Sobre Meninos e Lobos

Sobre Meninos e Lobos Dennis Lehane

Resenhas - Sobre Meninos e Lobos

Evelyn 10/05/2023

Frustada
Esse livro tem uma premissa muito boa mas o autor não souber executar muito bem, os primeiros capítulos são bons mas acaba se tornando uma leitura bem demorada, muitas informações desnecessárias, personagens ruins e sem falar do final que é super forçado.

Andrea 07/05/2023

Violência e marginalização
A história se passa em Boston e acompanha a investigação do desaparecimento de uma adolescente, Katie, e a relação disfuncional entre três amigos de infância: Jimmy, Sean e Dave. Os três protagonistas cresceram juntos em um bairro pobre de Boston, onde enfrentaram situações difíceis e foram moldados pela violência e pela marginalização. Anos depois, eles se reencontram quando Sean, agora um policial, assume o caso de Katie e começa a investigar o envolvimento dos três amigos. O livro tem uma história cheia de reviravoltas e tensão, que explora as complexidades da amizade, da violência e da justiça. Recomendo.

Téo 25/04/2023

Mergulhando em Mystic River
Sobre meninos e lobos, da atenção especial aos seus personagens e isso é fascinante. Apesar do tema de investigação criminal e suspense, que são bem arquitetados e interessantes, o brilho do livro está sem dúvidas na complexidade dos três protagonistas. Um trauma de infância faz cada um deles se tornarem quem são: pessoas quebradas, que a todo instante nos surpreendem com suas mentes perturbadas. As cenas são todas extremamente detalhadas, e ao mesmo tempo que isso agrega para entendermos as cabeças quebradas dos personagens e de toda situação em torno deles, isso pode tornar a leitura massante em certo ponto. A revelação envolvendo o crime principal não é tão interessante, mas a história nunca foi sobre isso, por isso acaba não afetando tanto a experiência, que definitivamente foi uma das melhores que ja tive lendo um livro.

Tahyy 08/04/2023

Este livro é narrado em terceira pessoa e apresenta diferentes pontos de vista dos personagens principais, complexos e bem desenvolvidos, com suas alegrias e lutas internas cuidadosamente delineadas.

É uma leitura cativante com desinvolvimento envolvente e personagens que serão lembrados por muito tempo.

Debora.Cordeiro 05/04/2023

Livro que dá gosto de ler
O título já disse tudo... livro bom! Livro bem escrito! História bem amarrada! Personagens únicos! Recomendo demais!

Laisy 28/03/2023

Causa e efeito
Esse livro é impecável, eu fui ler sem saber absolutamente de nada eu achava até que era sobre assalto a banco kkkk. Me surpreendeu demais, mostra como tudo na vida tem consequências dos menores atos até os maiores, tudo, tudo tem uma consequência e pode ser física ou psicológica. Gostei demais da investigação eu matei o mistério bem no começo (e por isso eu tô sentindo uma falta de ler alguma coisa que eu não consiga sacar e eu termine assim ?) mas mesmo assim a história me prendeu eu consegui sentir muita pena do Dave, fiquei abaladissima com tudo que aconteceu com ele, gostei demais. Vou assistir o filme agora.

Lucs 18/03/2023

Excelente!
Não sou fã nem sou acostumado a ler livros policiais, mas esse me surpreendeu. Na verdade quando comecei a ler nem sabia que era policial ou do que se tratava. Arrisquei por conta das notas altas e por ter um filme que também não conheço.
O livro tem um começo arrastado, daqueles que você se pergunta onde isso vai levar. Em pouco tempo a trama fica muito interessante então fica impossível largar.

Bruna 14/03/2023

É um romance policial mas eu diria que pende muito mais pro psicológico. A abordagem do autor é justamente acompanhar os diversos personagens a partir dos seus pensamentos, suas percepções das pessoas e da vida diferentes entre si porque cada um teve experiências únicas e vivênciou coisas diferentes. O autor realmente é muito bom fazendo isso. O uso de um narrador onipresente nos permite passear pela visão e pelos pensamentos de todos os personagens de maneira igual. Principalmente sobre os diversos sentimentos que sentem, toda a complexidade de uma mente. Os três personagens principais, Sean, Dave e Jimmy, são bem diferentes entre si e extremamente reais. O autor conseguiu criar essa parte de maneira excelente.
O que não curti tanto no livro foram algumas vezes onde o autor divaga onde não precisava. Já tem um excesso de informações visto que se perscruta os cantos das mentes de tantos personagens, há alguns parágrafos que acabam sobrando quando se trata de desenvolver todo um conceito para algo que não faz diferença nenhuma para o plot. Um exemplo disso é a página inteira discorrendo sobre o bairro de idosos em que os pais de um personagem mora. Quando se fala sobre os questionamentos dele sobre ser um bom filho etc, cabe, já todas as outras coisas não e acaba distraindo ou cansando, porque isso acontece várias vezes. Acho que nesse ponto o filme é melhor por se concentrar mais na história principal.
E o que seria o plot principal, o assassinato, é só um plano de fundo. A investigação desse livro reside em entender o que se passa na mente desses três homens, como acabaram ali, como suas histórias se cruzam, como vão terminar, como algo que aconteceu em suas infâncias teve impacto em quem são. Nessa quesito, o livro é muito bom. Mas não é uma leitura rápida ou ágil.

Ivy 04/03/2023

Esse livro tem tantos problemas que nem sei o que falar. Muitas vezes tornou-se prolixo. Dando informações inúteis e divagações igualmente inúteis.

Terminei o livro na força do ódio. Não costumo me forçar a terminar um livro que não estou gostando, mas esse eu queria que alguma coisa até o chegar o final fizesse valer a pena o tempo que gastei com a leitura e pelo começo que foi realmente bom.

