E O Vento Levou

E O Vento Levou Margaret Mitchell

Resenhas - E o Vento Levou

Bruno 26/05/2024

Um desfecho retumbante para um clássico magistral
O segundo volume de "E o Vento Levou" explora o período pós-Guerra de Secessão Americana, mergulhando no tumultuado processo de reconstrução do Sul dos Estados Unidos e na luta de Scarlett O'Hara para restaurar seu patrimônio e prestígio em meio às ruínas do Velho Sul.

Aqui, a autora consegue desenvolver Scarlett como uma protagonista de complexidade impressionante. Ela oscila entre uma vilã desprezível e uma heroína cativante, colocando-se como uma personagem multifacetada que desafia as expectativas tradicionais. Seu ímpeto e determinação são notáveis, ao mesmo tempo em que suas ações egoístas e moralmente questionáveis adicionam camadas à sua personalidade.

A vida amorosa de Scarlett, envolvendo Rhett Butler, Ashley Wilkes e Melanie Hamilton, dá a dimensão dramática à narrativa. Cada personagem traz à tona diferentes aspectos da personalidade de Scarlett e aprofunda os conflitos internos e externos que ela enfrenta. Rhett Butler, em particular, é um personagem igualmente complexo, cujo relacionamento tumultuado com Scarlett é central para o desenrolar da trama.

Mitchell utiliza essas relações para explorar temas como amor, perda, orgulho e resiliência, mantendo o leitor engajado a cada capítulo. A ambientação rica e detalhada, juntamente com os dilemas morais dos personagens, oferecem uma visão crítica do período de reconstrução do Sul após a guerra.

Em resumo, o segundo volume de "E o Vento Levou" é uma obra magistral que combina profundidade emocional e histórica com uma narrativa envolvente. É, sem dúvida, um dos melhores livros que já li na vida.

Bruno 28/04/2024

O vento leva, mas os clássicos ficam
Esse é o tipo de livro que não tinha outro destino possível a não ser tornar-se um clássico.

O primeiro volume de "E O Vento Levou" é ambientado nos tumultuosos anos da Guerra de Secessão Americana, apresentando uma visão multifacetada da vida no Sul dos Estados Unidos naquele período.

Ao narrar a história a partir da perspectiva do Sul, o lado perdedor da guerra, a prosa rica e detalhada de Mitchell transporta os leitores para um mundo de plantações de algodão, bailes aristocráticos e batalhas sangrentas, enquanto explora temas universais como amor, perda e redenção.

A protagonista, Scarlett O'Hara, é uma personagem complexa e cativante, cujas lutas e ambições refletem as tensões sociais e políticas da época. Enquanto o Sul luta para manter uma estrutura social retrógrada e ultrapassada pautada na escravidão, Scarlett percebe a duras penas que a guerra é uma estupidez, o ponto alto da irracionalidade humana.

Em um mundo que se repete em guerras e batalhas despropositadas, "E O Vento Levou" proporciona um bom paralelo sobre a volta da radicalização política e social em nossos tempos.

BruSouzzah 20/02/2024

"E o Vento Levou.." é um dos meus filmes preferidos, e foi ele que me levou a querer ler a obra que o originou. Talvez, se não fosse o filme, não teria gostado tanto assim do livro, mas posso estar enganada rs.
O livro é riquíssimo em termos de contexto histórico. A história se dá no período anterior, durante e posterior à Guerra de Secessão. E é em meio a esse grande conflito, que encontramos Scarlet O'Hara, uma garota mimada, egoísta, que vê seu mundo de futilidades ser devastado pelo horror da guerra. Mas ela não se dará por vencida! Lutará contra tudo e contra todos, com todas as armas que estiverem ao seu alcance: "Por Deus eu juro! Por Deus eu juro eles não vão acabar comigo! Eu vou passar por tudo isto e quando terminar, jamais sentirei fome de novo. Nem eu nem minha família. Mesmo   tendo que matar mentir, roubar ou trair eu juro por Deus jamais sentirei fome novamente!"
"E o Vento Levou" é um livro que deve ser lido pelo menos uma vez na vida, pois vale a experiência. Apesar de ser um grande clássico e um baita calhamaço, tem uma linguagem de facílima compreensão que ajuda a leitura a fluir.
Bom, recomendo que leiam e assistam esta grande obra literária, e este grandioso acontecimento cinematográfico!!!

Brê 11/02/2024

Tenho que admitir que terminei esse primeiro volume apaixonada por Scarlet! Ela é egoísta, pensa, fala e faz coisas horríveis, mas é corajosa e foi o alicerce de muitos outros durante os anos, mesmo aqueles que ela odiava. Continuo a pensar que ela era muito à frente do tempo, nasceu na época errada, em que o seu grande espírito de liberdade era tolhido por todos a sua volta, o que fazia com que ela tomasse mais ainda atitudes só pensando no seu próprio bem estar. O final me deixou louca pra ler o segundo volume, enfim Ashley voltou. Que rumo será que vai tomar a vida deles agora que a guerra acabou?

Karol com kah 28/12/2023

Surpresa com a popularidade
Entendo o motivo de no passado essa obra ter sido muito apreciada, mas é assustador ver que continua sendo apreciada.

É possível dizer que foi bem escrito, mesmo o conteúdo sendo racistas e xenofóbico? Sinceramente, não sei.

Além do mais a personagem principal é INSUPORTÁVEL!!!
Scarlett é mimada, invejosa, grossa, talarica, se acha a última bolacha do pacote, entre outras ?qualidades?.
Não gostaria de ter uma pessoa assim por perto.

Me arrastei pra conseguir ler essa primeira parte do livro.

