A sociedade ingovernável

A sociedade ingovernável Grégoire Chamayou




Resenhas - A sociedade ingovernável


2 encontrados | exibindo 1 a 2


vagnerrg_ 01/01/2022

Uma democracia precisa ser ingovernável
Chamayou analisa as chamadas “artes de governar” sob o prisma do autoritarismo, investigando pelo método genealógico as transformações do mercado e como a empresa se tornou o centro da crise neoliberal. Leitura instigante, principalmente porque Chamayou interpreta os manuais clássicos do liberalismo e mostra como essa forma econômica é, ironicamente, Estado-dependente. É opressora, mas também irracional e frágil.
comentários(0)comente



Lucas 08/08/2021

Excelente reconstrução teórica do neoliberalismo
O livro de Grégoire Chamayou traça uma genealogia do chamado liberalismo autoritário (ou neoliberalismo, em grande medida). Para tanto, examina o seu desenvolvimento, em correntes de pensamento que foram forjadas em diversas áreas das ciências sociais e do debate público, ao longo do século XX, e notadamente a partir dos anos 1970, com o surgimento da Escola de Chicago. É um trabalho muito interessante e rico em detalhes, pois examina os discursos e as contradições das construções teóricas e dos principais pensadores do liberalismo (sendo Hayek possivelmente o maior expoente desta visão liberal autoritária, segundo o autor). Mas não só isso, o livro também faz uma análise de como o neoliberalismo constituiu uma tática pensada para contra-atacar o estado de bem-estar social, reduzindo a esfera de atuação do Estado e do poder político e democrático. Em alguns trechos do livro, é assustadora a semelhança com o contexto brasileiro, tendo em vista o recente casamento entre liberalismo e autoritarismo no país.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR