A Porta no Muro

A Porta no Muro H. G. Wells

Resenhas - A Porta no Muro

Michela Wakami 06/09/2021

Será que sempre deixamos a oportunidade de vivermos algo melhor passar?
Como andam as nossas escolhas?
Quais são as nossas prioridades?
A correria do dia a dia, as vezes tem que ser moderada.
Fica a reflexão.
Refletindo....

Muito bem !?????

CPF1964 06/09/2021minha estante
Deixei passar a oportunidade de reler O Quebra Nozes....

Sorte sua ????

????

CPF1964 06/09/2021minha estante
Abandonou a Karolzinha né.....

Não.

Eu tava pensando em ler, mas 3 estrelas não me convence muito. hahaha

Michela Wakami 08/09/2021minha estante
Ana, mas vale a pena. É bom, muito curtinho, você lê em uma sentada. É bastante reflexivo.

CPF1964 08/09/2021minha estante
Posso ler em pé ? ???

Melhor sentado. ?

Ana Brolio 08/09/2021minha estante
hahahah aí vocês 2 me fazem rir demais.
Segunda estiver de graça eu baixo rs

????
Depois me conta se gostou, caso venha ler.

CPF1964 08/09/2021minha estante
Eu e Michela somos seres humanos sérios... Não entendi o que a Ana disse... Refletindo a respeito...???

Eu quase acredito viu??

Michela Wakami 08/09/2021minha estante
Esse post, está muito reflexivo.???

Milena.Saleh 14/04/2022minha estante
Esse livro e O País dos Cegos e Outras Histórias (inteiro de contos) são maravilhosos! O HG Wells é demaissss

Michela Wakami 14/04/2022minha estante
Milena, só li esse até o momento.
Mas quero muito ler outros do autor.

Milena.Saleh 14/04/2022minha estante
Outro que eu recomendo é o homem invisível. Passei o livro inteiro gargalhando. Nem parece que foi escrito há tanto tempo kkk

Michela Wakami 14/04/2022minha estante
Milena, tinha me esquecido, eu li o Homem invisível, é que já faz um tempinho.
Agora é sério, só foram esses dois kkkkk.

Cassio Kendi 21/05/2021

É um conto pequeno e bem escrito, que dá margem a algumas interpretações sobre o que a porta no muro representa. Para mim, é uma metáfora sobre escapismo, a ideia de que há alguma vida alternativa ideal logo ali, e os 'E se?' que surgem após cada decisão importante.
Tiago Mendes 21/05/2021minha estante
sim! eu amei esse conto, adorei as reflexões sobre as oportunidades que perdemos durante a vida

Cassio Kendi 22/05/2021minha estante
Bem isso, Tiago, vc fica pensando quais são as 'portas no muro' da sua vida

B.norte 22/05/2021minha estante
? Eu tambem amei esse conto!

Maria11360 23/05/2021minha estante
Também li faz pouco tempo e tive essa mesma interpretação de ser um "escapismo" e não uma oportunidade como muitos dizem.

Cassio Kendi 23/05/2021minha estante
Verdade, Rosiane, para mim também faz mais sentido esta hipótese do escapismo. Um indício forte é que no começo do livro é mencionado que a mãe do Wallace morreu durante o parto e o pai era distante, e foi na infância que ele descobriu a porta pela primeira vez

Andrea 13/06/2021minha estante
Acabei de ler e meu primeiro pensamento é que a porta foi uma metáfora pra morte. ?

marcelomayer 08/02/2023minha estante
Em todos os principais acontecimentos da vida do personagem a porta esteve presente, como se fosse uma fuga para o que ele estava passando. A hipótese do escapismo faz total sentido. Outro fato curioso é que o autor publicou o livro aos 40 anos, e em determinado momento ele associa a idade do personagem também aos 40, onde ele poderia estar passando por uma crise dos quarenta, onde o mesmo começa a vagar pelas ruas a noite em busca da fuga.

Luana.Kerolayne 29/05/2023minha estante
Daria um belo filme

Yllocin.Osodrac 18/06/2022

INCRÍVEL
Eu sempre recomendo esse conto. Não esperava que o e-book gratuito no Kindle fosse tão bom, e só depois descobri que o autor é o mesmo de "O Homem Invisível". Quando a história foi crescendo diante de meus olhos, trouxe tantas temáticas pertinentes na atualidade e SURPREENDEU no final, eu fiquei atônita. Essa mistura de fantasia, realismo e crítica social é um sururu ótimo.
Vamlirynna 18/06/2022minha estante
Adoro suas resenhas ? Foi pra lista!