Paula 19/08/2023

Bom demais
Amei demais o livro, você se surpreende o tempo todo, nunca sabe realmente o que vai acontecer a seguir!

O final eu entendi a proposta, o que a autora quis transparecer com ele, mas pessoalmente fiquei um pouco decepcionada, mas não fez com que eu amasse o livro menos.

Jorlaíne 24/06/2023

A escrita é muito fluida. O livro é impecável na estrutura. Mas o enredo é morno. Foram poucos os pontos altos na narrativa.
Scarlett é aquela amiga que eu não gostaria de ter??
É uma leitura pra ser feita com muita calma. Não consegui devorar. E ainda não sei quando pegarei o vol. 2. Falta coragem?

Tami Silveira 07/06/2023

Maravilhoso
Particularmente não gosto muito da escrita da maioria dos livros clássicos. Porém, a Margareth escreve magnificamente. Foi um deleite viver essa experiência. Acompanhar a vida da Scarllet O'Hara. Nem sei como fazer uma resenha abordando tudo que é escrito nos dois livros, mas o que mais me marcou foi a questão que a protagonista focou tanto em dinheiro que acabou menosprezando as pessoas e desqualificando-as. Só que ao decorrer da vida ela vai se afastando de quem ela é se corrompendo por ganância. Ao se ver confrontada com a perda de pessoas muito estimadas (que ela não valorizava) percebe que ela não tem nada, apenas dinheiro.

Lays 24/01/2023

Um dos livros mais racistas (se nao o maior) que ja li em toda minha vida, informações totalmente distorcidas sobre a guerra da secessão, a autora foi uma pessoa racista o que explica vários pontos absurdos durante a leitura desse livro.
Não consegui me apegar a nenhum personagem todos muito detestáveis e é isso, não indico mesmo sendo um classico existem leituras melhores

Nando 30/10/2022

Acabado
Nossa como chorei no final desse livro, gostei tanto que vou ler novamente com certeza antes de morrer.

Nando 30/10/2022

Deleite
Eu não dava nada para esse clássico ante de começar a ler, mas meu povo o livro é excelente, até tive que comprar um exemplar físico pois estava lendo em e-book e queria muito tê-lo na minha biblioteca.

Paula 16/09/2022

Incrível
O livro é bom demais, os fatos históricos o deixam melhor ainda. Você vê a evolução dos personagens e até aquilo que eles não conseguem mudar! Amei demais, agora falta o segundo livro.

cco.isabella 15/09/2022

Mais um para a lista de favoritos
É muito estranho como amo e ao mesmo tempo detesto alguns personagens (quase todos).
Essa leitura fez parte dos meus últimos meses e posso dizer que tornou esses dias muito melhores. É uma história realística mas que ao mesmo tempo me trouxe muito pertencimento.

Sabe quando você precisa de alguém para falar que a vida não é um mar de rosas?
O livro, no caso, foi essa pessoa para mim.

Me identifiquei com a Scarlett em diversos momentos e não sei se sinto orgulho disso, mas me trouxe muito reconhecimento e muita reflexão.

Recomendo infinitamente! Mais um para a lista de favoritos!

Vanderlete 23/08/2022

Clássico
Uma verdadeira obra de Arte da ficção.
Fiz questão de a leitura desse primeiro volume de "E o Vento Levou", fosse bem lenta e demora. Queria realmente penetrar na história e na trama do livro. E que experiência incrível.
A personagem principal Scarlett O'Hara, não deixa brecha para meio termo, ou você a ama ou a odeia. Impossível não se envolver com os dramas vividos no livro.

Júlia 10/08/2022

Virou um dos meus livros preferidos!
Comecei a ler muito sem expectativa porque lendo a sinopse pensei que fosse um livro monótono, mas não é nem um pouco.

Os personagens são muito vívidos, as cenas que a autora descreve são muito interessantes e esse conjunto faz com que você fique imerso na história muito rápido.

Scarlett O'Hara é uma personagem muito interessante e complexa. Ao mesmo tempo que me apaixonei por ela e me identifiquei com certas partes da sua personalidade, também fiquei com raiva, pena e senti decepção. Acho que ela é essa mistura de emoções mesmo, não tem como amar 100%, assim como não tem como odiar completamente.

Quanto aos outros personagens, acho que também me sinto da mesma forma, apesar de ser com menos intensidade do que a personagem principal. (Exceto Mammy e Melanie que literalmente nunca erraram e eu vou defender a todo custo de tudo e todos).

O livro é bem dinâmico, aproveitei a leitura do começo ao fim e não teve nenhuma parte que empaquei ou achei chata/desnecessária, o que é incrível pra um livro com mais de mil páginas.

A leitura não é arrastada e você vai de um capítulo pro outro com muita suavidade. Apesar de ter sido escrito faz algum tempo, a linguagem não é nem um pouco difícil de entender.

Essa edição em particular é muito boa, recomendo principalmente por ser dividida em dois volumes, o que facilita muito na hora de manusear o livro, já que uma edição única seria muito grande. As páginas são amareladas e a diagramação é ótima! Sem letrinhas ou respiros minúsculos mas páginas!

Enfim, recomendo demais. Acho que apesar de ser uma leitura intimidante por conta do comprimento não é nada difícil e acrescenta muito!

Gostaria de deixar registrado também, agora que terminei a resenha séria, que esse livro me deixou completamente obcecada, maluca, viciada e que não sosseguei até consumir todo o conteúdo sobre E o Vento Levou existente na internet. Inclusive comprei a continuação que foi escrita pela Alexandra Ripley e mal posso esperar pra ler.