E a verdade os libertará

E a verdade os libertará Ricardo Alexandre

Resenhas - E a verdade os libertará

Ellen 20/09/2023

Você já se perguntou "O que passa na cabeça deles?"
Não gosto de dar número de estrelas "quebrado", mas, com esse livro, precisei. O livro é bom, pois apresenta um panorama de como grande parte dos evangélicos contribuíram para a eleição do inominável em 2018. Mais que isso, elucida os argumentos trazidos por autoridades religiosas e políticas para justificar o voto nele.

Um dos pontos positivos do livro, é que os capítulos focam em temas de diferentes naturezas ? há, por exemplo, um capítulo sobre propaganda política e outro sobre amparo aos necessitados. Aqui, os capítulos podem ser lidos de forma isolada ou fora de ordem, sem que o processo de leitura seja prejudicado.

Gostei bastante de como o autor evidencia o moralismo de parcela dos evangélicos para adotar pautas de conservadorismo extremo. Ao mesmo tempo que mostra exemplos, argumenta haver contradição entre o posicionamento desses evangélicos e os ensinamentos bíblicos.

Apesar de ser um bom livro, penso que o livro falha ao tentar alcançar diferentes públicos ? como comentado no início, quando é dito que ele está disponível para qualquer pessoa que queira entender um pouco mais da relação entre evangélicos e a eleição do Bozo. Obviamente, por ter sido publicado por uma editora cristã, a obra privilegia esse público; ainda assim, parece tentar chegar a outras pessoas sem tanto sucesso.

Da mesma forma, acredito que o autor estabeleça, em alguns momentos, uma falsa simetria entre políticos de diferentes espectros. Às vezes ? bem às vezes ?, fizeram sentido as comparações realizadas. Quase sempre, não.

Por fim, um ponto excelente foi a quantidade de referências trazidas a cada capítulo. Reportagens, dados estatísticos, artigos acadêmicos, citações de especialistas. MUITO conteúdo relevante, que acrescentou ao livro e me despertou a curiosidade para pesquisar mais ? no fim do livro, o autor deixa todas as referências completas.

Mesmo a eleição de 2018 sendo águas passadas (graças a Deus!), a leitura ainda é bastante pertinente, uma vez que explicita como os evangélicos têm se relacionado com a política ? e outros políticos ? nos últimos anos. Ótimo para entender a linha (equivocada) de raciocínio que prevalece no meio desse público.

Jéssica Silvestre 11/10/2022

Essa obra é de grande relevância no momento que vivemos. Traz o ponto de vista de um jornalista que viu pela ótica da imprensa as articulações que possibilitaram o surgimento e a expansão do Bolsonaro como mito, e como Ricardo também é cristão, traz um olhar aguçado de como a religião e a política caminham juntas no Brasil e quais foram os pontos críticos dessa união aproveitados por Jair Bolsonaro para que este chegasse a presidência da República.

Emilly 20/07/2022

Um livro rico em história, reflexões e o verdadeiro sentido de ser cristão. Muito uma forma muito bem explicada, o autor coloca os fatos na mesa e os compara com os pensamentos relacionados a eles.
Simplesmente genial.

Sil 27/03/2022

Para entender essa bad trip
Queria entender como chegamos (evangélicos) onde estamos hoje. Os motivos, as razões, as crenças, os princípios que foram quebrados e os que foram criados.

O livro é claro, e organizado de uma forma que o caminho do primeiro ao último capítulo vai desenhando um panorama para que se entenda e sejam encontradas as respostas para as perguntas no início do livro - e outras que o leitor tenha feito ou faça no decorrer da leitura.

Alisson 21/12/2021

Uma perspectiva bastante honesta sobre política e fé
Ricardo Alexandre é contundente em seu ponto de vista onde relaciona a fé cristã evangélica com o atual fenômeno do "bolsonarismo". Na verdade, aqui ele explica a aproximação, relacionamento e flerte de cristãos com caricaturas políticas que fazem uso de elementos cristãos para sua autopromoção. O foco, como o tema do livro sugere, é voltado para o atual presidente da República, porém pode ser facilmente aplicado a qualquer um outro que também passe a ser objeto de devoção política por parte de cristãos (ou não cristãos). Ricardo adverte que deve-se ter cuidado ao eleger políticos de forma acrítica e motivado por comportamentos que, não por poucas vezes, nada se harmonizam com os padrões estabelecidos por Cristo. Em um dos capítulos o autor faz uma análise muito interessante sobre o famigerado termo "ungido de Deus" - algo que é muito utilizado para, muitas vezes, imunizar alguém de críticas dentro do meio evangélico e, que foi muito aplicado a figura de Bolsonaro por parte de alguns pastores midiáticos evangélicos. Ainda, o autor também traz o lembrete Bíblico de que mesmo os antigos Reis, cujos reinados foram permitidos por Deus, não estavam blindados de críticas e o fato de estes estarem no poder não significava que Deus concordava com todas suas ações.
Vale muito a pena a leitura e reflexão desta obra

