A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Hajduk 01/10/2023

Ao mesmo tempo que o Padre Sertillanges te ajuda a compreender os mecanismos mais profundos da vocação intelectual, ele faz você se sentir um vagabundo preguiçoso. 5 de 5. Muito bom.

Maria.Gabriella 16/01/2024

Base da vida de estudos!
Padre Sertillanges em cada capítulo do livro apresenta passo a passo de como se ter uma vida intelectual, seja pra quem já é destinado por vocação ter uma, ou pra quem deseja evoluir nos estudos da escola/faculdade até pra quem está iniciando agora estudar e não sabe como.

Ele passa por vocação a intelectualidade, virtudes do intelectual, organização da vida de estudos, amizades no estudo, como escrever, como fazer um resumo, como ler, o que ler, o que e como reter as informações... E muito mais.

Eu li esse livro pela primeira vez em 2022, por indicação do Prof. Guilherme Freire, grande intelectual que muito admiro, e todas as indicações dele nunca me decepcionaram, pelo contrário, muito me fizeram crescer. Esse aqui é mais um.

Então se você deseja aprender a estudar, aprender a ter uma VIDA dedicada aos estudos, saiba que essa é a maior das indicações para se aprender a base da Vida Intelectual, da Vida de Estudo.

Justinojuh 12/02/2024

Um livro espetacular
Este livro é espetacular. É um privilégio ler o que os gênios têm a dizer, assim como Sertillanges se refere neste livro.
Para mim, ele é um grande lembrete de que a cada manhã recebo um novo recomeço e que diante desse novo dia, preciso manter meu 'coração inclinado ao alto' para servir Àquele que tudo me deu.
Experiência incrível de leitura! ??

Leo 06/02/2024

Vida intelectual
Escolhas entrar no mar pelos regatos, não diretamente.
Imite a conduta dos santos e dos homens de bem.
Mostra-te amável com todos.

Enfim, buscar a verdade e se dedicar. É trabalhoso, porém necessário.

Esse livro juntamente com Como ler livros - Mortimer Adler e o Opúsculo sobre o modo de aprender e meditar - Hugo de São Vitor, vão ensinar e também se complementam para quem quer ter uma vida de estudos e que busca a verdade.

Fellipe19 18/04/2023

"Toda obra é uma nascente."

Esta obra foi um divisor de águas.
Das águas rasas, para as profundas águas do rio de Deus, do Deus que é a fonte de toda verdade.

Minha visão sobre o que é estudar e qual é a sua finalidade mudou completamente ao decorrer dessa leitura.
Aumentou o meu desejo de saber, me fez ter o desejo ser escravo da verdade e seguir ela em todo momento com pronta obediência.

Espero colher tudo o que essa obra plantou em meu coração.

Tiago Torres 03/02/2020

Livro pra vida!!
Foi uma indicação do prof Olavo de Carvalho. Não é uma leitura simples, pelo menos pra mim, mas é um livro que fala da VIDA como um TODO. Preciso ler novamente, pois tenho certeza que aproveitarei mais. Fala de tudo, em todos os setores da sua vida. Da dicas de como ter uma vida intelectual proveitosa. Leia e tenho certeza que irá mudar a sua vida.

Gianny 19/02/2020

Este livro contém muitos conselhos práticos que servem para organizar os estudos e para cultivar uma vida dedicada a crescimento intelectual.
É bem interessante e útil, grande parte da obra está baseada nos conselho de Tomás de Aquino.

beleza 24/08/2020

Ler melhor
Buscando melhorar o entendimento das leituras para poder aproveitar mais das informações recebidas

Ohara 08/05/2021

Edição linda da Minha Biblioteca Católica.

Esse livro chegou na hora e no momento certo, Sertillanges descreve com detalhes a vida e provações de uma pessoa dedicada a vida intelectual.

Ele aborda desde a organização dos estudos até seus resultados e frutos.

Esse com toda a certeza será a resposta para a pergunta: Qual livro indica para todo mundo?

Codinome 21/05/2021

Um pouco sobre "A vida intelectual"
“A vida intelectual” é um livro da década de 1920, escrito por A.-D. Sertillanges. Nesse seu texto, ele fornece direcionamentos ao indivíduo que busca uma formação intelectual, algo que, na visão de Sertillanges, é um conjunto de aspectos que envolvem a absorção pelas leituras e experiências; e também pela constituição de uma obra que esse indivíduo inevitavelmente acabará produzindo. Além disso, esse produto final não se prende apenas ao criado por essa pessoa, mas também ao que de fato essa pessoa se torna a partir de todo esse mar de experiências lidas e vividas.

Um importante ponto que o escritor valoriza é o da “universalidade” do aprendizado, em suas palavras: “Tudo está em tudo, e uma compartimentação só é possível por abstração”. Disso podemos tirar o porquê da valorização que devemos dar a tudo que está em nossa volta, pois no fundo, tudo se converge a uma verdade eterna e perene.

Vemos que esse tipo de formação é algo que se perdeu nos dias de hoje e que já vem se construindo a tempos com essa divisão em especialidades, os antigos pensadores (que eram os estudiosos e intelectuais de suas épocas) tinham uma formação muito mais ampla envolvendo filosofia, matemática, artes, biologia, química, história e por aí vai; pegue um Leonardo da Vinci ou um São Tomás de Aquino (grande influenciador de Sertillanges, que é um tomista e o cita diversas vezes no livro), por exemplo, e verá essa diferença com nossos atuais intelectuais. E aqui eu não quero transmitir um sentimento de nostalgia, admitindo que tudo antigamente era melhor do que hoje; de fato, não é isso, até porque isso ocorre com pessoas que viveram essa época passada e têm lembranças nostálgicas. Eu não vivi o século XIII, por exemplo, mas através de um entendimento e de uma assimilação de ideias, percebo que os pensadores dessas épocas tinham essa preocupação com o todo, que Sertillanges aborda.

Ao meu ver, um livro como este, busca ressuscitar essa metodologia de estudo que se perdeu, o ponto comum que existe entre todas as ciências e que grandes homens conseguiram ver e aplicar. Alguns, provavelmente, gênios, mas que perseveraram em seus estudos e, desse modo, mereceram ainda mais esse adjetivo.

Essa perseverança e a constância são aspectos importantes que o autor também enfoca; são muitas as vezes em que ele dá dicas práticas de equilíbrio de espírito para se alcançar seus objetivos no “trabalho”, palavra que utiliza bastante também e, com ela, Sertillanges consegue se referenciar à atividade intelectual e à atividade prática também que um trabalhador comum possa ter: essa universalidade do valor do conhecimento combinada com a rotina de um indivíduo se evidencia (e, dessa maneira, legitima-se mais ainda) pela própria linguagem.

Um excelente livro, ajudando-me a crescer ainda mais nesse campo do estudo, das ideias e da visão de mundo.

Castor 29/05/2021

Essencial a todos estudantes
Nessa vida, somente paramos de estudar quando morremos. Nascemos velhos e tratemos de morrer jovens.

LucasBoddoir 23/04/2023

Essencial para quem quer iniciar uma vida de estudos.
É um livro que dá diversos conselhos bastante úteis para iniciar, ou aprimorar, uma vida de estudos. Apesar de ser um livro com fundo religioso, é bastante interessante para quem não é católico ou ateu.

Elvis.Meneses 08/04/2023

A experiência é de iluminação e clareza mental, gosto da sinceridade e honestidade do autor, um livro para ser relido varias vezes, se você tem a vocação vai perceber algumas falas do espirito...