Yllocin.Osodrac 18/06/2022minha estante
Own, obrigada! Acho todas meio loucas, mas que bom que te interessaram KKKK

kassialais_ 20/06/2022minha estante
Fiquei interessada em ler agora ?

Yllocin.Osodrac 20/06/2022minha estante
Ai, Kassia, acho que seria um tema que te interessaria. Lê e me conta!

kassialais_ 20/06/2022minha estante
Pode deixar ???

Gabriel Guterres 01/06/2022

A Porta no Muro - H.G. Hells
Lindo, maravilhoso, sútil e profundo. A Porta no muro é um pequeno conto que mais parece um sonho. Uma história pura, simples e leve que acalma e afaga a alma. O conto abre margem para muitas interpretações. Mas, eu acredito que seja uma espécie de aviso para que possamos aproveitar as oportunidades ao máximo fazendo as escolhas corretas ao ouvir a voz do nosso coração.
Déa 11/06/2022minha estante
Acabei de ler e estava pensando exatamente isso

Gabriel Guterres 13/06/2022minha estante
Fico feliz que possamos ter uma opinião parecida sobre esse conto.

Gabriel Guterres 13/06/2022minha estante
É exatamente o que pensei. Sufocamos nos sonhos nossas vontades por conta de nossas obrigações. Com isso, perdemos as oportunidades de viver a vida e fazer o que nos faz feliz. É de certa forma triste, é poético, mas não deixa de ser uma verdade.

Déa 14/06/2022minha estante
Exatamente?

mrs. hamilton 05/05/2023

Nao entendi
Talvez eu seja MEIO burra, mas nao entendi NADAAAAA. acho que na real li c mto sono, mas insisti em ler... nao foi uma boa ideia kk mas eh legalzinho, tem elementos fantásticos
Ju Reimberg 07/05/2023minha estante
Tive a mesma sensação kkkkkkk
Entendi só no final, mas de forma bemmmmm superficial kkkk

Ju Reimberg 07/05/2023minha estante
Tive a mesma sensação kkkkkkk
Entendi só no final, mas de forma bemmmmm superficial kkkk

mrs. hamilton 07/05/2023minha estante
mto tristeeee ? q bom q não fui a única q não entendi

Lilivia 07/03/2022

Impressionante
Esse foi meu primeiro contato com o autor e devo dizer que gostei bastante!
A história me cativou, enquanto o personagem ditava seus encontros com a porta misteriosa assim como quando o narrador vai acompanhando sua trajetória e com um final que me surpreendeu.
Além de curtinha, creio que o tempo e ambientação característica a qual o autor escreveu não atrapalham na leitura. Li em um dia, por exemplo.
A história me trouxe várias reflexões e sentimentos... Super recomendo!
Imna 10/03/2022minha estante

Lilivia 15/03/2022minha estante
Leia, Imna! Acredito que vc irá gostar ??

Imna 16/03/2022minha estante
Já li!!! Gostei muito também!?

João 10/09/2021

?A porta da Conjectura?
Gostei do conto, apesar de ele ser escrito em 1906, e não parece, é uma obra bem atual, mesmo sendo escrito a tanto tempo atrás, fala de muitas questões atuais.
É uma leitura bem rápida e curta, apresenta vários pontos que vale a pena a gente parar para refletir...
Karol Alencar 10/09/2021minha estante
Arrasou ??????

Michela Wakami 10/09/2021minha estante
??????

Augusto 18/05/2021

Qual a sua porta?
Às vezes acho que quase todo mundo tem sua porta verde nesta vida. Aquilo que causa uma saudade doída e que de vez em quando, mesmo em dias bons, pode subitamente encher o peito e fazer todo o resto à nossa volta perder a cor.
O estranho é que pode ser até mesmo um lugar onde nunca estivemos, mas do qual inexplicavelmente sentimos falta; ou talvez uma escolha que fizemos em algum momento e que mudou nossa história, um ponto ao qual não podemos mais retornar; ou ainda sonhos que as obrigações e urgências da vida nos levaram a sempre adiar.
Às vezes acho que quase todo mundo tem sua porta verde nesta vida (sim, eu sei que me repeti)
Qual a sua?
A pergunta é pertinente porque há quem se perca para sempre à procura dela. Então, creio, não seja tarde para lembrar que houve um Homem que andou aqui e afirmou ser o Caminho (Jo 14.6) e a Porta (Jo 10.7).

