A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Rafael.Assumpcao 08/01/2022

Um livro digno de atenção
Esta obra é verdadeiramente um auxílio inestimável, tanto como estímulo como para a organização da vida intelectual.
Este livro não trata de como aprender determinada área do conhecimento, mas antes, trata do que é importante conhecer antes e durante a vida de estudos.
As mudanças pessoais e comportamentais, o ambiente de estudo, a forma de ler e fazer anotações, enfim, tudo o que nos permite otimizar o tempo dedicado ao estudo e nos fazer mais eficientes e produtivos, você vai encontrar neste livro.
Tudo aqui é atemporal. Servia aos intelectuais do início do Sec XX, e vai continuar servindo aos intelectuais de qualquer época.

Leo Vieira 27/12/2021

Manual para se portar como um inteligente.
Esse livro trás dicas especiais sobre o desenvolvimento da vida intelectual. Como a pessoa se tornar e praticar a inteligência e o conhecimento. Equilíbrio do corpo e mente, alimentação, horas de sono, vida equilibrada, boas companhias, horas de leitura e absorção de conhecimento e digestão de ideias, entre outras dicas especiais.

Marcela 27/12/2021

Sertillanges nos traz uma excelente reflexão sobre a importância daqueles que levam uma vida intelectual.
Nos faz perceber durante a leitura as coisas que realmente importam nessa vida, que ?todo estudo é um estudo para a eternidade?.
Há coisas que apenas você pode fazer, e normalmente aquelas que mais valem a pena são as que mais demandam trabalho é muito esforço.
Vá e faça o que tem que ser feito, e decida fazer sempre bem feito, foque o máximo que conseguir.
E por fim, nunca se esquecer que o estudo e a oração precisam sempre estar interligados.

Tiago 24/12/2021

Sensacional
O que havia de ser dito sobre esta obra-prima já foi dito e repetido. Mas o que ficou de valioso na minha memória foi, além da escrita fluente, elegante e inteligente de Sertilanges, o modo prático e sincero de ver a parte prática da vida. Tudo aqui funciona como um manual para o combate - ou seja, o estudo para adquirir conhecimento da Verdade. Diferente de outra literatura que se preocupa mais com a teoria e saberes elevados, este livro é capaz de nos pegar pela mão para mostrar de que forma devemos agir para chegar a um determinado fim. É simplesmente sensacional.

RTM 16/12/2021

A Vida Intelectual - Como e quando ler
Esse é talvez o livro mais importante de toda minha vida.

Primeiramente, o adequado seria lê-lo em um plano de estudos após começar a desenvolver as primeiras ideias e teorias próprias, para uma melhor orientação.

O livro é basicamente um manual de como exercer a vocação intelectual, fornecendo tudo que alguém que deseja ao menos cultivar o hábito da leitura até aqueles que almejam o caminho dos grandes gênios precisam saber sobre como ser um intelectual.

Como ler é ainda mais importante: tenha em mente que esta é uma obra baseada na corrente tomista (ensinamentos de Sto. Tomás de Aquino).
Se não for cristão, verá que , com o devido cuidado, o que é falado pode ser aplicado à todas as religiões. Porém, sempre cuidando para não deturpar a obra.

Quanto à utilidade do livro; isso dependerá muito mais das virtudes que irá empregar nele do que no conteúdo em si. Avalie o valor da obra e empregue o esforço que julgar necessário.
Eu poderia tê-lo lido em uma semana, até menos; porém, empreguei um esforço considerável e obtive ótimos frutos.

Susin 16/11/2021

Manual de Produção Intelectual
Esse foi o livro de 200 páginas que mais demorei de ler, talvez perdendo para O Príncipe de Maquiavel.

Sertillanges discorre sobre seu aprendizado de uma produção Intelectual virtuosa, vocacionada e voltada para o descobrimento da verdade, nada voltado para reconhecimento ou riquezas.

É um livro muito profundo que demora a ser lido, suas ideias tem de ser digeridas,.pensadas e aplicadas.

O que mais me chamou atenção nesse livro é que além do autor pregar um certo isolamento voltado para produção em pesquisa, ele também compreende que isso nem sempre é possível e destaca que com duas horas pode dedicação sem distrações pode se obter uma produção Intelectual satisfatória.

Outra coisa que me chamou a atenção é que o autor sugere cautela em nossas leituras, pois elas nos influenciam e podemos ter "preguiça" de parar de ler ou produzir, para efetivamente produzir com resultado.

Realmente é livro que me agregou muito, porém não é de fácil leitura.

Davi.Rissi 05/11/2021

Muito Bom
Um livro importante para quem deseja entrar na vida de estudos.

Ele fala dos perigos, das virtudes, além de dar dicas de organização e preparos físicos e intelectuais.

Gostei da parte final quando fala da necessidade de se manter o contato com a vida.

Não gostei da diagramação. Letra muito pequena e espaçamento curto. Talvez tenham feito isso para economizar páginas

Júlia Lorenzato 01/11/2021

Ótimo. Vários amigos meus já tinham lido o livro mas eu sempre tive resistência com ele pelo fato do título me parecer meio prepotente. Hoje vejo o quanto perdi em adiar a leitura. O autor parece ver minha vida em detalhes, mostra-me todos os meus erros intelectuais e como melhorar sendo uma pessoa dedicada à vocação dos estudos. Não só fala sobre estudar, mas sobre a vida social do intelectual, a vida em família, a rotina de sono, de trabalho, etc. É uma obra completíssima.

