A Escrava Isaura e o Vampiro

Jovane Nunes

Resenhas - A Escrava Isaura e o Vampiro

Gabriel Marin 07/04/2024

Vergonha literária
Em pensar que ensaiei tanto em comprar os livros dessa coleção, esse foi primeiro que chegou e fiquei extremamente decepcionado, um humor exagerado que faz com que perca toda a personalidade do livro original. Comprei porque o 'Jane Austen, A Vampira' (que eu pensava fazer parte dessa mesma coleção) foi uma leitura incrível, tinha uma dose de humor mas foi extremante bem escrito, elaborado com maestria.
Eu não sei se o humor se encaixava bem na época em que foi escrito, mas não era nada do que eu imaginava, o conteúdo sem graça não contrasta com capa que sugere um mashup bem elaborado que traria um conteúdo de qualidade. De 10 frases que o autor usa, 9 são humor estilo tio-do-pavê. Não entendo como a Lua de Papel se prestou a publicar esse livro, eu me pergunto se não existia ninguém com senso crítico para barrar essa bomba literária.
Em pensar que paguei um absurdo de frete para ler quatro páginas e me arrepender amargamente. Antes eu tivesse visto as resenhas aqui postadas.

orionnoceu 10/05/2023

Um livro irônico bem curtinho, confesso que dei várias risadas, mas honestamente... Mesmo sendo uma releitura cômica o autor podia ter se esforçado um pouquinho ao escrever, parecia constantemente que ele estava sendo forçado a participar  desse trabalho, e só terminei o livro por não ter mais nada pra fazer.

Mauro 27/03/2023

Uma paródia de A Escrava Isaura
A Escrava Isaura e o Vampiro é um livro escrito por Jovane Nunes e Bernardo Guimarães, lançado em 2010 pelo selo Lua de Papel, da editora Leya.
O livro segue o sucesso internacional da obra " Orgulho & Preconceito e Zumbis", de Seth Grahame-Smith.
Tais livros são chamados de mashups, porque pegam uma obra clássica já em domínio público e a distorcem com algum acontecimento fantasioso.
Neste livro, ao ir estudar direito na Europa, Leôncio, o antagonista da obra original, vai fazer uma visitinha à Transilvânia e acaba mordido pelo Drácula, tornando-se um vampiro.
Ele pretende usar os escravos como uma fazenda de sangue e assim ampliar seu domínio nefasto no Brasil, mas Isaura e seu amado Álvaro, agora um fazendeiro de alho, planejam impedir Leôncio.
Aqui cabem as mesmas críticas ao livro Alienista Caçador de Mutantes: Como paródia, o livro a todo momento busca ser engraçado, as vezes conseguindo, mas às vezes não.
É um livro curto e interessante para quem já conhece a obra original, mas que não odeie humor.
Nota: 6,0

Suany 01/07/2022

Não é ruim, mas também não é tão bom.
É engraçado, dei várias risadas, mas não entra na minha lista de favoritos.

Laritza 17/02/2022

Muito exagerado.
Só pelo título do livro já entendemos que não é uma obra pra se levar à sério. Escrito por um humorista, é justamente o que esperamos deste livro: entender como seria a interação de um vampiro nesta história clássica e dar boas risadas.
Em alguns momentos o livro consegue o que propõe, e só por isso dei 1 estrela, mas o problema é que assim como faz em seu estilo de comédia, o autor exagera muito e fica parecendo aquele tio que todo mundo tem, que fica contando a piada do pavê em todas as festas de família e só ele mesmo ri.
Pensando estar sendo engraçado e entretendo muito o leitor, o autor contínua fazendo piadas, ironias e comentários prolixos e que fogem totalmente do contexto da proposta da obra, pra depois voltar ao raciocínio da história, que em nada melhora com o desenrolar dos novos fatos.
Tinha tudo pra realmente ser algo engraçado, divertido e pirado de uma maneira positiva, mas o autor falhou miseravelmente.
Feliz por não ter pago 1 centavo nesse livro.

Andie â¢ï¸ 14/01/2022

O livro que me fez querer ler mais
Antes de conhecer essa obra, odiava leitura, pensava que era algo muito chato e que nunca me divertiria lendo um livro.
Foi a melhor experiência de leitura que já tive, depois desse livro comecei a ter mais interesse por outros, vou ter sempre um carinho muito grande por ele

Lua Katherine 28/06/2021

? ? ??????? ?????? ? ? ??????? ?

Isaura é uma escrava branca, que foi criada na casa grande pela mãe de Leôncio.

Leôncio ainda jovem é mandado pra outro país para estudar, e quando volta, volta um vampiro e se encanta por Isaura.

