A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Leonardo.Freitas 09/02/2021

O Intelectual é um consagrado
Sertillanges é sobretudo necessário à formação humana, seja para uma vida cotidiana, seja para a formação intelectual convicta.
Aqui, exprime a ordem, os afazeres, os deveres de um ser de valor intectual e que, no mais, busca a intelectualidade prima.
Alinhado aos ideias de um preceito católicista, a figura divina está aqui em todas as partes, ao acordar e ao dormir. Poucas palavras podem definir este trabalho tão primoroso, apenas deve-se apreciá-lo. Em sua totalidade e prática posterior.

Vivi GRM 25/02/2021

Me descobri aqui...
"Definitivamente, a obra que minha alma ansiava encontrar. Nela se encontrou e com ela permanecerá até o fim. Torna-se a partir de agora, um mestre na arte a qual Deus me enviou a trabalhar: as letras! Meu livro de cabeceira, de todos os momentos! Recomendo aos que, assim como eu, não fazem leituras superficiais...mas que faz da leitura, seu mergulho diário nas letras, nos grandes escritores, mestres e pensadores."

Suelen Vidal 03/03/2021

A mente, o intelecto e a grande sabedoria de Santo Tomás, narradas nestas páginas de forma grandiosa. Livro obrigatório para estudantes, escritores e profissionais do intelecto.
Impossível concluir a leitura e não estar transformado pelas águas transformadoras de A.D. Sertillanges.
"Chamamos a vida de estudo de uma oração da verdade."

Ohara 08/05/2021

Esse livro chegou na hora e no momento certo, Sertillanges descreve com detalhes a vida e provações de uma pessoa dedicada a vida intelectual.

Ele aborda desde a organização dos estudos até seus resultados e frutos.

Esse com toda a certeza será a resposta para a pergunta: Qual livro indica para todo mundo?

Ohara 08/05/2021

Edição linda da Minha Biblioteca Católica.

Ele aborda desde a organização dos estudos até seus resultados e frutos.

Codinome 21/05/2021

Um pouco sobre "A vida intelectual"
“A vida intelectual” é um livro da década de 1920, escrito por A.-D. Sertillanges. Nesse seu texto, ele fornece direcionamentos ao indivíduo que busca uma formação intelectual, algo que, na visão de Sertillanges, é um conjunto de aspectos que envolvem a absorção pelas leituras e experiências; e também pela constituição de uma obra que esse indivíduo inevitavelmente acabará produzindo. Além disso, esse produto final não se prende apenas ao criado por essa pessoa, mas também ao que de fato essa pessoa se torna a partir de todo esse mar de experiências lidas e vividas.

Um importante ponto que o escritor valoriza é o da “universalidade” do aprendizado, em suas palavras: “Tudo está em tudo, e uma compartimentação só é possível por abstração”. Disso podemos tirar o porquê da valorização que devemos dar a tudo que está em nossa volta, pois no fundo, tudo se converge a uma verdade eterna e perene.

Vemos que esse tipo de formação é algo que se perdeu nos dias de hoje e que já vem se construindo a tempos com essa divisão em especialidades, os antigos pensadores (que eram os estudiosos e intelectuais de suas épocas) tinham uma formação muito mais ampla envolvendo filosofia, matemática, artes, biologia, química, história e por aí vai; pegue um Leonardo da Vinci ou um São Tomás de Aquino (grande influenciador de Sertillanges, que é um tomista e o cita diversas vezes no livro), por exemplo, e verá essa diferença com nossos atuais intelectuais. E aqui eu não quero transmitir um sentimento de nostalgia, admitindo que tudo antigamente era melhor do que hoje; de fato, não é isso, até porque isso ocorre com pessoas que viveram essa época passada e têm lembranças nostálgicas. Eu não vivi o século XIII, por exemplo, mas através de um entendimento e de uma assimilação de ideias, percebo que os pensadores dessas épocas tinham essa preocupação com o todo, que Sertillanges aborda.

Ao meu ver, um livro como este, busca ressuscitar essa metodologia de estudo que se perdeu, o ponto comum que existe entre todas as ciências e que grandes homens conseguiram ver e aplicar. Alguns, provavelmente, gênios, mas que perseveraram em seus estudos e, desse modo, mereceram ainda mais esse adjetivo.

Essa perseverança e a constância são aspectos importantes que o autor também enfoca; são muitas as vezes em que ele dá dicas práticas de equilíbrio de espírito para se alcançar seus objetivos no “trabalho”, palavra que utiliza bastante também e, com ela, Sertillanges consegue se referenciar à atividade intelectual e à atividade prática também que um trabalhador comum possa ter: essa universalidade do valor do conhecimento combinada com a rotina de um indivíduo se evidencia (e, dessa maneira, legitima-se mais ainda) pela própria linguagem.

Um excelente livro, ajudando-me a crescer ainda mais nesse campo do estudo, das ideias e da visão de mundo.

Castor 29/05/2021

Essencial a todos estudantes
Nessa vida, somente paramos de estudar quando morremos. Nascemos velhos e tratemos de morrer jovens.

Tekytcha 05/09/2023

Essencial para quem pretende produzir
É um divisor de águas. Inevitavelmente terei de fazer uma releitura em breve, e credito ser essa a melhor recomendação a todos: leia quantas vezes puder. Não acredito que funcione para todos por ser um tema muito específico, mas de forma alguma seria uma perda de tempo. Só digo que será mais proveitoso a quem tiver um mínimo de conhecimento prévio sobre a auto educação.

Henri 05/08/2021

Sensacional!
O livro é simplesmente sensacional, ele tem o poder de mudar vidas, todo mundo deveria ter como prioridade ler!

@leituras.dalana 20/08/2022

Leitura muito proveitosa, cheia de conhecimento e me senti como se um amigo estivesse sentado na minha frente conversando sobre a beleza de ser quem somos e como devemos agir

Dante 17/09/2022

Tapa na cara
Me motivou a ir atrás de estudar filosofia de verdade. Todo meu conhecimento de tudo é muito raso e eu nunca me aprofundo em nada, e esse livro me fez entender que ser intelectual não é só ler livros complicados pra dizer que leu, é ir a fundo e entender esses livros, o contexto do autor, o contexto da obra, as influências do escritor, etc.
Partiu Kierkegaard, dessa vez a sério

Alvazir de direito 30/09/2022

Excelente!
Uma obra espetacular. Abre e expande nossa visão sobre o que é a verdadeira intelectualidade, o que é verdadeiramente considerado um estudo, uma pesquisa, uma análise! Recomendadíssimo!

edivan 10/01/2023

QUERIA TER LIDO HÁ 20 ANOS
Pensa numa leitura rica! Abre nossa mente pra enxergar que pouquíssimos de nós sequer saberia dizer o que é estudar. Além disso, comunica ao nosso espírito o quanto é divino uma vida dedicada aos estudos!