Emys 27/10/2021

Perfeito!
Um livro q todos deveriam ler! Ah como me ensinou tanta coisa! Sou grata por ter conhecido este livro. Não foi uma leitura tão fácil quanto eu gostaria, linguagem pouco rebuscada, dá muitas voltas e repete bastante pontos já abordados, mas ao final da leitura me senti rica em conhecimento sabendo tão pouco. Apesar de não ser um livro totalmente cristão no sentido de citar versículos bíblicos, ele se volta a valores cristãos. Posso afirmar q me ajudou na minha caminhada, mas para quem não se interessa pelo livro nesse aspecto, não há problema algum pq é de grande ajuda p vida ordinária tb!

Paty 05/10/2021

Virtudes, superação das deficiências, caráter, vocação...
"Se seguires este caminho, enquanto tiveres vida produzirás e multiplicarás folhas e frutos úteis na vinha do Senhor dos Exércitos. Se praticares estes conselhos, poderás alcançar o que desejas. Adeus."

brunofilipe 01/10/2021

Ensinamentos preciosos
Este livro foi publicado pela primeira vez em 1942 mas os ensinamentos aqui contidos são muito importantes até os dias atuais.

A.D. Sertillanges foi um filósofo e teólogo, por conta disso o livro fala muito sobre espírito, deus e religião, como não sou religioso essas partes não me foram úteis, mas tirando o contexto religioso o livro é muito útil se você pretende ter uma vida intelectual ou quer aprimorar seus estudos. Leia e coloque os ensinamentos em prática.

Recomendo muito esse livro, é pequeno e valioso.

Luiz Henrique 21/09/2021

A Vida Intelectual
Leitura poética e filosófica. Gostei bastante das idéias e de como elas foram abordadas pelo autor. Para quem tem interesse no assunto, recomendo fortemente a leitura, e principalmente a releitura desse título.

Daynna Kate 09/09/2021

Encantador! De causar suspiros.
Sua teoria é tão leve. A filosofia do alto. O autor se baseia nos 16 conselhos de São Tomás de Aquino para adquirir o tesouro da ciência. Sendo eles:
1. Escolhas entrar no mar pelos regatos, não diretamente, pois é pelo que é fácil que convém chegar ao mais difícil. Este é, portanto, o meu conselho, e uma instrução para ti.
2. Quero que sejas lento para falar e lento para dirigir-te ao parlatório.
3. Guarda a pureza de consciência.
4. Nunca deixes de dedicar-te à oração.
5. Frequenta com amor tua cela, se queres ser introduzido na adega de vinhos.
6. Mostra-te amável com todos.
7. Não te preocupes com as ações dos outros.
8. Não sejas familiar demais com ninguém, pois o excesso de familiaridade engendra o desprezo e dá ocasião para afastar-se do estudo.
9. Não te envolvas de maneira alguma com as palavras e ações dos leigos.
10. Evita sobretudo os passeios inúteis.
11. Não deixes de imitar a conduta dos santos e dos homens de bem.
12. Não consideres de quem ouves as coisas, mas tudo o que se disser de bom, confia-o à tua memória.
13. Tudo que leres e ouvires, põe em prática, para o compreenderes.
14. Esclarece tuas dúvidas.
15. Esforça-te para armazenar tudo que puderes na biblioteca do teu espírito, como quem enche um vaso.
16. Não busques o que está acima de ti.

Tudo é colocado sob a mesma perspectiva. O todo da vida. A saúde, o descanso, as relações interpessoais, a relação com o Divino e o próprio estudo são postas como um todo e partes de um só. Tudo tem relação e faz parte da Verdade. O intelectual não é apenas o que se dedica ao estudo, mas o que vive a Verdade e pela Verdade. O intelectual não o é apenas em determinados momentos, mas possui uma vida intelectual, pois sabe que tudo faz parte de uma só vida.
O livro é simplesmente completo! Não há como ler apenas uma vez. Houveram momentos em que o mesmo parágrafo foi lido muitas e muitas vezes seguidas, não pela complexidade para compreensão, mas para absorção da profundidade ou mesmo para apreciação da beleza do pensamento expressado nele. Quero poder ler sempre porque são ensinamentos muito profundos, como de um avô cheio de vida vivida ensinando ao seu neto cheio de vida ainda a viver.

Laura 08/09/2021

Ode ao esforço.
Sertillanges escreve sua obra para o público intelectual católico. Contudo, sua mensagem transcende as barreiras da religião. Salvo a parte na qual o autor descreve o papel da mulher (condizente com a doutrina empregada), me vi alvo dos seus ensinamentos.
Com uma linguagem clara e objetiva, nos apresenta os atributos necessários para galgar êxito (alcançar a verdade e não a fama ou o lucro), baseados nos preceitos tomistas.
Particularmente falando, termino o livro com o espírito renovado, com fôlego para estruturar os meus estudos e me aproximar de quem almejo ser.