Sendo rejeitado por Isaura, faz de tudo para possuí-la (no sentido mulher e no sentido lanchinho)

?????????

O que dizer desse livro?

Um tipo de paródia do clássico "a escrava Isaura", o livro traz comentários atuais em tempos antigos, colocando um de seus personagens principais como vampiro, tirando muito da inocência e beleza da obra em si.

É uma sátira e ponto. Pra quem já assistiu a novela, há pontos em que você lembra de algumas coisas dela.

Leitura super rápida e na verdade sem graça, e acho que era essa a intenção do autor, então ele obteve êxito.

Não sei o que eu esperava desse livro, mas com certeza não esperava o que eu li

Essa leitura até o momento foi a que menos gostei nesse ano de 2021

Duda.Costa 04/05/2021

Releitura do romance
O autor soube muito bem a dose de humor e a leitura se torna muito fluída. A narração é feita como se fosse um(a) amigo(a) te contando a história, e acrescentando a sua forma de contar. O livro foi muito bem escrito e eu ri horrores com ele. Definitivamente é uma leitura válida até para quem não leu o clássico, igual a mim. Claro que, para quem já o leu, tem ainda mais piadas. De qualquer forma, esse livro é incrível.

Mafe 03/05/2021

Horrível! Livro dotado de humor ácido e sem narrativa forte. Parece que todo o conteúdo do livro foi retirado de piadas do Twitter. Não recomendo e jamais leria novamente.

Kaah Utsch 27/03/2021

Paródia
Pensa num livro sem pé e nem cabeça, dei bastantes risadas, mas nunca mais leio kkkk. Só li pra saber o final, a história era tão bizarra que me prendeu demais. Autor dessa paródia é um gêmeo.

Fran Ferreira 23/10/2020

Eu só conheço a Escrava Isaura através da 2ª versão da novela (e minha mãe as 2 versões hahahah), e sempre gostei muito, mas não me toquei sobre ter o livro, provavelmente alguém já deve ter me falado mas eu não guardei na memória.
Com base nesse meu conhecimento novelístico, este livro me fez lembrar praticamente de toda a história, de uma forma simples, leve, divertida, sério, como eu ri com esse livro, ver pessoas que "conhecemos" como: Preta Gil, Abrahan Lincon, José Sarney, Lula, entre outras ocupando personagens aleatórios de forma que não fazia sentido (mas neste caso a história aqui criada também não faz ahahahha), me fez rir muito, teve pequenos momentos que fiquei corada pelas cenas "calientes e não calientes" hahahaha, mas passou rápido.
Na minha cabeça esperava ser uma história de terror ou horror e com isso ficar meio tensa, já que não tenho o hábito de ler sobre o tema (esse mês, me propus a ler um pouco para conhecer), mas no fim, virou comédia, que amei muito, agora cheguei a marcar como favorito pela ótima experiência que tive.
Este livro é fluído, rápido, simples de entender, principalmente pra quem já conhece a história. Se o autor coloca em seus livros esse ar de leveza e cômico (se assim posso dizer), já quero ler mais de suas obras.
Leitura mais que recomendada.
Espero que os outros 3 livros que tenho desse projeto de Clássicos, me traga novas experiências (são com outros autores que não conheço também).

Boa leitura a quem fizer.

DarkLuar 12/12/2018

Capa bonita, título interessante, péssimo conteúdo
Quando vi essa série de releitura dos clássicos alguns anos atrás fiquei interessada. Mas agora que tive a oportunidade de ler ele me sinto decepcionada.
Humor a nível do Gentili, sem graça e carregado de preconceitos. Porcamente escrito de uma forma que nem da para usar a desculpa da licença artística.
Não indico, esse livro vai para a lara da reciclagem para ter algum fim digno e me desmotivou 100% a ler os outros da série.

Day Duarte 09/12/2018

Pqp... Nunca havia rido tando lendo.
AKkkkkkkkkkkkkkk

Camila 24/12/2017

Lixo
Não perca seu tempo nem seu dinheiro. Este livro é péssimo, mal escrito, preconceituoso e sem graça. Não consegui achar nada engraçado, até parece que li um livro diferente do que as outras pessoas que resenharam este livro. Só terminei de ler porque não gosto de abandonar a leitura e por pura curiosidade mórbida. Não recomendo!

Elba Mara 01/07/2016

Capa é linda mas é só isso
Sim a capa é linda , quis ter todos, é leitura br. Que legal né? Pior que é um péssimo livro, uma mistura de piadas sem graças, coisas absurdas e ainda de mal gosto.Isso tá longe de ser uma versão bem humorada de um livro, infelizmente. 0 estrelas Mas a capa é linda !!