A leitura foi deixando de ser empolgante lá pela página 50 do pdf.

Tirando as frases repetitivas, os clichês batidos, a velha arrogância dos americanos e sua mania de rotular uns aos outros como perdedores etecetera e tal, dependendo do bairro onde moram, do emprego que tem, dos carros que dirigem e das casas que moram, o final absurdo e com explicação rasa, fica o quê?

Sinto que perdi um tempo precioso da minha vida que podia ter dedicado a um livro melhor.

Dei 3 estrelas pela expectativa que tive em alguns trechos, do livro se tornar realmente bom.
Rodrigo.Macedo 14/03/2023minha estante
Kkkkkk é não é fácil. Estou cada vez mais sem paciência pra livro chato. Já desisti de uns três esse ano. E vou te confessar: valeu muito a pena. Estou lendo um massa agora , graças a um abandonado.

Rodrigo.Macedo 20/02/2023

Início bom, meio tedioso e final mentiroso
Uma trama que trata do despertar de traumas antigos. Como essas experiências, quando são más resolvidas, se convertem, em alguns casos, em atos atrozes na vida adulta.

O romance tem um peso significativo na investigação policial. Que ao meu ver, poderia ser desenvolvido dum jeito mais estimulante. O autor, não entendi porque, faz repetidas vezes referências a uma briga de território entre as polícias estaduais e municipais. No fim, não teve propósito na narrativa. Ou seja, gordura.

Alguns personagens são caricatos. Não me surpreendi quando vi personagem no estilo bandidão que protege a família e tem um código moral muito forte: Dom Corleone = Jimmy.

Não consegui criar empatia por nenhum personagem. E quando isso acontece é um problema, pois significa que a escrita se afastou do que é verdadeiro.

Começo bom, meio tedioso e final mentiroso. Não dá pra tolerar redenção de assassino psicopata.
Ivy 01/03/2023minha estante
Ainda não cheguei no final, estou no meio tedioso, mas pra falar a verdade, lá pela página 60 já foi ficando tedioso pra mim, as primeiras 40 páginas li sem piscar... decepcionante

Rodrigo.Macedo 01/03/2023minha estante
É Ivy essa nossa vida de leitor não ta fácil. Rsrs

Epli 14/02/2023

Triste
Quando comecei ler, pensei que seria um gênero romance policial mais dinâmico, mas é marcado por tragédias e ruim que a investigação se concentra somente em um personagem, isso torna a história lenta faltando um pouco de adrenalina e curiosidade nas procedências dos fatos. Porém é um livro bem escrito e serve para ser citado em caso de abuso infantil e como isso reflete na vida futura do indivíduo.

Eric 01/02/2023

Como as escolhas erradas podem desencadear consequências pesadas
Dave, Jimmy e Sean eram crianças de 11 anos e colegas, quando Dave é sequestrado por dois homens se passando por policiais. Vinte e cinco anos depois, o brutal assassinato de Katie, filha de Jimmy, volta a aproximar os amigos e Sean, agora investigador, ficará responsável por solucionar o mistério do assassinato. As dores e os traumas do passado voltam a assolar a vida desses colegas e conduz os personagens para um destino onde cada escolha tem seu preço.

Neste enredo, Dennis Lehane entrega muito mais que um livro policial. Aqui é possível ver uma ampla exploração do drama psicológico, o que acaba chamando muito mais atenção do que a resolução do mistério. Os personagens sempre estão em debate com seus pensamentos, atitudes, ações e principalmente os traumas do passado. Dave lidando com os reflexos sombrios e depressivos do seu sequestro, Jimmy com seus antecedentes criminais e Sean com as desilusões familiares e profissionais.

O romance é determinista ao extremo. Lehane deixa claro que todos os acontecimentos definem a natureza do ser. Sendo assim, temas como a infância, relacionamento familiar e caminhos traçados na vida são bases para muitas respostas relativas às atitudes que cada personagem transita no decorrer da narrativa.

Por outro lado, o suspense em si é bem conduzido. Mesmo com poucos suspeitos, a trama conseguiu me surpreender com seu plot twist. E estava tão na cara, mas um detalhe deixei passar despercebido e foi a chave crucial para a solução do mistério.

Apesar de ter gostado da história, da construção sólida dos personagens e também da escrita, fiquei incomodado com a narrativa arrastada em sua primeira parte, visto que o autor passa mais de 200 páginas nos contando o que já sabemos pela sinopse e também senti falta de dedicação maior no desfecho em trazer uma motivação mais concreta e detalhada do crime.

Por fim, Sobre meninos e lobos é um thriller policial que se destaca no seu gênero, já que traz personagens consistentes e reflexões profundas. É uma recomendação de peso para quem curte dramas/suspenses criminais. Em breve quero ler mais obras de Lehane

Mendes 21/01/2023

Livro da viagem de março
Influenciado pelo canal Navegando adquiri o ebook para leitura. Li o livro nas férias de março 2022 (Cruzeiro pelo sul do Brasil e fiz do Iguaçu , em quartos de hotel, cabine de navio e em voos de avião). Adorei o livro, achei muito profundo, em questão de sentimentos foi o melhor que já li.
Pretendo ler outros livros do autor, em viagens tmbm.
Recomendo a todos.

Sílvia 18/01/2023

Me prendeu
No início achei o livro meio sem sentido, mas o desenrolar da trama justificou o início e me fez refletir como o meio em que a criança vive, educação e eventos traumáticos são pilares pra formação da vida a adulta. Além disso a história teve um suspense que cativa e prende, além de um desfecho curioso e inesperado.