"Deus, por favor, que eu possa sonhar com o jardim. Ah! Me leve de volta ao meu jardim! Me leve de volta ao meu jardim!"

"Nós vemos o mundo simples e comum, o muro de tábuas e o buraco. Pelos nossos padrões, ele saiu da segurança para a escuridão, o perigo e a morte. Mas foi assim que ele viu?"
Marcola. 21/05/2021minha estante
Li essa semana Tb. Conto legal mas esperava mais. Dele continuo curtindo mais O Homem Invisível

Augusto 21/05/2021minha estante
A expectativa é mãe da decepção, Marcola. Hehe
Li sem esperar nada e gostei da metáfora.
O homem invisível ainda não li.

Clariar 31/07/2021

Simples, cativante e significativo
O conto deixa livre um leque de possíveis interpretações. Eu entendi que a porta e o jardim representam a infância, os sonhos, inocência, criatividade, alegria e as coisas que mais importam na vida.
Fiquei pensando sobre as escolhas que fazemos e sobre quantas vezes deixamos nossas alegrias de lado, abrimos mão de nós mesmos por causa das obrigações do cotidiano e metas acadêmicas e profissionais.
MarianaD13 01/03/2022minha estante
Fui procurar resenha do livro, a primeira que vejo é a sua! Hahaha vou ler esse também

Clariar 02/03/2022minha estante
Aaaa que linda

joao pedro 23/12/2022

a escolha da vida mundana
apesar do conto ser bastante curto, ele traz uma reflexão enorme sobre como é querer sempre escapar do mundo real e imaginar uma realidade utópica na qual não haveriam problemas ou preocupações superficiais
Lucianna.Poncione 23/12/2022minha estante
indica amore?

joao pedro 23/12/2022minha estante
sim!!! dá pra ler em 20 minutinhos e é bem reflexivo

Brê 12/12/2022

Travessia
Estava sem sono durante a viagem e decidi que queria ler alguma coisa que durasse apenas o tempo do trajeto, acabou que a leitura foi super rápida e concluí mesmo antes de chegar ao meu destino final.

No início, achei um pouco confuso, mas no desenrolar da história fui conseguindo compreendê-la. Gostei mais do que imaginei que gostaria. É um conto interessante e reflexivo, que, se esmiuçado, apresenta muitas questões para dialogar.

Para mim, em resumo, é uma metáfora da vida.

O fato de o personagem encontrar uma porta que o leva a um lugar fascinante, de certa forma ?mágico?, onde tudo é belo e encantador, mas que somente na infância conseguiu ultrapassa-la, me remeteu à imaginação que, à medida que crescemos, vai sendo perdida. Esse ideal de beleza na vida e encanto com o mundo perfeito dificilmente estará presente na realidade dolorosa e sofrida de um adulto, visto que as obrigações e responsabilidades sempre se farão presentes.

Além disso, ao se deparar outras vezes com a porta - não mais na infância -, Wallace sempre está ocupado, desta forma, acaba postergando algo que ele tanto deseja (voltar ao lugar fantástico), o que me fez lembrar de como deixamos coisas essenciais de lado para conquistar aquilo que é material e mundano, ou seja, deixamos de vivenciar experiências incríveis para conquistar uma carreira, um carro, uma casa, ou porque estamos atrasados para compromissos e afazeres?

No final, ao me deparar com a citação abaixo:

?Nós vemos o mundo simples e comum, o muro de tábuas e o buraco. Pelos nossos padrões, ele saiu da segurança para a escuridão, o perigo e a morte. Mas foi assim que ele viu??

Pude perceber que de fato minhas concepções sobre a leitura faziam sentido, a porta no muro, para o protagonista, era como um lugar de fulga, uma válvula de escape, a porta para o paraíso, mas para muitos poderia ser apenas um local perigoso e que o expôs à morte, isso porque suas mentes permanecem fechadas para acreditar que há um mundo belo para além do que é comum, há fascínio fora da zona de conforto da vida adulta, basta ter coragem para atravessar esse campo que é repleto de belezas, imaginação e sonhos, mas que para a maioria é um descuido perigoso.
Gisele 12/12/2022minha estante
Amei sua resenha!! Esse é o melhor conto que já li na vida! ?

