer pessoa (qualquer mesmo!) pode utilizar para poder ter investimentos muito bem sucedidos e que vencem, praticamente, 90% dos gestores profissionais de mercado. O livro é uma aula! Todo mundo deveria ler, independente se você é uma pessoa que não tem muito conhecimento sobre mercado financeiro, pois você vai se surpreender que ganhar do pessoal da Faria Lima (e de Wall Street) é tão fácil quanto investir R$100 no CDB de 100% do CDI de liquidez diária do Banco Inter ; )

Bacurau 02/12/2021

Investir é simples. Difícil é ser tão simples!
Muito conteúdo bom, só não dei 5 por ser beeeem repetitivo (como outros do mesmo estilo), talvez seja pra colocar na cabeça das pessoas informações valiosas e parar de uma fez por todas de perder dinheiro com investimentos! Não vou dar spoiler, leiam! Muito bom

Henrique609 11/05/2022

O melhor de todos
Sem dúvida, o melhor livro sobre investimentos de todos os tempos. Não que eu tenha lido todos, mas esse é prático, verdadeiro e com aplicações na vida real.

A ideia base do livro é: você não precisa ganhar do mercado, é mais fácil/lucrativo ser o Mercado.

Mais de 90% dos investidores de fundo ativo (que tentam ganhar do mercado) não conseguem o rendimento do mercado. Você acha que conseguiria escolher melhores empresas do que uma equipe de 50 pessoas que passam o dia todo fazendo isso?

Bem... A matemática diz que as chances de você e esses 50 caras que passam o dia todo analisando ações são as mesmas.

Se eu tão difícil superar o mercado, por que você arriscaria?

MiriA 02/04/2024

A base para quem quer começar a investir está nesse livro, alguns aprendizados e dicas que acho super válidos e necessário mas achei uma leitura chata

Robertaaod 28/01/2021

Investir não precisa ser complicado
O livro mostra como é possível ter resultados melhores que a maioria dos investidores, usando apenas a simplicidade e o longo prazo como ferramentas.

Bruno 02/02/2021

Um choque de realidade
Apenas Ben Graham foi capaz de inspirar em mim uma mudança de paradigma semelhante à causada por Bogle e sua tese de investimentos.
Inúmeros gênios da economia moldam minha maneira de investir: Graham, Buffet, Marks, Bazin, Lynch... Bogle agora brigará pelo topo dessa lista.
Este livro é obrigatório para o investidor de longo prazo. É um choque de realidade que o fará resgatar toda a sua carteira e começar do zero.