joaoaranha 28/05/2021

Cirúrgico
Ler "E a verdade os libertará", de Ricardo Alexandre, pela Mundo Cristão, é uma experiência de confronto e transformação. Olhar as estruturas, as vísceras dessa estrutura de poder que temos hoje, e entender sobre o fluxo que nos levou ao contexto evangélico atual é chocante, pois vemos, claramente, o quanto somos causa do problema, o problema e parte da solução.

É o tipo de livro que não é pra ler num tapa. É pra ir lendo capítulo a capítulo, dia a dia, pra ir mastigando, revolvendo, refletindo. Uma obra digna de ficar na prateleira e/ou passar para outro evangélico ler.

Recomendadíssimo.

Raphael Rostaizer 02/05/2021

Ah essa trindade maluca...
Excelente livro de Ricardo Alexandre. Confesso que no início imaginei que seria algo voltado muito mais a parte religiosa e chata desse ponto, porém , decidi abrir mais minha mente e dar uma chance a obra. Que bom que tomei essa decisão. Livro muito bom para refletir especialmente nesses anos que vivemos sob esse governo sombrio.

Gabriel Dayan 17/09/2020

Um cavalo de Tróia Cristão ao Bolsonarismo.
Livros de jornalistas são ótimos pela sutileza, fluidez, ironia e estilo investigativo. Apesar de achar que a editora Mundo Cristão havia se rendido ao bolsonarismo e por estar estudando a relação dos evangélicos (teologia) e o poder (política), não empolguei, mas aceitei o desafio pelo fato de ser um jornalista.

As reflexões de Ricardo me lembraram "O Brasil Polifônico" de Davi Lago, por explicar quem são os evangélicos com detalhes curiosos e bem embasados. Só que diferente da forma acadêmica e elegante de Davi em retirar sofismas sobre evangélicos usando, p. ex., Marilena Chauí, Ricardo foca na exposição bíblica e factual, em uma espécie de devocional aprimorado de apologética cultural para lidar com política.

Estranhei que o autor tenha se apresentado como leigo em teologia, uma vez que cita autores especializados como o Rev. Robinson Cavalcanti até Jacques Ellul. Seu conhecimento de várias tradições evangélicas é digno de nota, mesmo que tenha faltado um pouco de amor ao falar do pentecostalismo.

Ricardo vende algo diferente do que parece a capa e se assemelha às denúncias que Antônio Carlos Costa fez ao "apoio acrítico, efusivo e institucional" que a Igreja progressista e conservadora tem dado desde as eleições de 2018.

Não se trata de mera crítica pela crítica, mas denunciar o pecado que afeta a todos, seja Bolsonaro, o STF, o Congresso, o eleitor, a esquerda e direita. Beira o cômico mostrar a semelhança entre a paixão política conservadora de Franklin Ferreira com a progressista de Ed. René Kivitz. Enfim, é demonstrar que "não há um justo sequer".

Essas reflexões vêm em tempo oportuno, inclusive para não cristãos. Seja por ajudar a compreender a mentalidade evangélica em sua grande diversidade dentro do escopo bíblico, a editora Mundo Cristão foi espetacular como um cavalo de tróia colocado diante de muros conservadores, que em seu ventre esconde a própria Verdade que liberta: Jesus, o verdadeiro Messias.
Paulo Marins 18/02/2021minha estante
Acabei de ler. Fui convencido pela tua resenha e estou muito grato pela indicação! Fiquei impressionado com a habilidade do autor de amarrar os fatos jornalísticos com reflexões bíblicas, e com a sutileza para "criticar sem criticar". Desconsiderando alguns poucos deslizes, acho que este livro deveria ser distribuído como panfleto nas portas das igrejas.

Felipe 20/08/2020

A busca de senso crítico ao cristão comum
Ricardo Alexandre apresenta 16 reflexões dividas por temas, mostrando a relação dos evangélicos com a política e como a verdadeira reflexão bíblica poderia tornar os cristãos mais críticos a qualquer tipo de governo (seja ele à direita bolsonarista ou à esquerda lulista). O livro destaca mais o envolvimento evangélico com o atual governo por razões óbvias, mas não torna um texto panfletário de esquerda, trazendo embasamento bíblico a todas as propostas apresentadas. Vale muito a leitura!
Jota.Potiguar 26/09/2020minha estante
E a quem interessar possa, o autor disponibilizou uma série de podcasts sobre o tema.