Brê 12/12/2022minha estante
Que fofa!!!! Muito obrigada ?

Viviane Alves 10/08/2021

Nada demais para dizer. É uma história leve e rápida que até me deixou curiosa, mas sem muita emoção.
Beca 10/08/2021minha estante
Sério? Tenho ele aqui, fiquei bem curiosa com a história

Viviane Alves 10/08/2021minha estante
Mas leia, depois me diz o que achou. É rapidinho. :)

Gustavo616 19/06/2021

Porta de entrada
Depois de muito protelar, resolvi iniciar H. G. Wells com esse conto que estava disponível gratuitamente pela Amazon (obrigado por esse serviço, tio Jeff).
Metafórico, reflexivo, análogo e bem escrito. Gosto particularmente da ficção fantástica ser apresentada de maneira tão trivial.

Irei para mais um conto, e depois para o primeiro livro.
Beca 19/06/2021minha estante
Gostei da interpretação. Ainda não li, mas coloquei na lista. Obrigada he he

Gustavo616 19/06/2021minha estante
Ah, você vai gostar muito :)

Aletheia (@almaletrada) 01/04/2021

O conto é uma reflexão em forma de metáfora sobre as várias etapas do que vivenciamos. As escolhas feitas ao longo da vida, sempre deixam uma infinidade de ?portas no muro? sem serem abertas. Como saber qual a melhor escolha? Como entender que escolhemos a porta certa, se há um milhão de possibilidades? A verdade é que nunca saberemos. Para cada porta que abrimos, várias outras deixaram de ser abertas e a dúvida sempre vai ficar no ar: será que abri a porta certa? Uma excelente ponderação do nosso eu e todas as lutas que travamos com ele ao longo da vida!
Bia 01/04/2021minha estante
Caramba! Já estava com vontade de ler, depois dessa resenha não tenho dúvidas ??

Aletheia (@almaletrada) 01/04/2021minha estante
Obrigada Bia. Ainda estou digerindo porque apesar de ser curtinho, esse conto é muito profundo!

Juju 09/01/2022

Escolhas...
"A porta no muro" é um conto em primeira pessoa, no qual o narrador apresenta o relato de um amigo sobre uma porta que dá acesso a um jardim perfeito em que a natureza é exuberante, os animais mansos e todos são bons e belos.

Este amigo, de família abastada, porém com um pai ausente e austero, encontrou a porta pela primeira vez na infância, quando teve acesso ao jardim e passou momentos precisos com crianças e adultos que o receberam como a um amigo querido; entretanto, ao final de um dia de muitas alegrias ele teve que voltar para o "nosso mundo".

No decorrer de sua vida ele desejou encontrar novamente a porta, e ela apareceu para ele, porém sempre em momentos em que ele tinha coisas muito importantes a resolver e escolhas precisaram ser feitas...

Este conto é curto, mas nem por isso menos impressionante, oportuniza inúmeras possibilidades para reflexão e diferentes interpretações para a conclusão da história.

Gostaria de destacar que o estilo de narração me lembrou vagamente "A cidade e as serras" de Eça de Queiroz; e a ideia de uma porta que abre caminho para um outro mundo me trouxe à memória "As crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" ("A porta no muro" foi publicado em 1906, antes de Nárnia).

Sobre as obras de H. G. Wells confesso que não me entusiasmei com "A guerra dos mundos", mas a experiência com os contos desse autor tem sido uma grata surpresa. Dele li também o conto "O ovo de cristal", muito, muito bom!

Recomendo muito a leitura de "A porta no muro" e o ebook está gratuito na amazon, vocês podem baixar no kindle ou no app do celular.

Boas leituras e até mais!
Biel 09/01/2022minha estante
Não tinha feito esta conexão com a "A cidade a as serras". Realmente lembra um pouco. Antes de ler este conto, tive contato com o H.G. Wells com "A máquina do tempo". É um bom livro, mas, por ser uma das primeiras obras, pode te soar incompleto e simplório.

Juju 09/01/2022minha estante
A máquina do tempo será a minha próxima leitura do Wells. Valeu pelo comentário! ?